São exemplos de catacrese?

Perguntado por: Jorge André de Melo  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Exemplos de catacreses
  • Dente de alho.
  • Cabeça do prego.
  • Maçã do rosto.
  • Asa da xícara.
  • Céu da boca.
  • Fio de azeite.
  • Pele do tomate.
  • Boca do túnel.

São exemplos de catacrese resposta?

São exemplos de catacrese: a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto. ... Catacrese é a figura de palavra em que se utiliza uma palavra imprópria na ausência de outra específica. Assim: o alfinete não tem cabeça, não pode existir concretamente um fio de óleo, bem como um texto não tem corpo.

O que é catacrese é um exemplo?

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de sentido. Observe mais alguns exemplos dessa figura de palavras: O bico do bule estava sujo.

São exemplos de catacrese * 5 pontos?

Exemplos de catacrese no dia a dia
  • A cabeça do alfinete;
  • O dente de alho;
  • O pé da mesa;
  • A maçã do rosto;
  • O braço da cadeira;
  • A batata da perna;
  • O pé da cama;
  • O céu da boca;

Como identificar catacrese em uma frase?

Basicamente, a catacrese é um empréstimo de palavras. Toma-se, por exemplo, a “manga da camisa”. A palavra manga não está empregada da forma como seu sentido real é sabido e compreendido. Entretanto, não existe outra palavra para referir-se àquela parte de uma roupa.

?Figura de Linguagem: Catacrese [Prof. Alda]

30 questões relacionadas encontradas

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

Como identificar figuras de linguagem?

Dependendo da sua função, elas são classificadas em:
  1. Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. ...
  2. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. ...
  3. Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase.

O que é metáfora é de 5 Exemplos?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

O que é uma personificação exemplos?

O que é a Personificação:

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

Qual é a diferença de catacrese e metáforas?

Diferença entre catacrese e metáfora

Enquanto a metáfora é uma comparação implícita e que produz um sentido figurado por vontade do falante ou do autor de um texto, a catacrese só acontece porque não há em nosso idioma outra maneira de transmitir uma mensagem.

O que é Catacrese resposta?

A catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma. Para isso, usa-se um termo já existente, mas em outro contexto, tomando seu sentido original emprestado para fazer a analogia.

O que é prosopopéia é um exemplo?

O que é Prosopopeia:

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

Como identificar uma personificação?

Muito comum em obras literárias, a personificação consiste na atribuição de conceitos, histórias e características humanas (físicas ou sentimentais) a animais ou a objetos inanimados. Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado.

O que é Sinestesia e exemplos?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)

O que significa personagens personificados?

Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.

Quais os tipos de metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Desse modo, existem metáforas impuras (mais simples, por serem diretas) e puras (mais complexas, por serem indiretas).

O que é metalinguagem e exemplos?

A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.

Como saber se uma frase é metáfora?

Entendemos por metáfora a palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.

Como identificar figuras de linguagem em poemas?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Como são classificadas as figuras de linguagem?

As figuras de linguagem costumam ser classificadas em figuras de som, figuras de construção e figuras de palavras ou semânticas.

Quais são as figuras de linguagem mais comuns?

11 Figuras de Linguagem mais cobradas em provas
  1. 1 – Metáfora. A gente usa metáfora para fazer uma comparação sem deixar o elemento comparativo evidente na frase. ...
  2. 2 – Metonímia. ...
  3. 3 – Sinestesia. ...
  4. 4 – Antítese. ...
  5. 5 – Paradoxo. ...
  6. 6 – Eufemismo. ...
  7. 7 – Hipérbole. ...
  8. 8 – Ironia.

O que é uma coisa ambígua?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

Como saber ambiguidade?

Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.

Qual é o exemplo de Hiperbole?

Exemplos de hipérbole

No cotidiano, usamos hipérboles como: Faz uma hora que estou esperando esse ônibus. Quando, na verdade, o enunciador dessa frase está no ponto de ônibus há apenas cinco minutos. Já falei um milhão de vezes que não quero que você faça isso, meu filho!

Artigo anterior
Como esvaziar o drive do celular?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de Dama da Noite?