O que é dívida certa?

Perguntado por: Rafaela Miriam Antunes de Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

O primeiro requisito da execução não é um título líquido, certo e exigível, mas uma obrigação certa, líquida, e exigível. · Obrigação certa: obrigação determinada a respeito da sua qualidade, quantidade e extensão.

O que é uma dívida certa?

A obrigação do título executivo extrajudicial deve ser: Certa: traz elementos que estruturam a obrigação como, por exemplo, o credor, o devedor e o objeto da obrigação; Líquida: é o estabelecimento de... É o quantum debeatur ; Exigível: a obrigação pode ser exigível.

O que é um título certo?

São essenciais dois requisitos para que se realize qualquer que seja a execução, uma é o título executivo e a outra a exigibilidade da obrigação, então o título é certo quando não deixa dúvidas acerca de sua existência; líquido quando não deixa dúvida a respeito de seu objeto; exigível quando não há dúvida sobre sua ...

O que acontece quando o réu não tem dinheiro pra pagar?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

O que é título de crédito líquido certo e exigível?

Um título de crédito precisa ter EXISTÊNCIA FÍSICA, estar representado materialmente (por um documento), e sua obrigação deve ser CERTA e LÍQUIDA, isto é, traduzida em um valor monetário perfeitamente identificado. Deve, também, ser EXIGÍVEL, ou seja, o credor não pode cobrá‐lo antes do seu vencimento.

NÃO PAGUE suas DÍVIDAS! Patricia Lages feat. Ben Zruel

24 questões relacionadas encontradas

O que é certeza liquidez e exigibilidade?

Além da certeza, deve haver também a liquidez e a exigibilidade. A liquidez pressupõe a certeza. Enquanto a certeza diz respeito à exis- tência da obrigação, a liquidez refere-se à determinação de seu objeto. Segundo Araken de Assis18, a liquidez importa expressa determinação do objeto da obrigação.

O que é uma dívida líquida e certa?

A dívida líquida é um importante conceito utilizado na análise financeira de uma empresa, seja por seus gestores ou por quem deseja investir em ações da companhia. Basicamente, ela é o somatório de todas as obrigações deduzidas das disponibilidades de caixa.

O que acontece quando o devedor não tem bens para penhorar?

QUANDO O DEVEDOR NÃO POSSUI BENS PENHORÁVEIS APLICA-SE O DISPOSTO NO ART. 791 , III DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL , QUE DETERMINA A SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO, E NÃO SUA EXTINÇÃO, COMO VISTAS A RESGUARDAR O DIREITO DO CREDOR, CONFERINDO-LHE PRAZO RAZOÁVEL PARA OBTENÇÃO DE ELEMENTOS SUFICIENTES AO SEGUIMENTO DO PROCESSO.

Quanto tempo o réu tem para pagar?

Nova execução: prazo de 15 dias para devedor pagar independe de intimação. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, uma vez transitada em julgado a sentença, é desnecessária a intimação pessoal do devedor para cumpri-la.

Não tem bens para penhorar o que fazer?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

O que é um título executivo?

“O título executivo é o ato jurídico capaz de legitimar a prática dos atos de agressão a serem praticados sobre os bens que integram um dado patrimônio, de forma a tornar viável sua utilização na satisfação de um crédito.

Quais são os títulos executivos?

Há duas espécies de título executivo, o judicial e o extrajudicial. O título executivo judicial é formado mediante atuação jurisdicional, enquanto o título executivo extrajudicial é formado por ato de vontade das partes envolvidas na relação jurídica de direito material (ou somente de uma delas).

O que é um título extrajudicial?

Os títulos extrajudiciais são documentos aos quais a lei confere status de prova do crédito, dispensando a chancela judicial. Os exemplos são vários: cheque, nota promissória, contrato assinado por duas testemunhas etc.

O que significa a sentença deve ser certa?

A sentença é certa, clara, determinada e líquida, além de congruente à demanda proposta, estando em total consonância com o art. 491 do CPC, não havendo omissão a ser sanada.

O que é a execução direta?

Execução direta, é aquela promovida pelo Estado-Juiz com objetivo de obrigar o réu a satisfazer a dívida através dos meios de sub-rogação, ainda que haja discordância ou resistência, ou seja, não é necessária a participação do réu, ocorrem independente da vontade do executado, o exemplo mais comum utilizado pela ...

Quanto tempo a empresa tem para pagar depois da sentença?

7 - Nos termos do art. 880 da CLT, o executado será citado para cumprir a decisão ou pagar o valor devido no prazo de 48 horas, ou indicar bens à penhora sob pena de serem penhorados bens tantos quantos bastem para garantir a execução.

Qual prazo para pagamento após sentença?

O relator do recurso especial, ministro Marco Aurélio Bellizze, explicou que, conforme os artigos 523 e 525 do CPC/2015, iniciado o cumprimento de sentença, a requerimento do exequente, o executado será intimado para pagar em 15 dias.

Como é feito o pagamento de sentença?

“Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.”

O que acontecerá com a execução se não forem localizados bens do executado?

Não localizados bens do devedor passíveis de penhora, inicia-se o prazo de suspensão de 01 (um) ano, previsto no §1º do art. 921 do CPC. Findo esse lapso, terá curso o início do prazo da prescrição intercorrente (§4º do art.

Quando o devedor não possuir bens penhoráveis o juiz declarando tal condição na sentença poderá extinguir o processo de execução?

Mais bem especificando, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de um ano quando o executado não possuir bens penhoráveis. Se, nesse entretempo, não forem localizados bens penhoráveis, começa a fluir o prazo prescricional que seja aplicável à espécie do débito em questão (NUNES; NÓBREGA, 2017).

O que é uma dívida líquida?

Desse modo, entende-se que a dívida líquida se refere à soma do volume de empréstimos e financiamentos realizados para alcançar um determinado fim, subtraindo o caixa do negócio.

O que significa dívida líquida negativa?

Na verdade, a Dívida líquida negativa significa que a empresa possui mais recursos do que passivos, ou simplesmente, que está no “azul”, sem dívidas para pagar.

Onde encontrar a dívida líquida?

Como Calcular a Dívida Líquida?
  • Dívida Líquida = Volume das Dívidas - Disponibilidades.
  • Índice da Dívida Líquida = (Dívida Líquida ÷ Patrimônio Líquido) x 100.
  • Índice de Dívida Líquida = (Dívida Líquida ÷ EBITDA) x 100.
  • Dívida Líquida Pública = créditos não-financeiros do setor público - Dívida Bruta Pública.

O que é liquidez e certeza do título executivo?

É a perfeição formal do título. - LIQUIDEZ: o título deve demonstrar a exata quantidade de bens devidos (Ex: quanto pagar ou o que entregar), ou permitir que o número final possa ser apurado aritmeticamente. (Ex.: pagar a quantia de R$ 1.000,00, acrescida de juros de 1% ao mês; ou entregar 500 sacas de café).

O que é Exigibilidade do Direito?

Trata-se do elemento característico da culpabilidade, e contém noções sobre o conceito, princípios, a inexigibilidade de conduta diversa, estado de necessidade exculpante, coação moral irresistível, obediência hierárquica, e outros assuntos correlatos.

Artigo anterior
Como saber o valor de um resistor?
Artigo seguinte
Quais são as paisagens nordestinas mais procuradas pelos turistas?