São fatores de risco para iatrogenias na administração de medicamentos?
Perguntado por: David Araújo de Teixeira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)
Entre alguns dos fatores que levam a ocorrência de iatrogênia na medicação, foram detectados erros com relação à prescrição, dose, horário, omissões, administração de medicamentos não autorizados, paciente errado e falhas de comunicação.
Quais são os tipos de iatrogenia?
Podem ser considerados dois tipos de iatrogenia: iatrogenia de ação, ou decorrente da ação médica, e iatrogenia de omissão, relacionada à falta de ação do médico. As iatrogenias ocorrem em todas as fases do ato médico, desde a relação com o paciente, passando pelo diagnóstico, tratamento, até a prevenção das doenças.
Como evitar iatrogenias?
- Administração de cuidados. ...
- Equipe geriátrica interdisciplinar. ...
- Consulta farmacêutica. ...
- Unidades de cuidados agudos para idosos. ...
- Diretivas avançadas.
O que é iatrogenia em enfermagem?
A palavra iatrogenia provém do grego e se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente(1).
O que é iatrogenia em Farmacologia?
O que é Iatrogenia:
Em farmacologia, iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos.
Aula 2: Iatrogenias (ATSM17)
O que é iatrogenia exemplo?
São os exemplos mais comuns de fontes de iatrogenia as interações medicamentosas, os efeitos adversos de medicamentos, a utilização indiscriminada de antibióticos (o que leva à resistência das bactérias), quimioterapias e radioterapias (queda capilar, anemia, náuseas, etc.), infecções, dentre outros.
O que são traumas Iatrogênicos?
Costumamos usar a expressão lesão iatrogênica, como uma lesão causada de forma não intencional por um tratamento médico. O dano causado por uma doença ou trauma, não é uma lesão iatrogênica, mesmo que a doença ou o trauma poderia ter sido aliviado por tratamento médico.
Como evitar as iatrogenias na enfermagem?
- Formação e atuação da EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional)
- Orientar e disseminar as boas práticas para toda a equipe que lida diretamente e indiretamente na assistência nutricional.
Quais são os erros mais comuns na enfermagem?
- 1 – Erros na administração de medicação. ...
- 2 – Falta de atenção com os prontuários. ...
- 3 – Abrir mão dos cuidados básicos e não seguir as listas de verificação/ POP – Procedimento Operacional Padronizado. ...
- 4 – Erros de Comunicação. ...
- 5 – Esquecer-se das medidas de segurança.
O que é imprudência na área da enfermagem?
2) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu”.
Como prevenir a imobilidade do paciente?
As intervenções fisioterapêuticas em pacientes acamados podem diminuir as mudanças fisiológicas desfavoráveis, que são geradas pela imobilidade. A hidratação adequada e atividades físicas diárias são algumas das medidas que podem prevenir descondicionamento musculoesquelético e complicações da pele.
Qual é a via de administração mais rápida?
1) Via Parenteral
A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.
Por que os idosos têm maior risco de iatrogenia?
A iatrogenia medicamentosa é especialmente preocupante na população idosa, pois conforme envelhecemos, algumas alterações que normalmente ocorrem no nosso corpo fazem com que determinados medicamentos possam gerar mais efeitos danosos.
O que é iatrogenia em idosos?
Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem uma meta da pessoa afetada.
Quais são os erros médicos?
Erros médicos podem ser classificados em três tipos: negligência (quando resultam de falta de atenção e cuidado), imperícia (quando o médico não é totalmente capacitado para realizar o tratamento que gerou o erro) e imprudência (médico opta, precipitadamente, por procedimento não indicado e não comprovado ...
Quais são os sete erros da enfermagem?
Erros intencionais e não intencionais devem envolver: droga errada, paciente errado, medicação errada, dose errada, via de administração errada, horário errado, local errado de administração, medicação não prescrita, dose extra e medicações incompatíveis. Ambos os erros envolvem uma falha ao administrar o medicamento.
Quais são os 7 certos da enfermagem?
- Medicação certa.
- Paciente certo.
- Dose certa.
- Via certa.
- Horário certo.
- Registro certo.
- Ação certa.
- Forma farmacêutica certa.
Quais são as principais falhas cometidas pelos profissionais da enfermagem na comunicação?
Faltam informações. A maior causa de erros não foi a transmissão de mensagens erradas, mas a omissão de informações. No levantamento, 27% das falhas de comunicação aconteceram porque uma das pessoas envolvidas deixou de informar dados ou relatar situações essenciais.
Como prevenir a internação da pessoa idosa?
Programas de atenção ao idoso
Uma das melhores maneiras para reduzir o índice de hospitalização de idosos é manter um programa de atenção e conscientização direcionado a todos os beneficiários que completaram 60 anos, mesmo aqueles que apresentam boas condições de saúde.
O quê negligência na enfermagem?
− Negligência: é a falta da atenção devida, resultado da omissão do indivíduo (profissional), assim como a passividade em uma situação que origina determinado resultado, sendo que era esperado dele a realização de alguma ação.
O que é Impericia na enfermagem?
A imperícia reveste-se da falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição. Trata-se, portanto, de uma atitude comissiva (de cometer ou agir) por parte do profissional, expondo o cliente a riscos e com a possibilidade de acometimento danoso à integridade física ou moral(9).
O que é um trauma contuso?
contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.
O que é uma ferida traumática?
De acordo com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, versão 2.0, a ferida traumática consiste numa “solução de continuidade inesperada de tecido na superfície do corpo, associada a lesão mecânica devido a agressão ou acidente; lesão irregular da pele, mucosa ou tecido, tecido doloroso e magoado, ...
O que é iatrogenia na psicologia?
Segundo o Wikipedia, "Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico. Contudo, o termo deriva do grego iatros (médico, curandeiro) e genia (origem, causa), pelo que pode aplicar-se tanto a efeitos bons ou maus.
Quais os sintomas de iatrogenia?
Os efeitos iatrogênicos mais frequentemente observados são infecções de pele, problemas gastrointestinais, dores, hipoglicemia, insuficiência renal, hipocalemia (diminuição de potássio no sangue) e reações alérgicas (urticária, asma ou choque anafilático).
O que um psicólogo pergunta em uma consulta?
Como fazer uma declaração de guarda de menor?