O que é a modernidade na filosofia?

Perguntado por: Bárbara Ema Magalhães Branco Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

Filosofia Moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XIX, mas a filosofia desenvolvida dentro desse período está fragmentada em vários subtópicos, e escolas de diferentes períodos, tais como:

O que é a modernidade para a filosofia?

O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional.

O que é a modernidade?

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Qual filósofo definiu a modernidade?

Max Weber e o projeto da modernidade.

Quais os pensamentos da Filosofia Moderna?

As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.

Filosofia Moderna | Períodos da História da Filosofia - Brasil Escola

30 questões relacionadas encontradas

O que é o pensamento filosófico?

A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo.

Quais são as principais características do pensamento filosófico?

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Como se originou a modernidade?

O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.

Qual a teoria de Zygmunt Bauman?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman utilizou o conceito de “Modernidade Líquida” (ou “Pós-Modernidade”) como forma de explicar como se processam as relações sociais na atualidade.

O que é Modernidade Líquida Segundo Bauman?

O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.

O que é a modernidade na sociologia?

A Modernidade é uma ideia amplamente utilizada nas humanidades e que pode explicar diferentes aspectos: pode dizer respeito ao tempo histórico, sendo o período que sucede a Idade Média; pode designar uma vanguarda artística, o modernismo ou pode expressar uma transformação na sociedade, também entendida como a ...

O que é modernidade 7 ano?

A Modernidade foi uma nomeação dada pelo historiadores renascentistas para o período histórico que estavam inaugurando, de forma a se distanciarem dos valores Medievais, resgatando a cultura da Antiguidade Clássica.

Qual é a importância da modernidade?

A modernidade virou o mundo de cabeça para baixo nos conceitos e quer mudar o mundo dos conservadores para uma sociedade futurista. A idéia do certo e do errado hoje, não tem importância maior nos termos matemáticos ou na filosofia.

Qual é a ideia central de Bauman sobre a globalização?

Segundo Bauman, a Globalização é processo irreversível e tanto divide quanto une, ou seja, tem seus pontos positivos e negativos.

Quais são as principais ideias contidas na obra de Bauman chamada modernidade líquida?

Assim, duas das características da modernidade líquida são a substituição da ideia de coletividade e de solidariedade pelo individualismo; e a transformação do cidadão em consumidor.

Para que serve a sociologia Bauman?

O sociólogo polonês reconhece as ideias que o influenciaram e explica como construiu um conjunto de conceitos para interpretar o mundo contemporâneo - como a ideia central de "liquidez" -, explicando o porquê de se afastar da corrente geral da sociologia, que caracteriza nossa época como "pós-moderna".

Quando surge a sociedade moderna *?

Esse momento da História do Ocidente se inicia no final da Idade Média e se estende até a Idade Contemporânea, no século XVIII. Apesar dos resquícios do mundo medieval em alguns aspectos, essa fase foi marcada por grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental.

Quando começou a Pós-modernidade?

Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sócio-cultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. Em suma, a pós-modernidade consiste no ambiente em que a sociedade pós-moderna está inserida, caracterizada pela globalização e domínio do sistema capitalista.

Como a Idade Moderna Caracterizou-se?

Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.

O que caracteriza o conhecimento filosófico?

O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

Qual a origem do pensamento filosófico?

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. A filosofia foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos, e os acontecimentos de maneira racional.

Como é o pensar de um filósofo?

Ao criar ou explicitar conceitos, os filósofos delimitam os problemas que os intrigam e buscam o sentido desses pensamentos e ações, para não aceitarem certezas e soluções fáceis demais.

Como surgiu o pensamento filosófico?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

Quais os fundamentos da modernidade?

Seis conceitos centrais estão na base do que veio a ser conhecido como "modernidade": a epistemologia racional crítica, a "universalidade", o ideal iluminista de progresso, a diferenciação estrutural, a integração funcional e o determinismo (cf. Habermas, 1987).

Porque o período conhecido como o da modernidade foi importante para o homem?

A passagem de uma produção material predominantemente agrária para uma produção material mercantil e industrial ocorreu nesse período. Conduzindo essa passagem estavam os pioneiros do capitalismo, os burgueses, construindo suas riquezas a partir da exploração do nascente proletariado urbano.

Artigo anterior
Qual Lua Superior matou o Hashira do fogo?
Artigo seguinte
Como encontrar uma barata que sumiu?