Tem como recuperar passagem de ônibus?

Perguntado por: Margarida Irina de Batista  |  Última atualização: 25. Juli 2024
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Conforme as informações da ANTT, a transferência de passagens é permitida, mas somente até 1 hora de antecedência do embarque. Após o prazo, tem-se apenas a opção de remarcação. A troca de titulares deve ser realizada no guichê da empresa de ônibus.

Tem como recuperar passagem de ônibus perdida?

Não há reembolso para quem perde o ônibus, apenas remarcação. LEI Nº 11.975/09 e Resolução ANTT Nº 4282 DE 17/03/2014. Art. 7º Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.

Tem como recuperar o dinheiro da passagem de ônibus?

Segundo o advogado do Procon Assembleia, Guilherme Benetti, o consumidor que quiser desistir da viagem pode pedir reembolso, desde que a desistência seja comunicada com até três horas do horário marcado. Porém, é preciso ficar atento, pois a companhia pode cobrar um valor de até 5% do preço da passagem.

O que acontece se eu comprar uma passagem de ônibus e não viajar?

O passageiro tem o direito de receber todos os serviços incluídos no valor da passagem. Se isso não acontecer, a empresa deve devolver parte do valor. Se recusar, o consumidor pode reclamar. Se a mala sumir, as empresas são obrigadas a indenizar passageiros.

É possível estornar passagem de ônibus?

Sim. Conforme a Lei Estadual nº 14834/2016, é possível solicitar a rescisão da passagem ou a revalidação para outro horário ou data, desde que o pedido seja feito até três horas antes do início da viagem.

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Qual o prazo para devolução de passagem de ônibus?

E mais: caso o passageiro desista da viagem, tem direito a reembolso do valor pago, desde que não tenha efetuado o embarque. A transportadora terá 30 dias para devolver o dinheiro.

Quanto tempo eu posso cancelar uma passagem de ônibus?

13 da Resolução nº 4282/2014, antes de configurado o embarque, o passageiro terá direito ao reembolso do valor pago pelo bilhete, em até 30 (trinta) dias do pedido, bastando para tanto a sua simples declaração de vontade por meio de formulário fornecido pela transportadora.

Quanto tempo antes da viagem posso pedir reembolso?

De acordo com a Resolução 400 da ANAC, existem algumas regras para o cliente cancelar passagem aérea. Como dissemos, o reembolso pode ser integral desde que: A solicitação seja feita em 24 horas, após receber o comprovante do bilhete; A compra seja feita no mínimo 7 dias antes da viagem.

Tem como mudar a passagem de ônibus pela internet?

É só seguir o passo a passo:
  1. Acessar a lista de viações parceiras e verificar se a empresa com a qual você vai viajar está lá.
  2. Acessar o seu pedido usando, além do e-mail ou CPF, o código do pedido. ...
  3. Clicar em "Alterar viagem"
  4. Escolher a nova data, horário e assento.

Como funciona o cancelamento de pacote de viagem?

Em caso de reservas online ou por telefone, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de arrependimento de compra em até 7 dias da compra realizada, o consumidor receberá o valor integral de volta e sem nenhuma multa.

Tem como transferir passagem de ônibus para outro cartão?

O passageiro realiza o processo no site https://sptrans.com.br/trocabilhete totalmente online e sem a necessidade de ir até um posto de atendimento, evitando filas. – aguardar 72 horas, se dirigir a uma máquina de recarga e encostar o cartão novo para receber os créditos.

Como recuperar passagem?

Vá até o guichê da viação de transporte terrestre que adquiriu a passagem e comunique que perdeu o horário de embarque e que quer remarcar sua viagem, para o mesmo trecho com outro horário ou outro dia. A empresa de ônibus pode efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor da tarifa a título de remarcação.

O que acontece se perder o horário da passagem de ônibus?

Os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para utilização na mesma linha, seção e sentido conforme o art. 7º, §1º da Resolução nº 4282/2014 da ANTT. Ou seja, é possível remarcar a data da viagem, mas somente para a mesma viação e itinerário já comprado.

