São consideradas cláusulas abusivas portanto nulas de pleno direito àquelas que?

Perguntado por: Diogo Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

São consideradas cláusulas abusivas as que assinale a alternativa incorreta?

São consideradas cláusulas abusivas as que: (assinale a afirmativa incorreta) estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor. ... Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca dos direitos do consumidor.

É correto afirmar que as cláusulas abusivas são nulas de pleno direito é que essa nulidade absoluta não pode ser reconhecida de ofício pelo juiz?

A nulidade é uma sanção aplicada ao nos depararmos com uma cláusula abusiva, e a súmula retrata a respeito das cláusulas abusivas, onde não será permitido o juiz conhecer de oficio à abusividade das cláusulas, logo será proibido que o juiz pronuncie de ofício a nulidade prevista na lei 8.078/90 em seu artigo 51.

Como identificar cláusulas abusivas?

Destaca-se como abusiva a cláusula que impossibilita, exonera ou atenua a responsabilidade do fornecedor; a que estabelece a inversão do ônus da prova em desfavor do consumidor; a que deixa ao fornecedor a opção de concluir ou não o pacto, mesmo obrigando o consumidor; a que permite ao fornecedor variar o preço ...

Quando uma cláusula se configura como abusiva ela é considerada nula de pleno direito?

“no regime jurídico do CDC, as cláusulas abusivas são nulas de pleno direito porque contrariam a ordem pública de proteção ao consumidor.

Direito sem Barreiras: Cláusulas Abusivas nos Contratos de Relação de Consumo: Nulas de Pleno Dir.

22 questões relacionadas encontradas

O que é uma cláusula nula de pleno direito?

São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

O que é nulo de pleno direito?

A nulidade de pleno direito, ou absoluta, é aquela que implica a invalidade do ato nulo, sem que haja possibilidade de saneamento e convalidação do mesmo.

O que diz o artigo 35 do Código do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são as penalidades e sanções das cláusulas abusivas?

As sanções específicas referentes às cláusulas abusivas, que são a nulidade de pleno direito ou nulidade absoluta, podem e devem ser impostas de ofício pelo magistrado, quando este reconhecer a abusividade de tais cláusulas, de forma que não precisa ocorrer o pedido de nulidade por parte do consumidor, ou seja, o ...

O que é uma prática abusiva?

As práticas abusivas são aquelas ações feitas por empresas que violam os direitos e colocam os clientes em situação de desvantagem. Fica caracterizado o abuso em práticas que podem induzir o consumidor ao erro ou engano, quando ele adquire produtos e serviços por pressão ou trapaça.

São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que UNIP?

Pergunta 8 Resposta Selecionada: e. Respostas: a. b. c. d. e. Feedback da resposta: São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que: I- estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade.

São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que passei direto?

· Pergunta 10 0 em 0,5 pontos São nulas de pleno direito, as cláusulas contratuais que: Resposta Selecionada: d. Estabeleçam a inversão do ônus da prova em favor do consumidor. ... Concedam ao consumidor a opção de reembolso da quantia já paga.

São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que estudos disciplinares?

· Pergunta 10 0,5 em 0,5 pontos São nulas de pleno direito, as cláusulas contratuais que: Resposta Selecionada: e. Possibilitam a renúncia do direito à indenização por benfeitorias necessárias.

Não são consideradas abusivas as cláusulas que estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor?

São nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor, bem como anuláveis as que determinem a utilização compulsória da arbitragem.

É considerada vantagem exagerada?

51, § 1º, do CDC, presume-se vantagem exagerada, entre outros casos, a vantagem que: (I) ofende os princípios fundamentais do sistema jurídico a que pertence; (II) restringe direitos ou obrigações fundamentais inerentes à natureza do contrato, de tal modo a ameaçar seu objeto ou o equilíbrio contratual; e (III) se ...

Quais são os contratos de adesão?

Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.

Qual o prazo para reclamar a eventual abusividade de uma cláusula contratual?

Prescrição para pedir anulação de cláusula abusiva em seguro de vida é de um ano e não atinge fundo de direito. É de um ano o prazo prescricional para a propositura de ação que busca o reconhecimento de nulidade de cláusula contratual que estabelece reajuste dos prêmios de acordo com a faixa etária do segurado.

O que é a cláusula de não indenizar?

A cláusula de não indenizar, ou limitativa de responsabilidade, é a disposição contratual que afasta as consequências normais da inexecução de uma obrigação, de modo a liberar ou limitar o devedor da obrigação de um dano.

O que é uma cláusula leonina por quê?

O contrato leonino é o contrato que favorece abusivamente uma das partes, em prejuízo da outra. Em outras palavras, é o contrato que impõe vantagens excessivas a uma das partes, em detrimento da outra parte na relação contratual.

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

O que diz o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor?

22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

O que é um ato nulo?

Os atos nulos são aqueles que não gozam da aptidão para a produção de efeitos jurídicos. É, portanto, inválido significando que a decisão será também ineficaz.

Qual é a diferença entre nulidade e anulabilidade?

A nulidade se declara para negócios existentes, embora padeça de vícios insanáveis em alguns de seus elementos estruturais ou essenciais. ... Em relação à anulabilidade, eis que ela ocorre quando há um vício na vontade.

São nulas de pleno direito as cláusulas que autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente ainda que igual direito seja conferido ao consumidor?

São nulas de pleno direito as cláusulas que autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, ainda que igual direito seja conferido ao consumidor. ... São válidas as cláusulas que obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrança de sua obrigação se igual direito lhe for conferido contra o fornecedor.

Artigo anterior
O que são os saberes docentes?
Artigo seguinte
Qual é o correto segue anexo ou em anexo?