São impostos de competência da União *?

Perguntado por: Vasco Campos Vaz  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

São eles: Imposto de Importação, Imposto de Exportação, Impostos sobre Grandes Fortunas, IPI, Imposto de Renda, Impostos Residuais da União, OF, IEG (Imposto Extraordinário de Guerra), ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural).

São impostos de competência da União exceto?

São impostos de competência da União, exceto. Renda e proventos de qualquer natureza. Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários. Propriedade territorial rural.

É um imposto de competência exclusiva da União?

A competência que é exclusiva somente da União são: os empréstimos compulsórios e contribuições de melhoria, conforme, respectivamente, os artigos 148 e 149 da CRFB/88.

Quais são os tributos de competência municipal?

TRIBUTOS MUNICIPAIS correspondem aos tributos cobrados pelos municípios no Brasil: ISS (ou ISSQN), ITBI, IPTU, Contribuições de Melhoria, Taxas de Alvará/Licenciamento e Taxa de Coleta de Lixo.

Quais são os impostos municipais?

Quais são os impostos municipais? Finalizando, os impostos que são da competência municipal também são três: IPTU, ITBI e ISS.

IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO #39

27 questões relacionadas encontradas

São tributos de competência?

A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos. A competência tributária é privativa; incaducável; de exercício facultativo; inampliável; irrenunciável; indelegável.

O que é imposto de competência residual?

Competência residual é aquela que pertence apenas a União. A União poderá instituir por meio de lei complementar impostos residuais, isto é, outros que não sejam de sua competência, desde que não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição.

O que é competência impositiva?

O principio da competência tributaria obriga a que cada entidade tributante se comporte nos limites da parcela de poder impositivo que lhe foi atribuída. ... 656)conceitua a competência tributaria como sendo a parcela de poder conferida pela Constituição a cada ente político a instituição de tributos.

Quem tem competência para criar tributos?

A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.

Quais são os exemplos de impostos que financiam o Fundeb?

Av2 - Políticas Públicas da Educação Básica 1)São exemplos de impostos que financiam o Fundeb: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fundo de Participação dos Estados (FPE). Imposto Territorial Rural (ITR) devido aos municípios.

Quais são os tributos que incidem sobre os documentos fiscais?

Os tributos, em geral, são:
  • (CSRF) – Contribuições Sociais Retidas na Fonte;
  • (PIS) – Programa de Integração Social;
  • (Cofins) – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • (CSLL) – Contribuição Social Sobre Lucro Líquido.

Quais dos impostos abaixo compete exclusivamente à União instituir?

De acordo com a CF, compete privativamente à União instituir, entre outros, os seguintes tributos: imposto de importação, imposto de exportação, imposto de renda, empréstimos compulsórios e impostos extraordinários, neste último caso em situação de iminência ou de guerra externa, compreendidos ou não em sua competência ...

Quem tem competência para instituir a cobrança do Imposto sobre grandes fortunas?

O Imposto sobre Grandes Fortunas está previsto no artigo 153, inciso VII, da Constituição Federal, no qual somente a União tem competência para instituí-lo.

Quem tem competência para instituir a cobrança do Itcmd?

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação - ITCMD, é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, cujo fato gerador é a transmissão causa mortis de imóveis e a doação de quaisquer bens ou direitos, conforme Constituição Federal - artigo 155, I e § 1º; CTN: artigos 35 a 42.

Quem pode criar um Imposto?

A competência tributária é a aptidão para criar tributos e quem a tem são os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

O que é competência extraordinária do tributo?

Competência extraordinária

A competência extraordinária é o poder outorgado à União para instituir o imposto extraordinário de guerra (IEG), por meio de lei ordinária, consoante disposto no art. 154, II, da Carta Maior c/c o artigo 76 do Código Tributário Nacional: Constituição Federal: Art.

Qual a consequência do não exercício da competência tributária?

Assim, retomando o raciocínio, o não exercício da competência tributária, em sua inteireza, conquanto se possa dar, acarreta, na nova ordem jurídica inaugurada com a Lei de Responsabilidade Fiscal, conseqüências eventualmente prejudiciais ao Ente Público.

É competência comum da União?

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: ... 1) a competência comum compreende União, Estados, DF e Municípios (todos os entes federados que, como tais, são dotados de autonomia – logo, exclui-se desse rol a figura dos Territórios);

O que é contribuição residual?

O princípio da competência residual da União em face das contribuições previdenciárias encontra-se encartado no artigo 195, §4º da Constituição Federal de 1988, segundo o qual: "a lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art.

Qual a diferença entre imposto residual é imposto extraordinário?

Diferentemente do Empréstimo Compulsório, o Imposto Extraordinário não possui a hipótese de restituição da receita arrecadada, tendo em vista que se trata de um Imposto, o qual, por sua natureza, não prevê tal possibilidade, bem como, hipótese que muitos se confundem, é uma receita desvinculada – parágrafo seguinte.

É competência residual ou remanescente da União?

Competência residual, também chamada de remanescente, é dada a União para instituir outros impostos além dos expressamente previstos na Constituição. ... Fica visto que Municípios e Estados não podem criar outros impostos, além dos de sua competência privativa, pois não tem competência residual.

São tributos de competência tributária dos estados?

Competência tributária dos Estados

Com previsão no art. 155 da Constituição Federal, os Estados podem instituir os seguintes tributos: 1. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): tributo regulamentado por cada Estado da Federação, e que incide na movimentação dos produtos entre cidades ou Estados.

O que é competência tributária positiva e negativa?

Positivo porque reconhece aos entes federados a possibilidade de criar tributos sobre determinados fatos (hipóteses de incidência), constitucionalmente previstos; e negativo, porquanto, da atribuição de determinada competência, acaba por negar competência idêntica às demais Pessoas Políticas.

Qual a competência de cada ente para cada tributo?

A competência tributária está incluída dentro da competência legislativa plena de cada ente federativo (art. 6º, CTN). A competência tributária é facultativa, ou seja, o ente federativo pode ou não criar o tributo, mas se o fizer, deverá cobrá-lo.

Onde é aplicado o imposto sobre grandes fortunas?

Na OCDE, o grupo das economias mais desenvolvidos, a aplicação de um imposto sobre as grandes fortunas perde espaço há décadas: ele chegou a existir em 12 países do bloco nos anos de 1990, mas, em 2018, esse número tinha caído para quatro: Suíça, Espanha, França e Noruega.

Artigo anterior
Como funciona o cartão de débito do Bradesco?
Artigo seguinte
Qual é o oposto de impossível?