O que é Cimento Portland de alto-forno?

Perguntado por: Lara Miriam Moreira Vieira  |  Última atualização: 10. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

Cimento CP-III (NBR 5.735) ou Cimento Portland de Alto-forno: tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos.

Quais são os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Por que se chama cimento Portland?

Origem do cimento Portland

Esta patente levou o nome de cimento Portland, o primeiro daquele que usamos até hoje. Para quem não sabe, o nome vem de um local. Tanto a cor quanto a durabilidade do material eram parecidas com as observadas nas rochas da ilha inglesa de Portland, homenageada no nome do cimento.

Qual é a diferença entre o cimento cp2 e cp4?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

O que é o cimento RS?

Para obras em ambientes agressivos, como redes de esgotos e de efluentes industriais, o Cimento Portland RS (resistente a sulfatos) é a melhor solução. Ele pode ser usado em todos os tipos de estruturas.

Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

O cimento é uma mistura formada por calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio e outros artefatos, que foi patenteada por um construtor inglês chamado Joseph Aspdin, com o nome de cimento Portland e é hoje um dos materiais mais utilizados pelo homem em todo o mundo, só perdendo para a água.

Quais os 5 tipos de cimento?

Os principais tipos de cimento
  1. Cimento CP I. Este cimento foi o primeiro lançado no Brasil. ...
  2. Cimento CP II-E. O CP II-E é ideal para obras com estruturas que apresentam desprendimento de calor moderado, ou que possam ser atingidas por sulfatos. ...
  3. Cimento CP II-F. ...
  4. Cimento CP III. ...
  5. Cimento CP IV.

Qual é o cimento mais forte?

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Qual é o cimento mais forte cp2 ou cp3?

Cimento CP III

É um cimento de alto forno e contém mais escória do que o Cimento CP II-E, ou seja, possui menor liberação de calor ao reagir com a água e alta resistência a ambientes mais agressivos.

O que significa CP III 32 RS?

O Cimento CP III 32 RS 50kg CSN é indicado para qualquer fase da obra (reboco, contra piso, concreto, vigas, colunas, etc), a resistência a sulfato (RS) garante melhor desempenho em ambientes agressivos como esgoto, chuva acida, maresia.

O que significa a letra F no cimento?

Esses números significam o tipo: I – simples, II – composto, III – de alto forno, IV – pozolânico e V – de alta resistência inicial. Além disso, a adição também é representada no nome. Sempre com uma letra, são divididas em: F – filler, E – escória, Z – pozolana e S – com adição.

Qual tipo de cimento Portland mais usado?

Cimento Portland CP II

Esse é o tipo mais comum, responsável por 70% do cimento encontrado no mercado. Ele libera menos calor em contato com a água. Isso porque, conta com maior adição de outros materiais. Assim, pode ser usado em construções e estruturas em geral.

O que é um cimento pozolânico?

O cimento Portland pozolânico é aquele que em sua composição permite a adição de até 50% de pozolanas. O nome das pozolanas, por sua vez, vem de rochas vulcânicas encontradas na região de Pozzuoli, perto do monte Vesúvio, no sul da Itália. Quando misturadas com cal, essas rochas, moídas, se transformam em cimento.

Qual a matéria prima do cimento Portland?

Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré- homogeneização.

O que significa CP 2 e 32?

Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.

Onde é aplicado o cimento Portland?

Insubstituível em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peças de mobiliário urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificações, em pontes, tubos de concreto ou telhados.

Qual é o cimento que tem a secagem mais rápida?

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

O que significa cp2 no cimento?

O cimento CP II-E é considerado um produto intermediário entre os modelos Comum e Aditivado. Seu uso se dá principalmente em obras nas quais seja requerida uma liberação de calor razoavelmente lenta. A escória de alto forno presente na composição deste cimento garante a ele menor calor para hidratação.

Qual é o cimento de secagem rápida?

Cimento Nacional. O CP II-E-32 (Secagem Rápida) da Brennand Cimentos tem baixo teor de adição e é composto por escória de alto-forno que lhe garante resistência inicial superior e coloração escura.

O que colocar no cimento para ficar mais forte?

Aditivo para Concreto Super Grout

A principal função do Super Grout é tornar o concreto mais fluido, de modo a aumentar sua trabalhabilidade. Ele também diminui a necessidade de água na hora do preparo do concreto, tornando a massa ainda mais resistente que o normal.

Qual o melhor cimento hoje?

Melhores marcas de cimento e tipos indicados por aplicação
  • Cimento Portland Comum (CP I)
  • Cimento Portland Composto (CP II)
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)

Qual melhor tipo de cimento para contrapiso?

O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-Z-32.

Qual o cimento mais usado no Brasil?

1 – Cimento Portland comum (CP I)

O cimento Portland comum é o tipo de cimento mais produzido e utilizado no mundo, adequado para todas as construções de concreto em geral.

O que significa CP II e 40?

Indicado para canal concreteira, o CP II-E-40 possui alta resistência final, baixa demanda de água no concreto e maior compatibilidade com aditivos. Um cimento com excelente performance, produzido com o mais rígido controle acarretando na menor variação do mercado.

Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?

Cimento CP-II

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento Portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento Portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento Portland com adição de material carbonático – fíler.

Artigo anterior
Como ocorre a transferência de genes de uma espécie para outra?
Artigo seguinte
O que é uma dificuldade de aprendizagem?