São hipóteses de rescisão unilateral do contrato administrativo?

Perguntado por: Gabriel Benjamim Carneiro de Morais  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

A rescisão unilateral tem lugar quando a Administração Pública, invocando motivos de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, razões de interesse público, decide encerrar a relação jurídico-contratual, antes do término do prazo de vigência do contrato.

É possível a rescisão unilateral do contrato administrativo?

– É possível a rescisão unilateral de contrato administrativo pela Administração, desde que observados os princípios constitucionais da motivação, do contraditório e da ampla defesa, além das exigências dispostas no art. 78 da Lei 8.666/93, dentre as quais se inclui a prévia instauração de processo administrativo.

Quais as hipóteses de rescisão do contrato administrativo?

Contratos Administrativos. O art. 79, da Lei nº 8.666/93, estabelece em seus incisos 3 (três) formas de rescisão dos contratos administrativos: (a) rescisão unilateral; (b) rescisão amigável; e (c) rescisão judicial.

Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?

A rescisão só pode ser dar, por qualquer das partes, após 12 meses do início do contrato; Deve ser feita notificação prévia à outra parte com antecedência mínima de 60 dias.

O que quer dizer rescisão unilateral de contrato?

A rescisão unilateral feita pelo empregador chama-se despedida ou dispensa. Sendo esta a mais freqüente, embora raramente, ocorre a rescisão do contrato de trabalho pela vontade do empregado que quer desligar-se da empresa, simplesmente por ser de sua conveniência.

Rescisão Unilateral dos Contratos Administrativos

28 questões relacionadas encontradas

O que é rescisão unilateral de um contrato?

A rescisão unilateral vai ocorrer quando a administração pública por motivo de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, em razão de interesse público, decidir por fim ao contrato entabulado, antes que seu prazo de vigência tenha extrapolado; sendo que, em qualquer dos três casos, necessária se ...

Quando cabe a rescisão contratual?

Como regra geral, sempre que uma das partes desejar pôr fim a um contrato, ele poderá ser encerrado, gerando, assim, a rescisão contratual. Além disso, é possível afirmar que qualquer contrato pode ser rescindido pelas partes participantes, com ou sem justa causa.

Quais os motivos de rescisão?

Motivos para Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho
  • INTRODUÇÃO. ...
  • CONTRATO DE TRABALHO. ...
  • RESCISÃO INDIRETA. ...
  • FALTA GRAVE DO EMPREGADOR. ...
  • RESCISÃO INDIRETA EM FAVOR DO EMPREGADO MENOR DE IDADE. ...
  • SOLICITAÇÃO PELA RESCISÃO INDIRETA. ...
  • CULPA RECÍPROCA - EMPREGADO E EMPREGADOR.

Quando é permitida a rescisão do contrato?

À empresa é permitida a rescisão do contrato do trabalho por justa causa, podendo fazêlo no prazo de 60 dias a partir da data dos fatos.

É possível a resilição unilateral do contrato?

A resilição unilateral é admitida somente nos contratos por prazo indeterminado, nos quais não há previsão contratual para o término da relação, característica geralmente constatada naqueles de execução continuada, sendo que a ruptura contratual nestes termos caracterizaria, em tese, abuso de direito.

É possível a rescisão unilateral do contrato administrativo de concessão de serviço público pela empresa concessionária justifique a sua resposta?

4.4.

Em regra, o Poder Concedente pode rescindir unilateralmente o contrato por inadimplemento do concessionário, se estiverem presentes os requisitos para a decretação da caducidade.

Como ocorre a rescisão do contrato administrativo por culpa da administração?

79 prevê três modalidades de extinção do contrato administrativo: a rescisão unilateral por iniciativa da Administração nas hipóteses previstas em lei (associadas ao inadimplemento do particular); a amigável (que apela à ideia de conveniência administrativa) e, ainda, a judicial.

O que é o artigo 477 CLT?

O Artigo 477 da CLT determina que:

Quando se encerra o vínculo empregatício entre a empresa e o funcionário, independentemente do motivo e da parte demandante, é obrigação do empregador dar baixa imediatamente na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O que é o artigo 480 da CLT?

Art. 480 da CLT: Havendo termo estipulado, o empregado não poderá se desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que deste fato lhe resultarem.

O que diz o artigo 479?

De acordo com o art. 479 da CLT, nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, demitir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.

O que escrever no motivo de desligamento da empresa?

Para mostrar ao recrutador que você está comprometido com essa mudança após a demissão, siga esses passos:
  1. Só coloque o motivo de saída da empresa anterior no currículo se solicitado;
  2. Na hora da entrevista, explique de forma breve e direta o motivo;
  3. Não minta, jamais.

Pode mandar embora antes de 45 dias?

O que acontece se for dispensado antes do fim do prazo? No caso do empregador dispensar antes dos 45 dias, baseado no artigo 479 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregado terá direito à metade de todos os valores a que teria direito até o término do contrato de experiência como forma de indenização.

O que é distrato unilateral?

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

Pode o particular rescindir ou alterar o contrato unilateralmente?

O contrato administrativo poderá ser alterado unilateralmente, desde que com justificativas plausíveis da Administração para adequar este ao interesse público, tal prerrogativa está prevista no inciso I do art. 58 da Lei nº 8.666/93.

Como rescindir um contrato amigavelmente?

A Lei Geral de Licitações prevê que a rescisão pode ser feita somente através de ato unilateral da Administração Pública, amigavelmente ou judicialmente. Em outras palavras, isto significa que somente a Administração pode determinar a rescisão do contrato e pelos motivos determinados pela lei.

Quem tem direito a multa do artigo 477 da CLT?

Todo trabalhador que é demitido sem justa causa recebe uma indenização depositada pelas empresas, que deve ser paga em até 10 dias após o desligamento. ... Nestes casos, o trabalhador deverá receber multa conforme os termos do artigo 477 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O que acontece se a empresa não pagar a multa do FGTS?

E se a empresa não pagar a multa? Se a empresa não quitar as verbas rescisórias dentro do prazo, irá incidir a multa do artigo 477 da CLT, com valor de um mês de remuneração do funcionário.

Quando ocorre a multa do 477?

O que é a multa do artigo 477 da CLT? Caso a empresa não pague verbas rescisórias dentro do prazo e não indique a dispensa na carteira de trabalho, a empresa deverá pagar a multa prevista no artigo 477 da CLT. Essa multa é pelo atraso de pagamento das verbas rescisórias.

Em quais condições a Administração Pública pode rescindir unilateralmente os contratos administrativos?

A rescisão unilateral tem lugar quando a Administração Pública, invocando motivos de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, razões de interesse público, decide encerrar a relação jurídico-contratual, antes do término do prazo de vigência do contrato.

Quais são as principais sanções administrativas impostas pela Administração Pública?

Dentre as sanções administrativas previstas na Lei n.º 8.666/93, especificamente em seu art. 87, tem-se: a advertência, a multa, suspensão temporária e declaração de inidoneidade.

Artigo anterior
Tem como dirigir na Uber sem EAR?
Artigo seguinte
Quanto é o salário de José Aldo?