São fatores que podem aumentar a toxicidade dos anestésicos locais?

Perguntado por: Salvador Duarte Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Alguns fatores podem piorar a cardiotoxicidade dos ALs: fatores ligados ao paciente, como a idade, principalmente nos seus extremos; gestantes são mais susceptíveis à intoxicação por AL pela baixa proteinemia, com consequente aumento da fração livre da droga no plasma; deficiência de pseudocolinesterase; disfunção ...

Quais fatores afetam a ação dos anestésicos locais?

Fatores que Afetam a Ação e Potência dos Anestésicos Locais
  • Efeito do pKa. O pKa é o pH onde um determinado fármaco encontra-se 50% em sua forma ionizada e 50% em sua forma não ionizada. ...
  • Efeito do pH. ...
  • Coeficiente de partição. ...
  • Potência.

Qual propriedade dos anestésicos locais está associada à toxicidade?

Os anestésicos locais podem ser tóxicos de acordo com a dose aplicada e o grau de absorção sistêmica. Todos podem ser perigosos, principalmente a bupivacaína. A toxicidade clínica está relacionada aos efeitos da droga em outras membranas excitáveis no sistema nervoso central e cardiovascular.

Quais os anestésicos locais com maior risco de toxicidade?

Pode-se observar5 comparando-se a bupivacaína, a ropivacaína e a levobupivacaína, toxicidade maior para a bupivacaína, seguida da levobupivacaína e menor para a ropivacaína (Figura 1). Entretanto, observou-se também que a potência dos anestésicos locais citados apresenta diferenças.

São possíveis manifestações de toxicidade por anestésicos locais no sistema nervoso central?

Conforme se eleva a concentração plasmática, observam-se importantes sinais clínicos para o diagnóstico e profilaxia da intoxicação pelos anestésicos locais: formigamento de lábios e língua, distúrbios visuais, zumbidos, abalos musculares, convulsões, inconsciência, coma, parada respiratória e depressão cardiovascular.

Curso de Farmacologia: Aula 10 - Anestésicos locais - Características

17 questões relacionadas encontradas

Quais as complicações da anestesia?

Em relação a anestesia geral: Sedação insuficiente. Complicações respiratórias: hipóxia, broncoespasmo, aspiração do conteúdo gástrico (Síndrome de Mendelson), apnéia. Complicações cardiovasculares: bradicardias, arritmias, hipotensão, hipertensão, embolia, parada cardíaca.

Como agem os anestésicos locais?

Os anestésicos locais são bases fracas que agem no axônio, bloqueando de modo reversível a geração e condução do impulso nervoso. Esses fármacos têm ação sob qualquer parte do sistema nervoso e em qualquer tipo de fibra. O seu uso têm se dado em larga escala na clínica médica e odontológica.

Qual anestésico mais tóxico?

Agentes mais potentes e mais lipossolúveis (bupivacaína, levobupivacaína, ropivacaína) têm aumentada toxicidade cardiovascular, assim como neurológica, sendo a bupivacaína o mais cardiotóxico, cuja dose tóxica leva ao repentino colapso cardiovascular com arritmias cardíacas e resistência à ressuscitação.

O que é overdose fatal de anestésicos?

A intoxicação anestésica através de doses elevadas de anestésicos locais (ALs) pode ser caracterizada por sinais clínicos tais como o formigamento dos lábios e língua, distúrbios visuais, zumbidos, abalos musculares, convulsões, inconsciência, coma, parada respiratória e depressão cardiovascular (CARVALHO, 1994).

Qual é a taxa de incidência de toxicidade sistémica pelos anestésicos locais atualmente?

Embora alguns estudos em instituições acadêmicas individuais relatem taxas extremamente baixas da LAST1, análises recentes de grandes bancos de dados administrativos3,4 e de registros2 geralmente sugerem uma taxa de aproximadamente 1 caso em cada 1.000 bloqueios de nervos periféricos.

Quais as propriedades desejáveis dos anestésicos locais?

Segundo Malamed (2013), as seguintes propriedades são desejáveis aos anestésicos locais: Não deve ser irritante para o tecido em que será aplicado. Não deve causar qualquer ação permanente na estrutura dos nervos. Sua toxicidade sistêmica deve ser baixa.

