Tem algum problema morder o comprimido?

Perguntado por: Leandro Joel Nogueira de Anjos  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.

Tem algum problema mastigar o comprimido?

Nenhum comprimido revestido pode ser partido ao meio, mastigado ou triturado. Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.

Pode morder cápsula de remédio?

Dissolver e mastigar

Há quem aposte em deixar o comprimido no copo com água para evitar ter que engoli-lo ou em vez disso partem para a mastigação. Porém, as práticas não são aconselhadas pelos médicos.

Pode mastigar cápsula gelatinosa?

Ao utilizar simeticona cápsulas gelatinosas, você deve engolir a cápsula, e não mastigá-la. As cápsulas gelatinosas são moles e fáceis de engolir. Você pode usar este medicamento 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado pelo seu médico.

Pode Quebrar o comprimido para tomar?

Uma resolução de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que comprimidos revestidos, medicamentos com liberação controlada, cápsulas, drágeas e pílulas não podem ser partidos. A advertência deve constar na bula dos remédios. É permitida a quebra de comprimidos sulcados e não revestidos.

DICA PRÁTICA: Médico te ensina como engolir comprimido com facilidade - Dr. Paulo Mendes Jr Otorrino

37 questões relacionadas encontradas

Porque existe um risco no meio do comprimido?

Os comprimidos sem aquele sulco possuem um revestimento especial. Alguns medicamentos dentro do comprimido podem ser destruídos completamente no estômago, por causa da forte acidez do suco gástrico. Por isso, os laboratórios farmacêuticos os revestem com uma camada protetora que resiste ao ácido do estômago.

Porque não se deve cortar comprimidos?

Quando um comprimido é partido ou esmagado, ou uma cápsula é aberta, este tempo é diretamente alterado e muda a forma de ação do medicamento", explica a especialista. Além de comprometer a eficácia da substância, partir um comprimido não garante que se está tomando exatamente "meia dose".

Como partir um comprimido ao meio?

Caso seja possível cortar o comprimido, o ideal é utilizar os partidores especiais para essa função, que são mais fáceis e seguros do que facas ou mesmos as mãos, além de minimizarem erros e perdas na divisão.

Qual o objetivo de se revestir comprimidos?

A maioria das formas de dosagem em comprimidos passa pelo processo de revestimento por filme. O principal objetivo do revestimento da forma de dosagem de filme de liberação imediata é fornecer identificação de cor, aumentar a estabilidade e mascarar o sabor.

Qual o papel dos revestimentos nos medicamentos de liberação prolongada?

A expansão da camada osmótica (polímero hidrofílico) promove a liberação do fármaco através do orifício no revestimento. Características bastante favoráveis ao processo de revestimento. Possibilidade de veicular substâncias incompatíveis.

Quais os tipos de revestimentos para comprimidos?

De modo geral, os equipamentos para revestimento de comprimidos ou preparações sólidas dividem-se em três tipos, a saber:
  • Drageadeira tipo tangerina. ...
  • Drageadeira tipo cone ou turbina. ...
  • Sistema de revestimento de leito fluidizado.

Qual a vantagem do comprimido revestido em relação ao comprimido simples?

Suas vantagens são o não emprego do aglutinante, o que viabiliza a produção de comprimidos que contenham fármacos hidrolisáveis, a eliminação da etapa de secagem e o menor tempo de processo.

Como corta um comprimido ao meio sem quebrar?

A grande maioria dos comprimidos que se podem cortar têm uma linha ao meio. 2 - Utilizar um cortador próprio para comprimidos. Normalmente, trata-se de uma caixa de comprimidos, que tem incluída uma lâmina de aço. 3 - Não cortar comprimidos revestidos, pois alguns nem sequer se consegue e outros esfarelam-se todos.

Como tomar 3 4 de um comprimido?

Se você tem que tomar 3/4 de um comprimido, basta parti-lo em 4 partes iguais, e tomar 3 delas.

Pode guardar comprimido fora da cartela?

Sim. As chamadas embalagens primárias (cartelas, envelopes e blister) foram desenvolvidas pela indústria farmacêutica para garantir a estabilidade, a eficácia e a segurança do produto, dentro do prazo de validade estabelecido.

Dá para abrir cápsulas?

As cápsulas não deveriam ser abertas, pois a película que as envolve protege o estômago (permitindo que o princípio ativo seja liberado somente no intestino) e muitas vezes esta película promove a liberação graduada do medicamento durante várias horas (como os antibióticos e anti inflamatórios).

Como tomar um comprimido grande?

Como engolir comprimidos com mais facilidade
  1. Encha com água uma garrafinha de água ou refrigerante feita de plástico flexível ( PET )
  2. Coloque o comprimido em sua língua e feche seus lábios ao redor da boca da garrafinha.

Pode amassar o comprimido para tomar?

Pare de esmagar o comprimido antes de tomar

Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.

Como diluir um comprimido?

Observe a localização da marca do sulco no comprimido; Com ambas as mãos, segure o comprimido pelas bordas do sulco, empurre em seguida para baixo para quebrar o comprimido ao longo da linha do sulco; Coloque a dose correta do medicamento no copo e instrua o paciente a degluti-lo completamente com líquido suficiente.

Como tomar cápsulas gelatinosas?

Como engolir cápsulas com mais facilidade
  1. Coloque a cápsula em sua língua.
  2. Tome um gole médio de água, mas não engula ainda.
  3. Incline sua cabeça para frente, aproximando um pouco o queixo do peito.
  4. Engula a cápsula e a água ainda com a cabeça inclinada para frente.

Quanto tempo uma cápsula demora para dissolver no estômago?

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

Artigo anterior
Em qual contexto surgiu a Teoria Neomalthusiana?
Artigo seguinte
Qual a cor preferida do signo de peixes?