São características de periodonto saudável?

Perguntado por: João Mota Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

1 Periodonto saudável
A característica mais importante do periodonto é a conexão entre tecidos moles e duros: Na região marginal, pode-se • observar a gengiva livre de in- flamação, que provê a adesão do epitélio ao dente por meio do seu epitélio juncional (colar rosa).

O que é periodonto saudável?

A gengiva saudável protege as demais estruturas do periodonto e as raízes dos dentes. Entretanto, se as bactérias e a placa invadirem o tecido gengival, a gengiva pode sangrar e ficar vermelha, dolorida e inchada. Esse primeiro estágio da doença periodontal é chamado de gengivite.

Quais as características dos tecidos gengivais saudáveis?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

São características de um tecido gengival com saúde periodontal?

Quando saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente.

O que é periodonto e como ele pode ser classificado?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

Periodontia | Como é uma gengiva doente, inchada, inflamada? | Diferenciando da gengiva saudável !

18 questões relacionadas encontradas

O que é o periodonto?

O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.

Quais os tipos de periodonto?

Ele se divide em duas estruturas: periodonto de proteção e periodonto de sustentação. O periodonto normalmente é chamado de tecido de inserção ou de tecido de suporte dos dentes.

São características clínicas associadas a um periodonto reduzido com saúde clínica gengival?

Saúde clínica gengival em um periodonto reduzido: Paciente com periodontite estável Perda de inserção, profundidade de sondagem ≤4 mm, sem sítios com profundidade de sondagem ≥ 4 mm com sangramento à sondagem, sangramento à sondagem em menos de 10% dos sítios e com perda óssea radiográfica.

Qual o tecido da gengiva?

A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.

Como os autores caracteriza clinicamente a presença de periodontite?

Clinicamente caracteriza-se pela presença de eritema (vermelhidão), edema (inchaço), mudança de contorno e sangramento (espontâneo ou provocado) gengivais. Quando a gengivite não é tratada, pode progredir para a periodontite.

O que são as fibras gengivais?

As fibras gengivais são componentes do tecido conjuntivo, que é o tecido mais presente na gengiva.

Quais as características anatômicas da mucosa alveolar?

A mucosa alveolar é de cor mais vermelho escura que a gengiva inserida devido à sua alta vascularização e está localizada apicalmente à junção mucogengival e, por outro lado, tem uma ligação frouxa com o osso, portanto, em contraste com a gengiva inserida, a mucosa alveolar é móvel em relação ao tecido subjacente.

Qual a função da gengiva inserida?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Conceitos: Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

Quais as características de um periodonto doente?

A principal característica da doença periodontal é o fato de que ela não atinge especificamente o dente. Esse problema afeta os tecidos que estão ao redor dele e que garantem a sua sustentação e proteção, ou seja, o periodonto, composto pela gengiva, ligamento periodontal e o osso alveolar.

O que a doença periodontal pode causar?

Doença periodontal: o que é? Gengivite e periodontite normalmente são causadas por má higiene bucal. Os principais sintomas são sangramento ao escovar os dentes, inchaço da gengiva, vermelhidão, mau hálito e dentes soltos. O diagnóstico costuma ser realizado por um dentista, que poderá prescrever o tratamento adequado.

O que causa a doença periodontal?

A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme. Outros fatores de risco como o hábito de fumar ou a diabetes não controlada também podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite.

Qual o tecido da gengiva marginal?

A gengiva marginal é uma faixa de 1,5 mm de tecido gengival que envolve o colo dos dentes, e é conhecida por esse nome devido ao fato de que a parede interna forma a parede gengival do sulco.

Como é formada a gengiva?

É formada por tecido fibroso coberto por mucosa. A gengiva propriamente dita, gengiva fixa, está firmemente presa aos processos alveolares da maxila e mandíbula e aos colos dos dentes. Ela é rósea, pontilhada e queratinizada. A mucosa alveolar (gengiva livre) é, normalmente, vermelho-brilhante e não queratinizada.

O que é mucosa na gengiva?

Simplificando, sua mucosa oral (sim, todo mundo tem uma) é o revestimento de membrana mucosa no interior da boca, inclusive na gengiva. Uma pesquisa publicada na revista Journal of the Royal Society Interface explica que ela funciona como uma camada protetora.

O que é periodonto reduzido?

A gengivite em periodonto reduzido é caracterizada pelo retorno da inflamação induzida por placa na margem gengival sem evidência de progressão da perda de inserção.

São características da gengivite?

A gengivite é uma inflamação nas gengivas provocada, na enorme maioria dos casos, por uma limpeza bucal inadequada. Entre outros sintomas, a doença causa vermelhidão, sangramento e mau hálito.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

Quais estruturas anatômicas compõem o periodonto?

O periodonto é constituído pela gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar. Possui as funções de proteção sustentação.

O que é o periodonto de inserção?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

Quais são as estruturas que constituem o periodonto de inserção?

1) Periodonto de Inserção/ sustentação: cemento + ligamento periodontal + osso alveolar. → Função de ancoragem. → Formação efetiva é induzida quando a alça cervical sofre dobramento e forma o diafragma e a bainha radicular de Hertwig (fase de raiz).

Artigo anterior
Como ensinar a criança a memorizar as vogais?
Artigo seguinte
Qual o valor do Vale-alimentação do porteiro?