O que Einstein fala sobre simultaneidade?

Perguntado por: Vasco Vaz Faria  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

Os Postulados de Einstein levam à relatividade da simultaneidade, que podemos descrever assim: Dois eventos que são simultâneos em um referencial não são simultâneos em nenhum outro referencial inercial que esteja em movimento em relação ao primeiro.

O que é o princípio da simultaneidade?

A simultaneidade consiste na coincidência temporal de dois acontecimentos em diferentes pontos do espaço.

O que diz o segundo postulado da relatividade especial de Einstein?

2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz. A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas referenciais inerciais. O 2º postulado quer dizer que a velocidade da luz no vácuo (c = 300.000 km/s) não depende da velocidade da fonte emissora de luz nem do movimento do observador.

O que fala o paradoxo dos gémeos?

Também conhecido como Paradoxo dos Gêmeos, é um problema que ilustra o que acontece com dois observadores que possuem um movimento relativo. O Problema mostra como um evento pode não ser simultâneo para dois observadores.

Qual o primeiro postulado de Einstein sobre o efeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico acontece quando os fótons que incidem sobre um material apresentam certa energia capaz de arrancar os elétrons desse material. Cada material necessita de uma quantidade específica de energia para ter seus elétrons ejetados, essa quantidade de energia é chamada de função trabalho.

Relatividade da Simultaneidade

44 questões relacionadas encontradas

Como Albert Einstein explicou o efeito fotoelétrico?

Einstein, propôs que a luz não só é emitida como um quantum num determinado instante, mas também se propaga como quanta individuais. De posse desta hipótese foi possível de imediato explicar o efeito fotoelétrico.

Qual a explicação dada por Albert Einstein para o efeito fotoelétrico?

Einstein percebeu que o agente responsável pela ejeção de cada elétron era um único fóton, uma partícula de luz que transferia aos elétrons uma parte de sua energia, ejetando-o do material, desde que sua frequência fosse grande o suficiente para tal.

Quem criou o paradoxo dos gémeos?

O paradoxo dos gêmeos baseia-se em uma das consequências da Teoria da Relatividade: a dilatação temporal. O paradoxo dos gêmeos foi um experimento mental proposto pelo físico Paul Langevin (1872-1946) em resposta à Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

Como funciona o paradoxo?

Em ficção científica, o paradoxo temporal é um fenômeno derivado das viagens no tempo para o passado. Quando o viajante do tempo vai para o passado, sua presença perturbadora, na maioria das vezes, gera resultados logicamente impossíveis, ou seja, um paradoxo.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Quais são os postulados da Teoria da Relatividade Especial de Einstein?

A Teoria da Relatividade Restrita é baseada em dois postulados: 1. Todas as leis da mecânica e electrodinâmica são as mesmas em qualquer referencial inercial. Num quarto sem janelas não podemos saber se nos estamos a mover com velocidade constante sem olhar lá para fora.

Quais os dois postulados da Teoria da Relatividade de Einstein?

Os postulados

1 – As leis da natureza, ou da Física, são as mesmas para todos os referenciais inerciais. 2 – A velocidade de propagação da luz no vácuo é constante, independe do movimento da fonte e tem o mesmo valor para quaisquer referenciais inerciais.

Quais são os postulados adotados por Einstein na relatividade especial?

A Teoria da Relatividade Especial ou Restrita. ... 1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais. 2º A Constância da Velocidade da Luz: A Velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor, , quando medida a partir de qualquer referencial inercial.

O que quer dizer a palavra simultaneamente?

1. Que se realiza ao mesmo tempo (que outra ou outras coisas são realizadas). 2. Que aproveita a muitos ao mesmo tempo.

Porque o tempo se dilata?

Dilatação do tempo é a diferença na medida do tempo por dois relógios idênticos e perfeitamente sincronizados que surge quando um desses relógios está se movendo em uma velocidade comparável à velocidade da luz ou ainda quando está sujeito a um campo gravitacional diferente do que se encontra o outro relógio.

O que são movimentos compostos?

Movimentos compostos são aqueles que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só.

Como resolver o paradoxo do avô?

Um neto que mata seu avô

Se você viajar ao passado e evitar que o paciente zero seja infectado, um paradoxo é criado imediatamente. Ou seja, se você conseguisse impedir o início da pandemia, hoje não teríamos uma pandemia, portanto, não haveria motivo para viajar ao passado.

Qual o paradoxo mais famoso?

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

Quais são os tipos de paradoxo?

Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

Qual foi a descoberta feita por Einstein que lhe rendeu o Prêmio Nobel?

O Prêmio Nobel em Física de 1921 leva como seu laureado uma das maiores mentes da Física Moderna, Albert Einstein, com seu notável trabalho sobre o efeito fotoelétrico.

O que acontece se eu viajar na velocidade da luz?

Apesar de parecer uma experiência incrível, a viagem na velocidade da luz é impossível para nós. ... Considerando que a velocidade da luz é de 1.07 bilhões km/h, se um objeto se movesse a essa velocidade, sua massa se tornaria infinita. Portanto, será necessária energia infinita para mover o objeto, o que é impossível.

Quantos tipos de paradoxos existem?

Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.

Como explicar o efeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica.

O que é o efeito fotoelétrico é por que esse efeito ocorre?

O efeito fotoelétrico ocorre quando há emissões de elétron num determinado material. Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos os quais são expostos a uma radiação eletromagnética, como a luz. ... Dessa maneira, as ondas eletromagnéticas envolvidas com esse fenômeno transferem energia aos elétrons.

Quais as principais características do efeito fotoelétrico?

As características principais do efeito fotoelétrico que não podem ser explicadas pela teoria ondulatória clássica são as seguintes: A energia cinética máxima dos elétrons emitidos pela superfície de um metal por ação de luz monocromática é independente da intensidade da luz.

Artigo anterior
Como perder barriga fazendo abdominal?
Artigo seguinte
O que é exoftalmia de graves?