São características que os cimentos obturadores devem possuir?

Perguntado por: Telmo Luís de Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

Características ideais dos cimentos obturadores
  • Deve ser pegajoso ao ser misturado, fornecendo boa adesão entre os cones e as paredes do canal.
  • Deve proporcionar uma vedação hermética.
  • Deve ser radiopaco.
  • As partículas de pó devem ser muito pequenas para serem facilmente misturadas com o líquido.

Quais são 3 requisitos de um material obturador ideal?

FISHER (1927) enfatizou que um material obturador ideal de canais radiculares deveria preencher os seguintes requisitos: selar hermeticamente o canal radicular; não ser irritante aos tecidos; não sofrer alteração dimensiona/após o endurecimento; ser passível de esterilização; ser insolúvel e impermeável aos fluídos ...

São requisitos de um material obturador?

Os materiais OBTURADORES de canais devem, de acordo com GROSSMAN (1974), apresentar as seguintes propriedades:
  • Deve ser fácil de ser introduzido no canal radicular.
  • Deve obliterar o canal, tanto lateral como apicalmente.
  • Depois de inserido, não deve apresentar contração.
  • Deve ser impermeável à umidade.

Qual a consistência que a maioria dos cimentos obturadores em Endodontia deve ter?

Como se trata de um produto pó líquido é necessário manipular e sua consistência é espessa dificultando o escoamento do cimento e, com isto, um adequado preenchimento do conduto, proporcionando maiores índices de infiltração, além de provocar manchas no dente devido a sua composição.

Quais são os materiais obturadores?

Os materiais obturadores utilizados em endodontia podem ser agrupados em duas categorias: materiais em estado sólido - cones de guta-percha e cones de resina; e materiais em estado plástico - cimentos à base de óxido de zinco e eugenol; cimentos à base de resinas plásticas; cimentos à base de hidróxido de cálcio; ...

Cimentos Endodônticos - Materiais Obturadores | Resumos de Odonto

38 questões relacionadas encontradas

O que é conduto com material obturador?

Obturar o canal radicular significa preenchê-lo em toda a sua extensão com um material inerte e anti-séptico, obtendo assim o selamento o mais hermético possível daquele espaço, de modo a não interferir e, se possível, estimular o processo de reparo apical e periapical, que deve ocorrer após o tratamento endodôntico ...

O que é o cimento obturador?

O cimento endodôntico é um material obturador cujas propriedades físico-químicas são fundamentais para que o objetivo final da terapia endodôntica seja alcançado.

Qual o melhor ponto da maioria dos cimentos Endodonticos?

Para Cohen e Hargraves (2007), o cimento endodôntico padrão ouro deveria ter alta adesividade às paredes do canal, ter uma força coesiva, ser insolúvel em fluidos teciduais e saliva, biocompatibilidade, alto poder de escoamento, ser reabsorvível, não agressor aos tecidos periapicais e ter uma atividade antimicrobiana ...

Qual cimento endodôntico usar?

Os cimentos de resina foram desenvolvidos para serem utilizados em vez de óxido de zinco eugenol, melhorando assim o selamento dos canais radiculares e conferindo-lhes mais força quando comparados com os materiais convencionais e são atualmente os cimentos mais utilizados em Endodontia.

Qual é e como se manipula o cimento utilizado na Endodontia?

Cimentos biocerâmicos para obturação

Eles podem se apresentar na forma pó/líquido ou já virem prontos para uso. Além disso, precisam da umidade dos túbulos dentinários para tomar presa. Deve-se secar o canal, com a capillary tips, não deixar “molhado” e com um cone de papel só para não deixar excesso de umidade.

Quais as propriedades do MTA?

Foram encontradas no MTA propriedades como a alta alcalinidade, baixa solubilidade, excelente selamento marginal, capacidade antimicrobiana, radiopacidade, estabilidade dimensional, resistência à compressão e elevada biocompatibilidade, com formação de barreira de tecido mineralizado pela polpa dentária em maior ...

Porque devemos obturar?

O propósito da obturação é selar toda a extensão da cavidade endodôntica, desde a sua abertura coronária até o seu término apical, ou seja, o material obturador deve preencher todo o espaço ocupado anteriormente pela polpa, proporcionando um selamento tridimensional, figura B.

Qual o material de escolha para obturação do canal radicular?

Por eleição a guta percha tem sido aceita pelos endodontistas como o melhor material utilizado para a obturação do sistema de canais radiculares.

Como usar o obturador provisório?

Como Usar o Obturador Provisório 25g
  1. Secar e isolar o local de aplicação;
  2. Aplicar a quantidade do obturador necessária para selar a cavidade;
  3. Retirar o isolamento e deixar o produto entrar em contato com o meio bucal;
  4. Tempo de cura entre 15 e 30 minutos.

Quais as diferenças entre os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol restauradores provisórios e obturadores endodônticos?

(2012) relataram que os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol, apresentam boa tolerância pelos tecidos apicais, impermeabilidade, boa radiopacidade e escoamento eficiente. A tolerância se deve ao fato da quantidade de eugenol contida nos obturadores endodônticos não são tóxicos.

Qual a sequência correta do testes do cone para obturação respectivamente?

  • Seleção do cone principal: O cone principal deve ter um diâmetro correspondente ao DC (diâmetro cirúrgico).
  • Separar cones acessórios. ...
  • Irrigar o canal. ...
  • Irrigação final. ...
  • Prova do cone principal. ...
  • Secagem do canal. ...
  • Espatulação do cimento endodôntico. ...
  • Colocação do cimento.

O que é usado para fechar canal?

7- Calcador: utilizado para fechar o canal com cimento endodôntico; para fazer a obturação do canal com outros materiais, como guta-percha por exemplo.

O que é cimento endodôntico?

O cimento endodôntico é um material em estado plástico que auxilia na obturação do canal radicular, pois tem o objetivo de preencher e selar o espaço entre os cones de guta-percha e entre estes e as paredes dentinárias.

Quando usar cimento de ionômero de vidro?

Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.

O que é cimento Bioceramico?

O cimento biocerâmico é composto de silicatos tricálcicos e dicálcicos, fosfatos de cálcio, hidróxido de cálcio e óxido de zircónio como radiopacificador. Os materiais compostos de biocerâmica foram introduzidos na Odontologia como cimentos reparadores de raízes e obturadores de canais radiculares.

Quando usar óxido de zinco e eugenol?

O Cimento de Óxido de Zinco e Eugenol (OZE) tem sido comumente utilizado como material obturador de canais radiculares na dentição decídua, sendo o pioneiro em sua categoria, mesmo não cumprindo todos os requisitos ideais de um bom material obturador.

O que é uma obturação no dente?

A obturação dentária ou restauração de dente é um tratamento dentário que permite restabelecer a função mastigatória e estética em dentes que foram lesados por cárie (“dente podre”) e/ou desgastados ou fraturados por traumatismos diversos.

Para que serve o cimento de Hidroxido de cálcio?

São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular.

Quando acidentalmente o material obturador ultrapassa o final do canal e atinge os tecidos periodontais?

⦁ quando acidentalmente, o material obturador ultrapassa o final do canal e atinge os tecidos periodontais. Nesses casos, a dor passa em uma semana; ⦁ restaurações mal feitas, pois, quando isso ocorre, o paciente morde de forma incorreta, gerando uma sobrecarga na estrutura dentária.

Artigo anterior
O que significa Approach Por que essa canção tem esse nome?
Artigo seguinte
É normal os pontos coçam?