O que fazer se perder a passagem de ônibus?

Perda da passagem de ônibus

Se por acaso você perder a passagem de ônibus, não se preocupe, basta ir até o guichê da empresa de ônibus onde comprou o bilhete e pedir a emissão de uma segunda via por meio da apresentação de um documento de identidade.

Como faz para alterar passagem?

Conforme as regras da ANAC, as empresas aéreas podem, inclusive, suspender a assistência material caso o passageiro opte por remarcar a passagem. Com isso, para efetuar a remarcação do voo, é necessário entrar em contato com a companhia no próprio aeroporto, nos guichês de atendimento ou por telefone.

O que fazer se perder o ônibus 1001?

1. Até 03 (três) horas antes do horário previsto da partida do ônibus, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor. Haverá a retenção de 5% do valor da tarifa, a título de multa compensatória (§ 5º1, do art. 13, da Resolução ANTT nº.

Qual o valor da multa para remarcar passagem de ônibus?

A remarcação é realizada no guichê da operadora na rodoviária, e pode haver uma multa de até 20% sobre o valor da passagem, outra dica importante, é ficar atento ao prazo de cancelamento. Ele pode variar de acordo com a região, por isso é importante consultar sua operadora.

Como cancelar passagem e pedir reembolso?

Em geral, o pedido de reembolso da passagem aérea pode ser feito pelo site da companhia ou pelo telefone de cada empresa. Pela internet, o usuário deve fazer login na página da companhia, encontrar as passagens e solicitar o cancelamento e o reembolso, observando as regras e taxas da tarifa.

Tem como pedir reembolso de viagem?

Caso queira cancelar a viagem e pedir reembolso, sem custos, o contato com a companhia aérea deve ser feito em até 24 horas a partir do recebimento do seu comprovante de compra. Essa regra se aplica desde que a compra tenha sido realizada com antecedência de pelo menos sete dias em relação ao voo.

Como cancelar uma passagem de ônibus comprada pela internet?

De acordo com a ANAC, os passageiros podem cancelar as suas passagens compradas online ou presencialmente em até 24 horas a partir da compra e ter 100% do reembolso, sem a cobrança de nenhuma taxa. Mas esse direito só existe caso a compra seja feita com até 7 dias de antecedência da viagem.

Quantas vezes posso mudar a data da passagem de ônibus?

Perdeu o ônibus Interestadual na rodoviária? Ou não usou o bilhete? A passagem de ônibus poderá ser remarcada por até um ano a partir da data da primeira emissão. A empresa de ônibus poderá cobrar até 20% do valor da passagem como taxa de reagendamento.

Quantas vezes posso remarcar uma passagem de ônibus?

Caso você tenha respeitado a antecedência de 3 horas de aviso, você poderá remarcar a viagem no guichê da companhia na rodoviária a qualquer momento, no prazo de um ano. Além disso, não há um limite de vezes para realizar essa troca.

Como cancelar passagem comprada na rodoviária?

Como fazer cancelamento de passagem.

No caso de você ter comprado sua passagem e não poder viajar, você pode realizar o cancelamento da mesma, dirigindo-se diretamente aos guichês da rodoviária de origem, com no mínimo 03 horas de antecedência em relação ao horário de partida do ônibus.

Quanto tempo posso desistir de uma viagem?

De acordo com o art. 11, da Resolução supracitada, poderá o consumidor cancelar sua passagem aérea se o fizer no prazo de 24 (vinte e quatro) depois da compra, e desde que a aquisição das passagens tenha sido feita com pelo menos 7 (sete) dias do dia do embarque.

Como funciona reembolso de passagem?

O único reembolso total garantido é se o passageiro desistir da compra em até 24 horas após a emissão do bilhete. O direito do passageiro está protegido pela Resolução ANAC 400/2016. No entanto, é válido dizer que a compra precisa ter sido feita em um período menor a 7 dias antes da viagem.

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