Tem como eliminar a insalubridade?

Perguntado por: Bruno André Pinheiro Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorre com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância (art. 191, II da CLT; item 15.4.1, "a" da NR-15).

Pode diminuir o percentual de insalubridade?

A fixação do valor do adicional de insalubridade está vinculada ao salário-base de cada trabalhador. Isso significa afirmar que a empresa não pode diminuir o adicional de insalubridade alegando que irá paga-lo com base no salário mínimo vigente no país.

Quando o pagamento da insalubridade se cessa?

194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

O que descaracteriza a insalubridade?

INSALUBRIDADE DESCARACTERIZADA. A mera presença do agente insalubre no ambiente de trabalho não é suficiente para gerar o pagamento do adicional de insalubridade, sendo necessário que fique comprovado o contato com o mesmo, sem proteção e em exposição não eventual.

Como se prevenir da insalubridade?

Uma das formas mais comuns de neutralizar os impactos é com o uso de EPIs. Mas as empresas devem ficar atentas, pois apenas fornecê-los não é o suficiente. Segundo a Súmula 289 do TST, “o simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade.

O EPI Elimina a insalubridade: Mas não é tão simples! Veja as polêmicas

29 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos legais para que a empresa está dispensada do pagamento do adicional de insalubridade por fornecer equipamento de proteção individual EPI?

Apesar de ser possível controlar a exposição do trabalhador ao risco fazendo uso de EPI, o simples fornecimento do EPI não elimina da empresa a obrigação do pagamento do adicional de insalubridade. Para eliminar o adicional é necessário comprovar que o uso é eficaz (ou seja, controla ou neutraliza o agente agressivo).

O que ocorre em relação ao pagamento do adicional de insalubridade quando cessada a exposição ao agente insalubre?

De acordo com o artigo 194 da CLT, ocorrendo a eliminação da insalubridade, o empregador fica desobrigado a pagar o aludido adicional, ou seja, com a eliminação do agente insalubre, o direito do empregado ao adicional é cessado: Art.

O que diz a CLT sobre insalubridade?

O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pela SEPRT, assegura a percepção de adicional de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente, conforme prevê artigo 192 da ...

O que fazer se a empresa não pagar insalubridade?

No entanto, se mesmo sendo devido, a empresa se recusar a pagar a insalubridade, o empregado deve procurar um advogado trabalhista a fim de buscar seus direitos por meio de uma ação judicial perante a Justiça do Trabalho.

O que incide sobre o adicional de insalubridade?

O artigo 192 da CLT determina que cálculo do adicional de insalubridade é feito com base no salário-mínimo de cada região — ou seja, ele não é relacionado ao salário do trabalhador. Porém, o adicional pode ser calculado sobre o piso da categoria em casos determinados por convenção coletiva.

Sou obrigado a pagar insalubridade?

O adicional de insalubridade é um benefício assegurado pela lei, que deve ser pago pelo empregador ao colaborador que se expõe a agentes nocivos no seu trabalho. A compensação é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 189.

Pode pagar insalubridade retroativa?

A insalubridade é aquilatada mediante exame pericial e por isso o adicional respectivo não pode ser pago retroativamente, consoante se extrai da inteligência do artigo 3º do Decreto Distrital 32.547/2010.”

O que diz o artigo 191 da CLT?

Art . 191- A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá: I - com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; II - com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

Quando o funcionário tem direito a insalubridade?

Todo empregado que trabalha em condições insalubres tem direito ao adicional de insalubridade. As condições consideradas insalubres, por sua vez, estão previstas na NR (Norma Regulamentadora) nº 15, da Portaria n. 3.214/78, do Ministério do Trabalho.

O que diz o artigo 195 da CLT?

195 da CLT: “A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.”

O que dispõe a Súmula 289 do TST?

«O simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade, cabendo-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição ou eliminação da nocividade, dentre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado.»

Em que situação o adicional não será devido?

Não será devido o adicional de transferência quando esta for definitiva que se caracteriza pela mudança do local de trabalho para outra região geoeconômica, de forma permanente, (artigo 469, caput, da CLT), implicando alteração de domicílio do empregado.

O que diferencia eliminação de neutralização do agente insalubre?

A eliminação consiste na extinção, na supressão do agente nocivo. A legislação determina que é responsabilidade do empregador eliminar os agentes insalubres em que o empregado estiver exposto.

Quando o adicional de periculosidade e insalubridade pode ser cancelado?

Nos moldes da CLT e NR 15, assim que houver neutralização ou eliminação do agente agressivo a empresa fica desobrigada de pagar o adicional de insalubridade.

Quais são os fundamentos legais e entendimentos jurisprudenciais que acolhem o direito ao adicional de insalubridade e de periculosidade?

De modo geral, os defensores da acumulação de adicionais de insalubridade e periculosidade fundamentam o entendimento em uma interpretação evolutiva do artigo 193, §2º da CLT, com lastro no artigo 5º, §2º e artigo 7º, XXII da CF e da Convenção 155 da OIT, que teria sido incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro ...

É possível a supressão do pagamento do adicional de insalubridade sem ofender o direito adquirido?

Doutrina e jurisprudência são uníssonas no sentido de que a supressão do adicional de insalubridade não tem o condão de configurar violação ao princípio da irredutibilidade salarial ou ofensa ao direito adquirido, haja vista tratar-se de salário-condição.

O que são consideradas atividades ou operações perigosas?

A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

O que são atividades perigosas qual é o adicional é sobre qual salário?

O 1 do artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que: “O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.”

O que significa a publicação da Lei 6514 em 1977 e posteriormente da Portaria 3214 em 1978 para o Brasil?

A publicação da lei 6.514 em 1977 e posteriormente da Portaria 3.214 em 1978 que aprovou as normas regulamentadoras, representou então um marco histórico para a segurança e saúde no trabalho no Brasil.

O que é insalubridade retroativa?

1. Trata-se de ação ordinária de cobrança em que pretende a parte autora o pagamento do adicional de insalubridade desde a data em que tomou posse, pois tal benefício somente passou a ser pago a partir de novembro de 2012, julgada procedente na origem.

Artigo anterior
Qual curso fazer para trabalhar em plataforma de petróleo?
Artigo seguinte
Qual é a empresa mais rica do mundo 2022?