Como ocorre o trespasse?

Perguntado por: Érika Nogueira Matos  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Trespasse é o nome que se dá para o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial que se precisa, instrumentalizar a operação. No trespasse ocorre a transferência da titularidade do estabelecimento, o titular do estabelecimento antes do trespasse era tal, depois passou a ser outro.

Como é feito o trespasse?

O contrato de trespasse é o documento pelo qual se transfere a titularidade do estabelecimento em seu todo para uma outra pessoa, ou seja, o contrato de trespasse nada mais é que um contrato que regulamenta a compra e venda do estabelecimento comercial.

Quais são os requisitos do trespasse?

E, para que esta operação tenha eficácia perante terceiros (sociedade) são necessários três requisitos: Arquivamento na Junta Comercial do Estado, publicação no Diário Oficial e anuência dos credores.

O que se entende por trespasse?

Trata-se de um contrato oneroso de alienação/transferência do estabelecimento empresarial. O trespasse acarreta a transferência do conjunto de bens organizados pelo alienante ao adquirente, para que este, no lugar do primeiro, prossiga com a exploração da atividade empresarial. ...

Como evitar trespasse?

Para evitar a ineficácia do trespasse, bem como para administrar diretamente os passivos de algum modo ligados ao estabelecimento que passa a assumir, o adquirente costuma contratar com o alienante a assunção de todas as obrigações.

AGU Explica - Contrato de Trespasse

27 questões relacionadas encontradas

Como evitar sucessão empresarial?

Planejamento estratégico da sucessão

A primeira dica para evitar problemas de sucessão empresarial familiar é promover um planejamento estratégico, de modo a evitar problemas a curto e longo prazo. O ideal é que o processo sucessório tenha início quando a presença do fundador ainda é uma realidade na rotina da empresa.

Quais os efeitos do contrato de trespasse?

O contrato de trespasse produzirá efeitos entre as partes (alienante e adquirente) mesmo que não seja averbado na junta comercial, contudo para que venha a produzir efeitos perante terceiros deverá ser averbado na Junta Comercial e publicado na imprensa oficial, conforme disciplina o art. 1.144 do Código Civil.

O que significa o termo trespasse e quais as consequências?

O trespasse é a transferência do estabelecimento do patrimônio do empresário alienante que é o trespassante, para o patrimônio do empresário que esta adquirindo que é o trespassário. Tem por objetivo a sua venda todos os bens corpóreos ou incorpóreos.

O que é trespasse do estabelecimento comercial?

A transmissão definitiva de estabelecimento comercial por acto entre vivos denomina-se trespasse. 2. O trespasse de estabelecimento comercial deve ser formalizado por escrito.

O que significa aviamento e trespasse para fins de direito empresarial?

Aviamento é a potencialidade lucrativa do estabelecimento, ou seja, seu potencial de gerar lucro. A alienação do estabelecimento empresarial se instrumentaliza pelo contrato de trespasse, cujos efeitos perante terceiros exigem o correspondente registro na Junta Comercial.

Quais são os dois requisitos necessários para que o contrato de trespasse produza efeitos com relação a terceiros?

Além da necessidade de o contrato ser escrito, extrai-se da norma codificada que para a eficácia jurídica do contrato de trespasse perante terceiros, dois requisitos formais precisam ser cumpridos cumulativamente, quais sejam: (i) arquivamento[30] (embora o Código Civil tenha nominado como averbação) do contrato no ...

Quais as exigências da lei para que o trespasse ocorra fundamente sua resposta com o dispositivo legal?

Com fulcro na disposição legal do diploma civil, em seu Art. ... Em síntese, o trespasse efetivamente ocorre quando o estabelecimento deixa de integrar o patrimônio de um empresário e passa a ser objeto de direito de domínio de outro.

Quais os requisitos que precisam ser atendidos para que o trespasse seja eficaz perante terceiros?

