Sou funcionária pública posso pagar INSS?

Perguntado por: António Márcio Domingues Carneiro Ramos  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

A Constituição Federal veda no parágrafo quinto do art. 201 a possibilidade do servidor público contribuir como facultativo para o INSS. § 5º É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.

Quem é servidor público pode pagar INSS?

De acordo com a Lei 8.213/91, o servidor que vier a exercer atividade remunerada na esfera privada torna-se segurado obrigatório do RGPS em relação a essa atividade. Consequentemente, a contribuição para o INSS nesses casos sequer é opcional, ou seja, é um dever do servidor.

Sou funcionário público posso me aposentar pelo INSS?

Sim. Conforme vimos acima, se você é servidor público do Estado e exerce uma função sob o Regime Previdenciário pode solicitar ambas aposentadorias.

Em que condição se pode ter duas aposentadoria?

O artigo 37 da Constituição permite a cumulação de duas aposentadorias de regimes diferentes. Mas é importante verificar se a atividade que você exerce permite essa cumulação. Geralmente esse é o caso dos: Profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas.

Pode recolher 2 INSS?

Significa que, em regra, o segurado que possui mais de um vínculo obrigatório não pode optar por contribuir apenas em um dos vínculos. Então se você exerce, ao mesmo tempo, atividade como MEI e como empregado (CLT) deverá efetuar recolhimentos/contribuições em ambas as categorias.

Servidor Público pode Pagar INSS?

44 questões relacionadas encontradas

Quem já é aposentado pode se aposentar novamente?

O aposentado que continua trabalhando pode pedir revisão do benefício? Não. Desde 2020, não é mais permitido solicitar a revisão da aposentadoria. O Supremo Tribunal Federal (STF) considera que a desaponsentação é ilegal.

Como funciona aposentadoria de funcionário público?

Opção 4: aposentadoria do servidor público na Reforma da Previdência com regra de transição por pontos. Homens: 35 anos de contribuição, 20 anos no serviço público e 5 anos no cargo. Além disso, devem ter 61 anos de idade, para aposentadoria até 31/12/2021, e 62 anos de idade a partir de 01/01/2022.

É possível ter duas aposentadorias?

Só é permitido acumular duas pensões por morte ou duas aposentadorias se forem de regimes previdenciários diferentes. Ou seja, você pode receber duas aposentadorias ou duas pensões por morte, caso um dos benefícios seja concedido pelo Regime Geral da Previdência e o outro por um regime diferente.

Quem tem direito a aposentadoria integral no serviço público?

Vale destacar que a regra para o servidor público ter direito à aposentadoria integral permanece a mesma, desde que tenha entrado no serviço público até 18 de dezembro de 2003. Por isso, continua sendo necessário que sejam completados 10 anos como servidor e, no mínimo, 5 anos no último cargo.

Quem são os contribuintes da previdência dos servidores públicos?

Os aposentados e os pensionistas passaram a contribuir também com os mesmos 11% incidentes sobre a parcela dos proventos de aposentadorias e pensões que excederem o limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento das ADIs 3105 5 e 31286.

Quem tem direito à integralidade?

Quem tem direito à integralidade e paridade? De antemão, é importante saber que apenas servidores públicos têm direito à integralidade e paridade. Empregados públicos, ou seja, colaboradores que exercem funções em empresas públicas, filiados ao regime CLT, não possuem esse direito.

O que é aposentadoria voluntária integral?

Passagem do servidor da atividade para a inatividade, com proventos integrais ou proporcionais, por ter completado o tempo de contribuição e idade exigidas por lei.

Como é feito o cálculo da aposentadoria do servidor público?

Valor da aposentadoria
  1. será feito a média de todos os salários de contribuição a partir de 1994 ou de quando começou a contribuir;
  2. Deve receber 60% dessa média + 2% por ano de contribuição acima dos 20 anos de contribuição, para os homens e mulheres.

É possível a concessão duas aposentadorias oriundas de regimes diversos?

STJ firma entendimento de que é possível a concessão duas aposentadorias oriundas de regimes diversos. É possível o recebimento de duas aposentadorias em regimes distintos. Esse é o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Qual a idade máxima para se aposentar no serviço público?

Assim, a aposentadoria compulsória dos servidores públicos municipais e estaduais filiados a Regime Próprio continuará ocorrendo aos 75 (setenta e cinco) anos, não podendo ser alterada por uma reforma previdenciária local.

Qual a idade para aposentadoria do funcionário público?

Para quem ingressou no serviço público depois da aprovação da reforma, ou que ainda está muito longe da aposentadoria, será preciso cumprir com 65 e 62 anos de idade, para homens e mulheres, respectivamente.

Qual a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição?

Para os homens, os requisitos são ter 53 anos, 30 anos de contribuição ao RGPS + tempo adicional. Para as mulheres, as exigências são ter 48 anos, 25 anos de contribuição + tempo adicional. Além disso, o segurado deve cumprir a carência de 180 contribuições mensais.

Sou aposentado e continuei trabalhando?

Atualmente, posso pedir essa revisão da aposentadoria para o aposentado que continua trabalhando? Infelizmente, não é mais possível pedir a reaposentação. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a reaposentação também é contra a nossa Constituição Federal (ou inconstitucional).

O que acontece com o aposentado que continua a trabalhar?

Sim, mesmo aposentado, você deve continuar pagando INSS se continuar trabalhando. No Brasil, a partir do momento que uma pessoa exerce atividade remunerada, estará automaticamente vinculada ao INSS. Esse vínculo é obrigatório.

Quem já se aposentou e continua trabalhando tem direito a revisão?

Ou seja, não tem como revisar o valor do seu benefício, mesmo se você continuou trabalhando depois de se aposentar. Isso porque em fevereiro de 2020, o STF – Supremo Tribunal Federal decidiu que essa revisão não é possível, porque não existe lei falando sobre essas regras.

Quais servidores têm direito à paridade?

Quem tem direito à paridade? A paridade é direcionada para os servidores públicos federais, estaduais e municipais que ingressaram no serviço público até o dia 16 de dezembro de 1998, conforme a Emenda Constitucional 41/2003.

Como sei se tenho paridade?

Para saber se o seu beneficio possui ou não possui paridade com os vencimentos dos servidores ativos, verifique seu demonstrativo de pagamento. média atualizada das maiores remunerações e não possui paridade.

O que é integralidade na saúde?

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

Artigo anterior
O que acontece se comer 2 cravos por dia?
Artigo seguinte
Como Ver em Tamanho real no Word?