São tipos celulares encontrados no ligamento periodontal?

Perguntado por: Manuel Gil Almeida Anjos Silva  |  Última atualização: 31. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

As células mais abundantes no ligamento periodontal são os fibroblastos, pois o ligamento periodontal é um tipo de tecido conjuntivo em que ocorre rápida renovação (turnover) e remodelação dos constituintes da matriz.

Quais os principais tipos celulares do ligamento periodontal?

No tecido conjuntivo do ligamento periodontal, encontramos ainda alguns elementos celulares: cementoblastos, cementoclastos, fibroblastos, osteoclastos, osteoblastos, células do sistema imunológico como macrófagos e mastócitos e restos epiteliais de Malassez.

Quais os componentes do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é uma estrutura de tecido conjuntivo que sustenta o dente no alvéolo. O principal constituinte desta estrutura são as fibras de colagénio, denominadas fibras de Sharpey, divididas em grupos, de acordo com a sua orientação e inserção.

Quais os tipos celulares presentes no osso alveolar?

Componentes celulares: osteoblastos, osteócitos, osteoclastos, alguns sistemas de havers, lamelas paralelas, fibras de sharpey (fibras de colágeno ancoradas dentro do osso alveolar).

Quais são os tipos de periodonto?

O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar).

Ligamento Periodontal-

40 questões relacionadas encontradas

Quais as características do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Quais Epitelios presente no periodonto de revestimento?

Sulco gengival, epitélio juncional e osso alveolar.

Quais são as fibras do ligamento periodontal?

As porções terminais das fibras colágenas do ligamento periodontal adentram de um lado no cemento, e do outro no osso alveolar, locais em que se mineralizam e passam a ser denominadas de fibras de Sharpey.

Qual é a função do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um ligamento suspensório que fixa o dente no alvéolo ósseo da mandíbula e maxila. Sua função principal, que é a de suportar o dente em seu alvéolo e, ao mesmo tempo, permitir que ele resista às forcas da mastigação.

O que são os osteoblastos?

Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.

Como tratar ligamento periodontal?

O tratamento envolve limpeza dental que se estende sob os tecidos gengivais e programa domiciliar rigoroso de higiene bucal. Casos avançados podem requerer antibióticos e cirurgia.

O que são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.

Qual a espessura do ligamento periodontal?

A espessura do ligamento periodontal varia de 0,2 a 0,4mm, com uma média de 0,25mm. As fibras colágenas periodontais se unem ao cemento fusionando-se ou em continuidade com esse tecido à base de colágeno, depositado em lamelas na superfície radicular paralelamente ao longo eixo radicular.

O que é Cementocitos?

Cementócitos são células aprisionadas na matriz do cemento. Quando os cementoblastos são presos no cemento mineralizado, passam a ser cementócitos. O cementócito apresenta entre 10 a 20 prolongações citoplasmáticas, que emergem do corpo celular.

Onde é encontrado o cemento celular?

Na cervical dos dentes é possível identificar a junção cemento-esmalte-dentina. (Corte longitudinal da raiz de um dente; coloração hematoxilina e eosina). Nesta imagem é possível identificar o cemento celular que possui cementócitos (nas lacunas) e cementoblastos (na periferia da matriz).

Quais são as principais fibras gengivais?

Tipos de fibras gengivais

As fibras principais são divididas em: Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel; Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz.

Qual o tecido do ligamento periodontal?

Se você imaginava que os dentes eram presos pelo osso e a gengiva, se enganou. Na verdade, eles são unidos por um tecido conjuntivo mole entre o osso e os dentes, conhecido como ligamento periodontal (LPD). Isso mesmo.

Como se desenvolve o ligamento periodontal?

O Ligamento Periodontal e o cemento radicular são desenvolvidos a partir do tecido conjuntivo mole da campana (folículo) que se encontra em torno do dente.

Quais os componentes da substância fundamental do LIG periodontal explique suas funções?

Além das fibras, o periodonto é constituído também por uma substância fundamental amorfa e por células. Entre as células que constituem o ligamento periodontal, podemos citar o fibroblasto. Ele está relacionado com a síntese e, posteriormente, a degradação do colágeno.

Qual é a função do cemento?

Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.

Quais são os tipos de cemento?

Tipos de cemento
  • Fibras extrínsecas;
  • Fibras intrínsecas: produzidas pelos cementoblastos;
  • Fibras de Sharpey: estão ligadas às fibras dos ligamentos periodontais; e.
  • Fibras mistas: mistura de fibras intrínsecas e extrínsecas.

Como são classificadas as células da mucosa bucal?

A mucosa da cavidade bucal é dividida em: mastigatória, de revestimento e especializada. A divisão da mucosa em três grandes grupos está relacionada ao tipo de epitélio que reveste o tecido conjuntivo subjacente.

Qual a célula encontrada em maior quantidade no epitélio gengival?

A principal célula do epitélio gengival é o queratinócito.

Quais são as principais características das células epiteliais?

O tecido epitelial caracteriza-se pela pouca quantidade de material intercelular e por apresentar células extremamente unidas (justapostas). Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos, sendo que sua nutrição e oxigenação, assim como a remoção de detritos, são feitas através de capilares do tecido conjuntivo adjacente.

Qual aspecto radiográfico do ligamento periodontal?

Aspecto radiográfico: o espaço ocupado pelo ligamento periodontal corresponde a um filete radiolúcido, de espessura regular envolvendo a raiz e reproduzindo o seu contorno.

Artigo anterior
Por que mulher prefere homem mais alto?
Artigo seguinte
Quais são as atitudes de um líder?