Tem como fazer um inventário gratuito?

Perguntado por: Anna Kyara Cardoso de Ribeiro  |  Última atualização: 27. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

De acordo com o artigo 7º da Resolução nº 35 do CNJ, é possível obter a gratuidade também no inventário extrajudicial, bastando as partes apenas declararem que não possuem condições de arcar com os emolumentos e despesas cartorárias, independentemente de estarem sendo assistidas por advogado constituído.

O que fazer quando não tem dinheiro para pagar o inventário?

Para resolver isso, há algumas alternativas. Os herdeiros podem dar entrada no inventário judicial por meio de advogado e já pedirem ao juiz que pesquise se existe algum dinheiro do falecido pronto para uso. Todas as instituições ligadas ao Banco Central serão consultadas.

Qual a renda para ter direito a fazer inventário judicial gratuito?

Qualquer pessoa que não tenha condições financeiras para arcar com despesas com advogado particular e as custas judiciais (gastos necessários para dar entrada nas ações na Justiça). A julgar pelo critério dos outros estados, geralmente, pessoas com renda familiar de 2 a 3 salários mínimos por mês são atendidas.

Como fazer um inventário sem pagar nada?

Para solicitar a gratuidade do procedimento de inventário, as partes precisam ser consideradas hipossuficientes na acepção jurídica do termo, ou seja, alguém que seja carente de recursos financeiros.

Qual é o custo para fazer um inventário no cartório?

O valor de um processo de inventário é aproximadamente 11% do valor do patrimônio deixado aos herdeiros, sendo composto por 4% de ITCMD, 6% de honorários e 1% de outras despesas como taxas e emolumentos.

É POSSÍVEL FAZER INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL GRATUITO?

39 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de inventário mais barato?

Na maioria dos casos, o inventário em cartório é mais barato do que o inventário judicial. O preço é tabelado por lei em todos os cartórios do País.

O que acontece se não fizer inventário de um falecido?

De forma geral, na ausência do inventário, todos os herdeiros não podem vender, doar, alugar, transferir ou formalizar qualquer tipo negócio que envolva os bens da pessoa falecida.

Quanto tempo demora para sair um inventário gratuito?

Isto é, as partes entram com a demanda no cartório e com aproximadamente 45 dias conseguem resolver o inventário, partilhando os bens.

Precisa de advogado para fazer inventário no cartório?

É necessário contratar advogado para fazer o inventário em cartório? A lei exige a participação de um advogado acompanhando as partes nas escrituras de inventário. Os herdeiros podem ter advogados distintos ou um só advogado para todos. O advogado deverá assinar a escritura juntamente com as partes envolvidas.

Como fazer inventário sozinho?

Passo a Passo para Inventário
  1. Contrate um bom advogado. ...
  2. Apure a existência de testamento ou patrimônio. ...
  3. Escolha o procedimento (judicial ou extrajudicial) ...
  4. Decida sobre a divisão de bens. ...
  5. Verifique os documentos necessários. ...
  6. Nomeação de Inventariante. ...
  7. Confecção da escritura pública de nomeação de inventariante.

Como um advogado cobra para fazer um inventário?

O valor dos honorários de um advogado pode girar ao redor de 2 a 10% do total de bens do inventário. Por isso, é importante ter em mente que quanto menos profissionais jurídicos envolvidos, melhor para os herdeiros.

Qual o valor da multa de não fazer inventário?

I - no inventário e arrolamento que não for requerido dentro do prazo de 60 (sessenta) dias da abertura da sucessão, o imposto será calculado com acréscimo de multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor do imposto; se o atraso exceder a 180 (cento e oitenta) dias, a multa será de 20% (vinte por cento)”.

Qual valor pode sacar sem inventário?

No entanto, caso o valor ultrapasse os 40 salários mínimos citados anteriormente, será obrigatório a realização do processo de inventário, mesmo que o único bem inventariado seja o dinheiro deixado em conta. Logo, os herdeiros ou cônjuge poderá ter acesso a conta bancária do falecido.

O que fazer quando os herdeiros não tem dinheiro para pagar o ITCMD?

Se os herdeiros não tiverem dinheiro para pagar o tributo, podem usar o dinheiro do próprio falecido, o autor da herança, se ele tiver. Se não houver, podem tentar a venda de algum bem para arcar com as despesas.

O que pode substituir o inventário?

De acordo com a Lei n.º 6.858 de 1980, o inventário pode ser substituído por um procedimento conhecido como alvará judicial.

É possível abrir inventário sem o documento de todos os herdeiros?

O processo de Inventário pode ser aberto por todos os herdeiros juntos, ou, àquele que estiver na posse e administração dos bens da pessoa falecida; ou ao cônjuge; ou qualquer herdeiro sozinho; ou ao legatário, ou testamenteiro.

Como conseguir advogado gratuito para inventário?

Utilidade Pública

O pedido deve ser feito por meio de advogado. Caso os interessados não tenham condições financeiras de contratar advogado poderão procurar a Defensoria Pública do Estado ou, nas cidades onde ela não atua, a Ordem dos Advogados do Brasil.

Quando um irmão não quer assinar o inventário?

Nesse caso, será necessário fazer o inventário judicial, que requer a participação da justiça e não é resolvido facilmente, como o inventário em cartório. O herdeiro que não quis fazer o inventário vai ser comunicado pelo juiz sobre a abertura do processo.

Quando é possível a dispensa do inventário?

Para ficar mais claro e fácil: Se somente existir valores pecuniários (dinheiro) a receber, o procedimento de inventário é dispensado e dá lugar ao procedimento do alvará judicial.

Pode fazer inventário depois de 20 anos?

Na hipótese de falecimento ocorrido, por exemplo, há mais de 20 anos, o inventário pode ser feito por escritura pública, nos moldes da nova Lei 11.441/07? Sim. Se todos os herdeiros forem maiores e capazes, e não houver testamento.

É possível vender um imóvel sem inventário?

Posso vender os bens antes do inventário? Sim!

Pode fazer inventário depois de 5 anos?

O inventário, seja ele judicial ou extrajudicial, ainda pode ser realizado mesmo que se trate de inventário depois de 40 anos da morte do titular dos bens em questão. É importante destacar que não haverá multa pela abertura atrasada, a ser cobrada pelo Cartório.

Em que casos não é necessário fazer inventário?

Só não é preciso fazer inventário quando a pessoa falece e não deixa nenhum bem ou direito e também nenhuma dívida. Outra situação em que o processo não é necessário é quando o falecido deixa somente dinheiro como herança. Neste caso, um alvará judicial basta para a transmissão dos valores aos herdeiros.

Quais são os 3 tipos de inventário?

Pensando nisso, conheça agora os 5 principais tipos de estoque:
  1. Inventário Geral. Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário etc. ...
  2. Inventário Parcial ou Dinâmico. ...
  3. Inventário Anual. ...
  4. Inventário Rotativo. ...
  5. Inventário Cíclico.

Quem paga os custos de um inventário?

No processo de divisão, a família também deve arcar com o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), que é a taxa paga para que a transferência de bens seja realizada. Cada estado tem a sua alíquota, que varia de 4% a 8% sobre o valor do bem herdado. Cada herdeiro tem a responsabilidade de pagar o seu ITCMD.

Artigo anterior
Quais os princípios básicos do atendimento em emergência?
Artigo seguinte
Como compartilhar um documento no Google Docs?