1.145 do Código Civil, é requisito do trespasse, sem a qual a venda não surte efeitos perante terceiros. Caso os credores estejam de acordo com a alienação, ela será plenamente eficaz. Na hipótese de parte dos credores manifestarem aquiescência, somente em relação a esses, a princípio, o contrato será eficaz.

Quanto custa um contrato de trespasse?

Para fazer essa alteração é necessário o contrato de trespasse. Com o mesmo motivo, existe a necessidade da publicação do trespasse na imprensa oficial, indicando, pelo menos, o comprador, o vendedor, o estabelecimento e a data. No estado de São Paulo, essa publicação custa cerca de 2 mil reais.

Como fazer um trespasse comercial?

O trespasse deve ser concretizado através de um contrato escrito sem necessidade de se realizar uma escritura pública. Este documento deve conter a identificação do vendedor e do comprador do trespasse, bem como o custo total do mesmo e a forma de pagamento.

Qual a diferença do trespasse da compra e venda?

O objetivo no trespasse é a venda completa de bens, envolvendo também a atividade empresarial; já na cessão de quotas, o objetivo é a venda de participação societária.

O que é alienação do estabelecimento comercial?

A alienação do estabelecimento empresarial é negócio que, embora comum, suscita muitas dúvidas, especialmente no campo da responsabilidade. ... A venda do Estabelecimento se faz pelo negócio conhecido como trespasse, de trespassar, no sentido de transferir, negociar, passar à frente.

Quais são as condições de eficácia e as consequências jurídicas do trespasse?

CONDIÇÕES DE EFICÁCIA

Naturalmente, a alienação do estabelecimento não poderá prejudicar os credores que contam com este como um bem apto a satisfazer os créditos titularizados frente ao empresário alienante. ... Se este procedimento não for respeitado, uma consequência amarga para o alienante poderá se verificar.

Quais os efeitos do registro do contrato de trespasse de estabelecimento comercial quando registrado junto ao Cartório de Títulos e Documentos?

O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, só produzirá efeitos quanto a terceiros depois de AVERBADO à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, E de PUBLICADO na imprensa oficial.

Qual a responsabilidade do alienante do estabelecimento empresarial?

A alienação do estabelecimento comercial torna o adquirente solidariamente responsável (junto com o alienante) por todos os débitos relativos ao bem adquirido, desde que estas dívidas estejam regularmente contabilizadas.

Qual o conceito e os efeitos do aviamento no estabelecimento comercial?

Nesse contexto, o aviamento é a capacidade que um estabelecimento empresarial pode possuir para gerar lucros, sendo tradicionalmente considerado um atributo do estabelecimento empresarial, enquanto resultante da boa organização dos fatores de produção existentes no próprio estabelecimento.

Quando ocorre a sucessão empresarial?

Existe a sucessão, dentre outros casos, quando ocorre mudança na propriedade da empresa ou alguma alteração significativa na sua estrutura jurídica, sendo que a empresa continua utilizando-se dos serviços dos empregados da sucedida.

Quais os requisitos para a caracterização da sucessão empresarial?

A sucessão empresarial é um procedimento de passagem de poder e capital de uma empresa para outra empresa que, continuará executando as atividades da empresa anterior mesmo que com outra razão social.

Quando ocorre a sucessão de empresas?

Alguns exemplos de situações em que pode ocorrer a sucessão empresarial são esses: a transformação, fusão ou incorporação da companhia; venda do estabelecimento empresarial; alterações no quadro societário, entre outros.

Quais são os requisitos exigidos para eficácia plena do contrato de trespasse envolvendo usufruto e arrendamento?

Como visto acima, para que tenha validade perante terceiros, o trespasse, arrendamento ou usufruto do estabelecimento deve estar devidamente registrado perante os órgãos competentes, bem como, é imperioso que se dê publicidade ao negócio realizado, através da publicação na imprensa oficial.

Artigo anterior
Como fazer um exame de tireoide?
Artigo seguinte
Como montar um negócio com 300 reais?