Significado de niilismo na filosofia?

Perguntado por: Rodrigo Moreira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

Niilismo é uma doutrina filosófica que atinge as mais variadas esferas do mundo contemporâneo cuja principal característica é uma visão cética radical e sobretudo pessimista em relação às interpretações da realidade, que aniquila valores e convicções.

O que é ser um niilista?

O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. Trata-se de uma ideologia que consegue atingir as diversas classes do mundo contemporâneo. É uma corrente filosófica que acredita no vazio e o seu conceito é fundamentado na subjetividade do viver.

O que Nietzsche entende por niilismo?

O niilismo do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. ... Estudando o pensamento filosófico de Nietzsche, encontramos um vasto campo de estudo acerca do conhecimento humano. O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche.

Qual a origem do niilismo?

Teve origem graças ao platonismo e Cristianismo. O sentido original do termo niilismo foi alcançado graças a Friedrich Heinrich Jacobi e Jean Paul. Só mais tarde esse conceito foi abordado por Nietzsche, que o descreveu como "falta de convicção em que se encontra o ser humano após a desvalorização de qualquer crença".

Quais são os tipos de niilismo?

As quatro formas de niilismo propostas por Deleuze
  • Niilismo Negativo, que é a negação do mundo real por um mundo superior extramundano. ...
  • Niilismo reativo, que é a reação em relação ao mundo imperfeito. ...
  • Niilismo Passivo, que envolve a morte de deus e do sentido do mundo, ou seja, a impossibilidade de um futuro ideal.

O que é Niilismo?

43 questões relacionadas encontradas

O que é niilismo e suas 4 formas?

O niilista é o acusador: dos outros, de si, da existência, de tudo. ... Enquanto o sacerdote, o utópico, o sonhador, o crente, o fascista, o iludido, são aqueles que criam ficções para justificar suas acusações a este mundo e assim tornar a vida mais (in)suportável.

Quem é o pai do niilismo?

Mas a palavra em si foi utilizada primeiramente em 1799, pelo filósofo alemão Friedrich Heinrich Jacobi, embora o movimento niilista tenha nascido no século XIX, na Rússia governada pelos czares.

Como é o lado positivo do niilismo?

O niilismo, de acordo com a perspectiva de Gianni Vattimo, filósofo niilista italiano, pode ser considerado como um movimento “positivo” – quando pela crítica e pelo desmascaramento nos revela a abissal ausência de cada fundamento, verdade, critério absoluto e universal e, portanto, convoca-nos diante da nossa própria ...

Quais religiões acreditam em niilismo?

A religião cristã e as religiões orientais não subsumem o niilismo, que é um movimento muito mais amplo e do qual, enquanto forças niilistas da decadência, estas se apresentam como expressões ou manifestações essenciais.

Qual o sentido da morte para Doutrina niilista?

A morte seria apenas a passagem da alma do mundo físico para a sua verdadeira vida no mundo espiritual. ... morte é considerada na Doutrina Niilista (que não acredita em verdades absolutas, ou princípios religiosos como meios de explicar e dar sentido às realidades) como: a) início de tudo.

Como Nietzsche entendia o eterno retorno do mesmo e o que este pensador entendia através do termo niilismo?

Nietzsche trabalha o Eterno Retorno como uma arma contra o niilismo, para revertê-lo e dar um outro centro de gravidade para os valores: esta realidade, esta vida. A força do Eterno Retorno está na possibilidade de fundar uma filosofia pautada na imanência pura. Eis a sua importância.

Em que sentido Nietzsche problematiza o conceito de tradição de verdade?

56- Em que sentido Nietzsche problematiza conceito tradicional de verdade? ... Segundo ele a verdade é um ponto de vista, ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição.

Como são as religiões para Nietzsche?

Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo.

Como superar o niilismo?

O niilismo se volta contra si mesmo para superar-se. Nega-se para engendrar e criar um resultado novo. Por isso, Heidegger diz que a superação do niilismo se realiza mediante um “processo de radicalização”.

O que é a metafísica?

Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.

O que é o sentido da vida?

O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. ... Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa por pessoa, bem como também pode variar no decorrer da vida de cada humano.

Qual a ideia de Nietzsche e Marx sobre religião?

“A miséria religiosas é, simultaneamente, expressão da miséria real e o protesto contra essa miséria. É o suspiro da criatura esmagada, o coração de um mundo sem coração; como ela é o espírito de uma existência sem espírito, ela é o ópio do povo.

Quais filósofos criticaram a religião?

FEUERBACH, MARX, NIETZSCHE E FREUD: A CRÍTICA DA RELIGIÃO NO SÉCULO XIX.

Qual a diferença do existencialismo e niilismo?

Niilismo. A diferença está na existência de sentidos individuais. O existencialismo apoia a busca por sentidos individuais mesmo que negue que exista um sentido maior no universo. Porém, parte dos niilistas negam tanto um sentido maior quanto os sentidos individuais.

O que é o niilismo reativo?

O niilismo reativo é a negação dos valores platônicos e cristãos. Matamos Deus! Mas privados destes valores supremos que decaíram, nos sentimos órfãos. A reação do niilismo é quase inevitável, Deus ainda caminha pelo mundo como um morto vivo.

O que Nietzsche quis dizer com a frase Deus está morto?

Quando escreveu “Deus está morto”, o filósofo não queria dizer que a entidade divina tinha deixado de existir — e sim questionar se ainda era razoável ter fé em Deus e basear nossas atitudes nisso. Nietzsche propunha que, recusando Deus, podemos também nos livrar de valores que nos são impostos.

É uma corrente cética e pessimista?

Niilismo é uma corrente filosófica que opera de forma radicalmente cética e pessimista sobre as interpretações acerca da realidade. O termo niilismo vem do latim “nihil”, que significa nada.

O que significa niilismo que os valores supremos se desvalorizam?

O niilista nega Deus, o bem, a verdade, a beleza. Se antes a vida real era desvalorizada em nome dos valores supremos, agora os próprios valores supremos são desvalorizados, sem que se tenha reabilitado a vida real. ... Mas, além desse modo passivo, há o que Nietzsche chama de "niilismo ativo".

O que Nietzsche falava sobre a filosofia grega e a religião?

Sobre a religião grega, Nietzsche sublinha no parágrafo 114 de “Humano, Demasiado Humano” que os helenos não se referiam aos deuses como se fossem acima de si, ou seja, não tinham uma relação de submissão em relação a eles. ... Um aspecto relevante da religião grega era a inexistência de um livro sagrado.

Qual a relação entre Nietzsche e Platão?

Se Platão afirma que as ideias são necessárias para entender como é o mundo, Nietzsche, ao contrário, não se opõe ao filósofo grego apenas a respeito do conteúdo, mas também do ponto de vista metodológico.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre oi e ola?
Artigo seguinte
Quando vai estrear a barraca do beijo 3?