Porque a atividade dos anestésicos locais podem ficar prejudicada em locais inflamados?

Porém, quando a região em que o anestésico será aplicado está inflamada, sua absorção é prejudicada, pois o pH da região estará baixo, fazendo com que a solução anestésica fique mais na sua forma ionizada, ou seja, com carga elétrica, o que dificulta o cruzamento da membrana celular, resultando em pouco ou nenhum ...

Quais as propriedades ideais de uma substância anestésico local?

Como propriedades essenciais para um bom anestésico deve se considerar que o mesmo tenha baixa toxicidade, não irritar os tecidos e não lesionar as estruturas nervosas. Além disso, sua ação deve ter início rápido, duração eficaz para o procedimento e ser reversível (3,4).

Quais fatores influenciam na absorção dos anestésicos inalatórios?

Os fatores determinantes do metabolismo dos anestésicos inalatórios são: 1) estrutura química; 2) atividade enzimática hepática; 3) concentração sangüínea do anestésico e 4) fatores genéticos.

Quais são os anestésicos locais?

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

Porque a anestesia não pega em algumas pessoas?

Causas da Resistência à Anestesia

como aquelas que tomaram muitas anestesias durante a vida, pessoas obesas e usuários de drogas ou de opiáceos. Outra possível causa para a resistência é um possível estresse ou ansiedade por parte do paciente.

O que acontece se injetar anestésico na veia?

Anestesia pela veia

Este tipo de anestesia é feito ao injetar o medicamento anestésico diretamente na veia, causando uma sedação quase imediata.

O que acontece se uma pessoa tomar lidocaína?

Quando uma quantidade grande de lidocaína viscosa é dada a bebês e crianças, ou o produto é engolido acidentalmente, pode haver convulsões, lesões cerebrais graves e problemas no coração. Casos de overdose devido à dosagem errada ou ingestão acidental podem resultar em hospitalizações e óbitos.

O que acontece se anestesiar um vaso?

Assim que a anestesia for aplicada, você pode sentir aceleração dos batimentos cardíacos. O normal é que só dure uns 2 minutos, mas avise seu dentista de qualquer forma. Danos aos nervos são bem raros de acontecer. Se a agulha pegar algum nervo, você sentirá dormência e dor, que poderão durar até alguns meses.

Quais são os anestésicos que causam mais alergias?

Um estudo francês evidenciou que o grupo de anestésico local que mais causa alergia é o do tipo amida (91%)9.

Qual o anestésico tópico mais forte?

Já a Tetracaína é o mais potente entre os anestésicos tópicos com duração de ação de até sessenta minutos. Isso devido à sua estrutura cilíndrica e por ser hidrofóbica, que a permite penetrar mais profundamente que outros anestésicos, uma vez que consegue desorganizar a bicamada lipídica dos tecidos.

Quando usar mepivacaína?

O uso de Cloridrato de Mepivacaína é indicado para a anestesia local por bloqueio de nervo ou por infiltração, em pacientes nos quais o uso de vasoconstritor não é indicado e também para pequenos procedimentos odontológicos que não requerem anestesia pulpar de longa duração ou com grande profundidade.

Como a lidocaína age como anestésico local?

Como age. o anestésico age bloqueando o impulso nervoso (a iniciação e a condução do impulso). O anestésico local diminui a permeabilidade da membrana neuronal aos íons sódio; a membrana fica estabilizada inibindo a propagação do impulso nervoso.

Quais são os 4 estágios da anestesia?

A anestesia geral possui quatro fases: pré-medicação, indução, manutenção e recuperação. A fase de pré-medicação é feita para que o paciente chegue ao ato cirúrgico calmo e relaxado.

Quais os sintomas depois de uma anestesia?

Os principais efeitos colaterais da anestesia geral são:
  • Náuseas e vômitos;
  • Tremores;
  • Dor muscular;
  • Sensação de tontura;
  • Boca seca/ dor na garganta/ rouquidão.

Artigo anterior
Como dar banho a um idoso?
Artigo seguinte
Qual o efeito colateral do zolpidem 10mg?