São contra-indicações absolutas para terapia em piscina?

Perguntado por: Nuno Enzo de Assunção  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

Contudo temos as contraindicações, devemos estar atentos em alguns quesitos como: Lesões ou problemas dermatológicos, micoses e infecções genitais; Pacientes com cateteres e sondas; Cardiopatias graves; Incontinência urinária ou fecal; Capacidade vital reduzida; Febre alta; Doenças sistêmicas; Hipotensão e hipertensão ...

Quais são as contra indicações da hidroterapia?

Como qualquer prática, a hidroterapia tem contraindicações: pacientes com problemas de pele, com sintomas de trombose venosa profunda, com incontinência urinária e fecal, com pressão arterial descontrolada, devem evitar a técnica.

Quem não pode fazer fisioterapia aquática?

Apesar de todos os seus benefícios, a hidroterapia também tem contraindicações, como nos casos de:
  • lesões ou problemas dermatológicos;
  • cardiopatias graves;
  • incontinência urinária ou fecal;
  • capacidade vital reduzida;
  • febre alta;
  • doenças sistêmicas;
  • hipo e hipertensão descontroladas;
  • traqueostomia;

Quais são algumas das contraindicações comuns que podem impedir um paciente de iniciar a reabilitação aquática?

Algumas contraindicações são absolutas, como incontinência intestinal ou urinária não controlada, doenças infecciosas, hiperten- são não controlada ou se a mulher estiver menstruada sem proteção interna.

Quais as contraindicações da fisioterapia?

Contraindicação: processos infecciosos ou inflamatórios agudos musculares e articulares, quadro álgico significativo, em casos extremos, quando o exercício ativo implica em risco de morte para o paciente.

BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as indicações e Contra-indicações da hidroterapia?

As infecções respiratórias como tuberculose ativa, resfriados e infecções virais que ocorrerá a probabilidade de partícula respiratória ficarem suspensa o uso da terapia aquática deve ser contra indicado. Erupções cutâneas - Feridas abertas, áreas hemorrágicas e outras erupções cutâneas são contra-indicações relativas.

Quais são as indicações da hidroterapia?

8 patologias tratadas com o auxílio da hidroterapia
  1. Tendinite. A hidroterapia auxilia no tratamento da tendinite com o objetivo de aliviar a dor. ...
  2. Lesões articulares. ...
  3. Problemas de coluna. ...
  4. Pós-operatórios. ...
  5. Reumatismos. ...
  6. Disfunções neurológicas. ...
  7. Fibromialgia. ...
  8. Osteoporose e artrite.

Quando a hidroterapia não é indicada?

Contudo temos as contraindicações, devemos estar atentos em alguns quesitos como: Lesões ou problemas dermatológicos, micoses e infecções genitais; Pacientes com cateteres e sondas; Cardiopatias graves; Incontinência urinária ou fecal; Capacidade vital reduzida; Febre alta; Doenças sistêmicas; Hipotensão e hipertensão ...

Quem teve AVC pode fazer hidroterapia?

Dentre as formas de tratamento pós-AVC, destaca-se a Fisioterapia Aquática, conhecida como hidroterapia, pois nesta situação, a qual é necessária pouca ou nenhuma sustentação de peso, ou quando há inflamação, dor, retração, espasmo muscular e limitação da amplitude de movimento, que podem de maneira isolada ou conjunta ...

Como deve ser uma piscina de hidroterapia?

Acreditamos que piscina ideal para hidroterapia seja a de formato retangular, pois esse formato é o que proporciona um maior aproveitamento do espaço para a realização das atividades terapêuticas. Deve possuir fundo removível para que a profundidade seja ajustada de acordo com a altura do paciente.

Como se chama fisioterapia na piscina?

A fisioterapia aquática é um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentadas no movimento humano.

Qual a diferença entre hidroterapia e fisioterapia aquática?

É Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática? Esta dúvida é muito comum. Hidroterapia é um termo amplo, sendo Fisioterapia Aquática o termo correto para a prática. Vale lembrar que a Fisioterapia Aquática deve ser realizada sempre por um Fisioterapeuta, em clínicas especializadas.

Quem não pode fazer hidroginástica?

Restrições. Doenças renais e cardiopulmonares, radioterapia, epilepsia, entre outras condições especiais de saúde podem tornar a prática contraindicada. Por isso, como em todo esporte, é muito importante uma avaliação médica antes de se inscrever na aula de hidroginástica.

O que é hidroterapia na piscina?

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

Quem pode fazer hidroterapia?

A Hidroterapiaé uma atividade da fisioterapia que utiliza diferentes combinações de exercícios na piscina com o objetivo de melhorar ou recuperar a sua saúde física. O fisioterapeuta é o profissional especializado que orientará o seu tratamento.

Quem pode praticar hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para uma ampla gama de pessoas, desde atletas em processo de recuperação até idosos que buscam um exercício seguro e eficaz. Portanto, a modalidade é recomendada para os seguintes casos: Reabilitação pós-cirúrgica.

Quem tem pressão alta pode fazer hidroterapia?

As condutas dos artigos analisados contavam com: aquecimento, alongamento, exercícios e relaxamento. Conclusão: a hidroterapia é um tratamento eficaz e alternativo no tratamento não farmacológico de hipertensão arterial.

Qual o tipo de fisioterapia para quem teve AVC?

Os principais exercícios de fisioterapia para AVC são aqueles que estimulam o movimento de punhos e antebraço, articulação dos joelhos e sola dos pés. Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um.

Qual é o melhor exercício para quem teve AVC?

Faça alongamentos com frequência. Esse tipo de exercício pode ser doloroso para quem passou por um AVC. Mas são importantes, porque auxiliam na manutenção do movimento e ganho de amplitude. Afinal é importante diminuir o tônus muscular e recuperar a mobilidade total.

Quem tem trombose pode fazer hidroterapia?

As únicas contraindicações para fisioterapia aquática são doenças de pele, especialmente as que se apresentam com feridas, incontinência urinária e trombose. Nesse caso, a pressão feita pela água sobre o corpo pode favorecer o deslocamento de um trombo e causar problemas sérios de saúde.

Quem tem epilepsia pode fazer hidroterapia?

É importante destacar que essa atividade não é indicada para indivíduos que possuem patologias que são transmitidas pela água, pessoas que apresentem febre a partir dos 38 graus, pacientes com histórico de epilepsia ou insuficiência cardíaca.

Qual é a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?

Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a hidroterapia é um recurso da fisioterapia, para tratamento de diversas doenças.

Quais são os efeitos fisiológicos da hidroterapia?

Entretanto, mesmo com a ressalva, foi possível determinar fortes e moderadas evidências para efeitos positivos da hidroterapia na dor, no aumento da mobilidade articular e força muscular, na melhora da funcionalidade e do equilíbrio e no aumento do condicionamento físico.

Quanto tempo dura a hidroterapia?

A Duração do Tratamento no início é de 5 à 10 minutos e no avançado, máximo 30 minutos.

Artigo anterior
Quais foram os eventos de extinção em massa?
Artigo seguinte
Qual o ano é o fato que marcou o início e o fim da Idade Moderna?