O que são os agentes externos do relevo?

Perguntado por: Ariana Domingues de Pinheiro  |  Última atualização: 22. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Os agentes formadores de relevo externos são ação de elementos que estão fora da superfície terrestre, como a água, os ventos, os seres vivos, entre outros. Esses agentes causam erosão e sedimentação do solo.

O que são os agentes externos?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

O que são os agentes internos e externos do relevo?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

Quais são os agentes externos do relevo?

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

Quais são os agentes externos na formação do relevo?

São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

Os agentes internos e externos do relevo

30 questões relacionadas encontradas

O que são os agentes de relevo?

Os agentes do relevo têm responsabilidade de formar e moldar os diferentes tipos de superfície do planeta Terra. Eles podem ser classificados de internos ou endógenos e externos ou exógenos.

Quais são os 7 tipos de relevo?

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Quais são os três tipos de relevo?

O Brasil é um país que possui três grandes unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Por encontrar-se no centro de uma placa tectônica (Placa Sul-Americana), nosso território não apresenta formação de montanhas.

Como se formam as formas de relevo?

O relevo é formado pela atuação de agentes endógenos ou internos, referentes à tectônica, e agentes exógenos ou externos, que causam o intemperismo físico e/ou químico-biológico, que podem, por sua vez, desencadear a erosão. São formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

O que é relevo para o 4º ano?

O conjunto de diferentes formas da superfície terrestre recebe o nome de relevo. O relevo tem formas bastante diversas, que podem ser elevadas ou baixas. Para saber se uma área é elevada ou baixa, calculamos a altitude. Assim, foi estabelecido um marco zero (0 metro), que é o nível do mar.

O que é Planície planalto e depressão?

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

O que é um agente natural?

O termo “agentes naturais” é muito importante e utilizado no campo na economia, uma vez que denomina todos os elementos presentes na natureza e que são úteis para o homem transformá-los em trabalho.

Quais são os 3 agentes externos?

Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão.

O que é erosão natural?

A erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos.

Como explicar o relevo?

O relevo é o conjunto de feições da superfície terrestre. O relevo é o conjunto de formas dispostas ao longo da superfície terrestre, logo, tal conceito reúne as feições geomorfológicas que ocorrem na litosfera do planeta. As quatro grandes formas de relevo são montanha, planalto, depressão e planície.

O que é relevo 6º ano?

A superfície da crosta terrestre é irregular, apresentando diferentes formas. O conjunto dessas formas constitui o relevo, importante elemento para a diversidade das paisagens. As principais formas de relevo existentes na Terra são as​ montanhas​, os planaltos​, as ​planícies​e as ​depressões.

Quais são os tipos de planalto?

Podemos classificar os planaltos em três tipos:
  • planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares);
  • planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos);
  • planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).

Quantos relevos existem no Brasil?

Foi formado principalmente por meio das forças exógenas, responsáveis pelos processos de intemperismo e erosão. Por isso, o relevo brasileiro apresenta altitudes modestas. Sua atual classificação foi proposta por Jurandyr Ross na década de 1990. Ross identificou 28 unidades de relevo no Brasil.

Como se forma o planalto?

Os planaltos são formados por meio de processos erosivos, fenômenos que provocam o desgaste e transformação do solo. Nesses processos, sedimentos são retirados e transportados de uma superfície à outra.

Qual é o tipo de relevo que não existe no Brasil?

O tipo de relevo que não existe no território brasileiro são as montanhas. Isso ocorre porque as montanhas geralmente são formadas através da tectônica de placas, nas regiões das bordas as placas tectônicas. O Brasil por estar localizado na região do interior de uma placa tectônica não apresenta esse tipo de relevo.

Como são as planícies?

Planícies representam formas de relevo situadas a poucos metros do nível do mar. Normalmente suas superfícies são planas e pouco acidentadas, compondo áreas de sedimentação. Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar.

Artigo anterior
Qual a soma do valor relativo do 4 com o valor absoluto de 2?
Artigo seguinte
Como encontrar um ponto de restauração?