Como se dirigir a um delegado?

Perguntado por: Dinis Enzo Pinheiro Valente  |  Última atualização: 10. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)

Tratamento formal: Ao se dirigir a um Delegado de Polícia Civil, é recomendado utilizar o tratamento formal, como "Senhor Delegado" ou "Doutor Delegado".

Como se dirigir a delegado de polícia?

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA (DISTRITO, BAIRRO, CIDADE e ESTADO)

Qual o pronome de tratamento para delegado?

Até hoje, freqüentemente nós Delegados de Polícia recebemos ofícios, petições de advogados, requerimentos diversos, enfim, todo tipo de documento, até mesmo de associação de moradores de bairro, onde somos tratados por "Vossa Senhoria".

Tem que chamar delegado de doutor?

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Como o advogado deve chamar o delegado?

A celeuma foi criada pelo artigo 3º da apelidada “lei das excelências”, ao estabelecer que ao cargo de delegado de polícia — privativo de bacharel em Direito — deve ser dispensado o mesmo “tratamento protocolar” recebido por magistrados, defensores públicos, membros do Ministério Público e advogados.

COMO É O PLANTÃO DE UM DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL

42 questões relacionadas encontradas

É obrigatório chamar juiz de excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

Quando se usa ilustríssimo senhor?

A ele corresponde o tratamento Vossa Excelência. 7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Quando é que se diz Sua Excelência?

Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.

Como chamar um policial civil?

Em caso de emergência o usuário deve discar "190".

Como é que chama o delegado?

Segundo as regras do manual de Comunicação Oficial do GDF, o tratamento correto para se chamar um delegado é Vossa Senhoria. Informalmente, outro erro comum é chamar delegado de doutor.

Qual a autoridade de um delegado?

A Constituição diz que o Delegado é a única autoridade policial responsável pela condução e orientação de investigações criminais. Saiba mais sobre como as funções e responsabilidades do Delegado são garantidas por lei.

Quem manda mais um delegado ou um coronel?

Quem manda mais um delegado ou um coronel? O Delegado de Polícia é o cargo de maior hierarquia dentro da Polícia Civil e da Polícia Federal, devendo emitir ordens e determinações para os demais policiais subordinados.

É correto usar vossa?

Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa.

Qual a diferença entre Vossa Excelência é Vossa Senhoria?

Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

Quando se usa Ilmo e Exmo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

O que usar no lugar de ilustríssimo?

2 altivíssimo, briosíssimo, digníssimo, excelentíssimo, nobríssimo, sublimíssimo.

Para quem se usa Dignissimo?

1. Merecedor, credor, benemérito. 2. Brioso; pundonoroso; honrado; correcto .

Como tratar autoridades municipais?

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2. No caso de cidadã ou cidadão comum cujo cargo não precisa estar em destaque, o vocativo deverá ser composto pelo pronome de tratamento seguido pelo nome da destinatária ou do destinatário ou por um adjetivo seguido pelo pronome de tratamento.

Pode chamar juiz de você?

Pode chamar juiz de você? Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”.

Qual a forma correta de chamar um advogado?

Desta forma, conclui-se que os advogados são doutores por excelência, doutores porque a lei assim os instituiu, e até que haja uma legislação que o revogue tal concepção, continuaram a serem 'doutores da lei por excelência'.

Como devo me dirigir a um juiz?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

Quem tem poder acima do juiz?

Os Desembargadores revisam as decisões dos Juízes, eles são a 02ª instância do Poder Judiciário, atuando em Tribunais.

Quem tem mais poder que um juiz?

Sobre uma suposta hierarquia, juridicamente não existe um superior ao outro, mas o fato é que no imaginário popular é “mais importante” quem decide. Realmente, a função de decidir é muito digna e importante, uma das mais relevantes no plano terreno.

Como a testemunha deve chamar o juiz?

Portanto, como regra, sendo um adjetivo, ele deve estar sempre acompanhando de um substantivo. Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente.

Artigo anterior
Qual foi a região do Brasil que recebeu mais escravos?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o frio na Rússia?