São características químicas de um princípio ativo bem absorvível?
Perguntado por: Flávio Pacheco Leal | Última atualização: 28. Februar 2022Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)
Características químicas de uma droga bem absorvível: a. Lipossolúvel, baixo peso molecular, ionizada, apolar b. ... Hidrossolúvel, alto peso molecular, ionizada, polar d. Lipossolúvel, baixo peso molecular, não ionizada, apolar e.
O que são substâncias Lipofilicas?
Os fármacos lipofílicos são mais absorvido, porque as membrana plasmáticas possuem bicamadas lipídicas. A maioria passa por difusão passiva (não gasta ATP), ocorre de maior concentração para menor concentração. ... Quando ocorre ionização o fármaco se tornar mais hidrofílico, e para ser absorvido tem quer ser lipofílico.
Que características físico-químicas favorecem a absorção de um fármaco?
Solubilidade: capacidade da substância de se dissolver em outro meio. Peso molecular: quanto menores forem as moléculas das substâncias que compõem o medicamento, mais rápida será a absorção. ... pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.
Quais são as características do paciente que influenciam a absorção de medicamentos?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Quais são os fatores que influenciam a biodisponibilidade?
O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco.
Características de ácidos e bases
O que é a biodisponibilidade de um medicamento?
Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
O que poderá influenciar a biodisponibilidade de um mineral?
A biodisponibilidade de minerais, vitaminas e polifenóis são influenciados pela taxa de absorção intestinal, a qual depende do teor do elemento, da matriz alimentar, da forma química do composto e do processamento do alimento. Interações nutriente-nutriente também podem ser promotoras ou inibidoras d absorção.
Quais são os fatores que influenciam no efeito dos medicamentos?
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
Quais os fatores que podem interferir na dosagem de medicamentos?
- Composição genética. ...
- Idade.
- Tamanho do corpo.
- O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais. ...
- Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
- Presença de doenças (como doença renal ou hepática)
Quais as formas do processo de absorção de um fármaco?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.
Como as propriedades físico-químicas afetam a atividade farmacológica?
As propriedades físico-químicas da molécula de um fármaco são determinantes no que diz respeito à sua capacidade de induzir um efeito biológico particular. Isto implica que existe uma relação entre as propriedades físico-químicas do fármaco e sua atividade biológica.
Quais as principais características físico-químicas de fármacos para que o mesmo possua boa atividade farmacológica?
Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.
Quais as características químicas mais importantes que um fármaco deve apresentar?
Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação.
O que é biotransformação na farmacocinética?
Conceitua-se biotransformação como toda alteração química que os fármacos sofrem no organismo, o que geralmente ocorre por processos enzimáticos. Metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece no corpo. ... O principal órgão metabolizador, sem dúvidas, é o fígado.
O que é ionização de um fármaco?
A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles.
Qual o principal objetivo da biotransformação?
O principal objetivo da biotransformação é tornar os compostos suficientemente ionizáveis para viabilizar sua excreção, e iniciar a eliminação de um composto estranho ao organismo (BIDLACK; BROWN; MOHAN, 1986).
Quais são os fatores que determinam a escolha de um medicamento?
A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...
Quais são os tipos de ação dos medicamentos?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
Quais alimentos prejudicam a biodisponibilidade dos minerais?
Por exemplo, chás mate e preto contêm taninos, que prejudicam a absorção do ferro. Evite ingeri-los próximos das principais refeições, pois é quando ingerimos maior aporte deste nutriente (no feijão, carnes e vegetais de folhas escuras).
Quais são os fatores que podem influenciar na biodisponibilidade do ferro?
Dentre os fatores dietéticos4 que afetam a biodisponibilidade do ferro, devem ser citados os fitatos, oxalatos, polifenóis, cálcio, zinco, carbonatos e fosfoproteínas, que são inibidores da sua absorção no lúmen intestinal.
Quais são os elementos facilitadores da biodisponibilidade dos nutrientes?
- Lactose / Taninos.
- Fitatos / Carbonatos.
- Cálcio / Oxalatos.
- Lactose / Acido Ascórbico.
- Polifenois.
O que é a biodisponibilidade?
Que pode ser absorvido pelo organismo (ex.: nutrientes biodisponíveis).
Qual a importância da biodisponibilidade de um fármaco?
A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA
No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.
O que é biodisponibilidade Como podemos definir tempo de meia vida?
Meia Vida. A meia-vida de eliminação sistêmica é um parâmetro importante que expressa o tempo necessário para reduzir a concentração de um fármaco na circulação sistêmica pela metade. É calculado a partir da depuração sistêmica e do volume de distribuição.
Quais as características físico-químicas de um fármaco que interferem diretamente em seu comportamento no organismo?
Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo. Fármacos com característica lipossolúvel tendem a sofrer melhor absorção, enquanto que os hidrossolúveis são facilmente excretados.
Onde cai o Garantia-safra 2021?
Qual a primeira maior dor?