São requisitos para a concessão da suspensão condicional da pena?

Perguntado por: Flávio Esteves  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

77 do Código Penal e tem os seguintes requisitos:
  • O condenado não ser reincidente em crime doloso;
  • A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias autorizem a concessão do benefício;

Quando cabe a suspensão condicional da pena?

77 do Código Penal: “a execução da pena privativa de liberdade, não superior a quatro anos, poderá ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razões de saúde justifiquem a suspensão.”

Quais os requisitos para ser oferecida a suspensão condicional do processo e quais as causas de revogação obrigatória?

Será proposta a suspensão condicional do processo quando a pena mínima for igual ou inferior a um ano e o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, não seja reicindente em crime doloso, a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os ...

Quando pedir a suspensão condicional do processo?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

Quando o réu não aceita suspensão condicional do processo?

O momento para oferecer a suspensão condicional do processo situa-se logo após o recebimento da denúncia pelo magistrado. Nesse caso, a citação do réu conterá a possibilidade de acordo, que pode ou não ser aceita. Se não houver recusa imediata, o ideal é marcar uma audiência para apresentar os termos da proposta.

Suspensão Condicional da Pena - Conceito e Requisitos

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo um processo pode ficar suspenso?

A suspensão, no caso, não pode ter um prazo indefinido, pois tal situação afrontaria contra a segurança jurídica do executado. Por isso, o processo se suspende pelo prazo de um ano e, após este período, se não existirem bens penhoráveis, o processo deverá ser arquivado, mas não extinto.

Quais os requisitos para o sursis processual?

Requisitos da sursis processual
  • O crime contido na acusação deve ter pena mínima igual ou inferior a 01 (um) ano;
  • O acusado não poderá estar sendo processado, tampouco possuir condenação por outro crime;
  • O acusado preencha os demais requisitos do art.

Quais são as condições obrigatórias que devem ser impostas pelo juiz ao conceder o benefício da suspensão condicional da pena?

Para receber o benefício, a lei estabelece: que o condenado não pode ser reincidente em crime doloso; que os elementos referentes à prática do crime, tais como a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente e outros descritos na lei, permitam a concessão do benefício; e, por fim, que não ...

Quando o livramento condicional poderá ser prorrogado?

Prorrogação

Caso ele estiver respondendo a processo por crime cometido durante a vigência do benefício, o livramento tem seu período prorrogado automaticamente, para que se constate de que este caso não se trata de revogação obrigatória.

Qual a diferença entre suspensão condicional da pena e do processo?

A aplicação do sursis se dá aplicado a pena privativa de liberdade, não superior a dois anos, desde que cumpra com todas as exigências. ... A suspensão condicional do processo é aplicada a qualquer crime ou contravenção penal com mínima de 1 ano, já considerada as causas de aumento e diminuição de pena.

Como funciona a prorrogação do período de prova no livramento condicional?

90 - Se até o seu término o livramento não é revogado, considera-se extinta a pena privativa de liberdade.” Em outras palavras, o período de prova considerar-se-á prorrogado quando o sentenciado for processado por fato cometido durante o livramento condicional, pois a sua nova condenação terá o condão de revogá-lo.

Quais as circunstância em que pode ocorrer a prorrogação do período de prova no sursis?

Prorrogação do período de prova

Conforme reza o art. 81, § 2º do CP, se o beneficiário estiver sendo processado por outro crime ou contravenção, considerar-se-á prorrogado o prazo da suspensão até o julgamento definitivo.

Qual o prazo para o livramento condicional?

O livramento condicional. O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Quais os requisitos e condições do sursis humanitário?

O Sursis humanitário é aplicável ao condenado com problema de saúde, devendo, nesse caso, o período de prova ser fixado (art. 77, § 2º, do CP) entre quatro e seis anos, no caso de condenação superior a dois anos e inferior a quatro anos e entre dois e quatro anos, no caso de condenação não superior a dois anos.

Quais os requisitos comuns para a aplicação da suspensão condicional da pena?

77 do Código Penal e tem os seguintes requisitos:
  • O condenado não ser reincidente em crime doloso;
  • A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias autorizem a concessão do benefício;

Pode o juiz das execuções fixar condições para o sursis em caso de omissão do Juízo da condenação?

E FIXAÇÃO DE CONDIÇÕES. NA OMISSÃO DO PROLATOR DA DECISÃO, PODE FAZÊ-LO O JUÍZO DA EXECUÇÃO. 1. COMPETE AO JUIZ OU AO TRIBUNAL, MOTIVADAMENTE, PRONUNCIAR-SE SOBRE O 'SURSIS', DEFERINDO-O OU NÃO SEMPRE QUE A PENA PRIVATIVA DA LIBERDADE SITUAR-SE DENTRO DOS LIMITES EM QUE ELE E CABÍVEL.

O que quer dizer quando o processo está suspenso?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo seja suspenso, isto é, não tenha movimentação.

O que acontece depois que um processo é suspenso?

No processo suspenso não correm prazos e não se praticam atos (salvo em caso de urgência). Ademais, o artigo 306 do CPC , supracitado, dispõe em sua parte final que: "o processo ficará suspenso (art. 265, III), até que seja definitivamente julgada".

Como funciona a liberdade condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Qual é mais vantajoso regime aberto ou livramento condicional?

Assim, na hipótese de cometimento de falta grave, o livramento condicional claramente é mais vantajoso do que aguardar o direito ao regime aberto.

O que ocorre quando se quebra a liberdade condicional?

Se o projeto aprovado pela Subcomissão Permanente de Segurança Pública virar lei, o condenado que cometer uma falta grave terá suspensa a contagem de tempo para o livramento condicional.

Quando se prorroga o período de prova?

Prorrogação do período de prova

§ 3º - Quando facultativa a revogação, o juiz pode, ao invés de decretá-la, prorrogar o período de prova até o máximo, se este não foi o fixado. Se o réu for processado por outro crime ou contravenção, o período de prova será prorrogado até o seu julgamento definitivo.

É cabível a prorrogação do período de prova quando o beneficiário responde a ação penal em razão de crime cometido na vigência do livramento condicional?

Em caso de prática de crime durante o período de prova do livramento condicional, o juiz não poderá prorrogar o benefício, devendo declarar extinta a punibilidade quando, ao chegar o fim daquele período fixado, o beneficiário não for julgado em processo a que responde por crime cometido na vigência do livramento.

Quando ocorre a prorrogação do período de prova e havendo prorrogação a obediência às condições continua a ser exigida?

A prorrogação do período de prova é possível quando o liberado vem a responder a processo criminal por delito cometido no curso livramento condicional, consoante dispõe o art. 89 do Código Penal.

É possível falta grave durante o livramento condicional?

Súmula 441 do STJ: "A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional." Súmula 535 do STJ: "A prática de falta grave não interrompe o prazo para fim de comutação de pena ou indulto."

Artigo anterior
O que é ficar agregado?
Artigo seguinte
Quanto tempo biotina faz efeito no cabelo?