São atos que implicam em demissão por justa causa pelo empregador conforme art 482 da CLT?

Perguntado por: Raúl Bernardo Pereira Monteiro Faria  |  Última atualização: 12. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

Os motivos que levam à demissão por justa causa estão elencados no art. 482, da CLT. São eles: ato de improbidade. condenação criminal do empregado.

Quais são as hipóteses de justa causa art 482 CLT?

O Artigo 482 da CLT determina que o empregado pode ser demitido por justa causa em alguns casos, como não cumprir com suas obrigações, assumir má conduta dentro da empresa, ter uma postura que se caracterize como concorrência, tomar atitudes prejudiciais ao seu serviço, entre outros.

Quais atos constituem justa causa?

Ocorre justa causa se o empregado, sem autorização expressa do empregador, por escrito ou verbalmente, exerce, de forma habitual, atividade concorrente, explorando o mesmo ramo de negócio, ou exerce outra atividade que, embora não concorrente, prejudique o exercício de sua função na empresa.

O que é desídia art 482 CLT?

A desídia é o tipo de falta grave que, na maioria das vezes, consiste na repetição de pequenas faltas leves, que se vão acumulando até culminar na dispensa do empregado. Geralmente o empregado passa a desempenhar as suas funções com negligência, má vontade, desleixo, desatenção e indiferença.

O que é considerado justa causa pela CLT?

Exemplos de justa causa

Algumas dessas ações incluem: O mau comportamento no trabalho, como bullying ou atitudes discriminatórias. Ato desonesto ou praticado com má-fé, como furto, fraude ou aproveitamento impróprio de informações da empresa. Desídia, como a reiterada ausência sem justificativa ou a baixa produtividade.

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA – ARTIGO 482 DA CLT

24 questões relacionadas encontradas

Quando o empregado pode ser demitido por justa causa?

Demissão por justa causa é um tipo de desligamento regido pelo artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse tipo de demissão acontece quando o empregado adota conduta/comportamento ilegal ou imoral durante o exercício de seu trabalho.

Quais são os tipos de demissão previstas na CLT?

Demissão sem justa causa; Pedido de demissão pelo funcionário; Acordo entre as partes; Demissão consensual.

Quais são as causas da falta disciplinar grave consulte o artigo 482 da CLT?

As causas da falta disciplinar grave estão listadas no artigo 482 da CLT e incluem roubo, agressão, embriaguez, insubordinação grave, entrega de atestado médico falso, faltas consecutivas sem atestado, entre outros.

Quais são as faltas graves para justa causa?

Confira: ato de improbidade, embriaguez habitual ou em serviço, violação de segredo da empresa, ato de indisciplina ou de insubordinação, abandono de emprego, prática constante de jogos de azar, ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas, incontinência de conduta ou mau procedimento, desídia no desempenho ...

Quais são as faltas graves do empregador?

O artigo 483 da CLT enumera as faltas graves do empregador que podem motivar a rescisão indireta. Entre elas estão o descumprimento de obrigações contratuais, atos lesivos à honra do empregado e sua submissão a perigo manifesto de mal considerável.

Quantas advertências são necessárias para justa causa?

É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.

O que significa artigo 482 alínea e?

Ou seja, o artigo 482, alínea "e", da CLT, protege o empregador contra os empregados que não cumprem suas tarefas, que faltam com vontade em seus deveres, aquele famoso “corpo mole”, ou que não respeita as tarefas previstas em seu contrato de trabalho. Alínea "f": embriaguez habitual ou em serviço.

Quais são as penalidades que podem ser aplicadas pelo empregador?

4.3 As penalidades disciplinares aplicáveis aos empregados, de forma individual, são: a) Advertência; b) Severa Advertência; c) Suspensão; e d) Demissão por Justa Causa (GP/045 – demissão de Empregado).

O que é artigo 482 alínea b?

A relatora, desembargadora Iara Rios, explicou que o artigo 482, alínea 'b' da CLT, dispõe que para a ruptura do contrato de trabalho por configuração da justa causa é preciso haver incontinência de conduta ou mau procedimento do trabalhador.

Qual a diferença de demissão por justa causa e sem justa causa?

Ao contrário da demissão por justa causa, que ocorre quando o colaborador comete alguma falta grave, a demissão sem justa causa ocorre quando o empregador decide encerrar o contrato de trabalho sem uma motivação específica.

Como dar justa causa para a empresa?

A forma para que o empregado aplique a justa causa no empregador não é a concessão de aviso prévio, mas a comunicação por escrito, de que dá por rescindido o contrato por justa causa, a fim de evitar que o empregador caracterize o abandono de emprego.

Qual a diferença entre pedir demissão e ser demitido sem justa causa?

Como se vê, a única diferença entre ser demitido e pedir demissão é que o trabalhador deixa de receber o aviso prévio e a multa do FGTS (40%). Além disso, deixará de sacar o seguro-desemprego, caso tivesse direito.

Quais são os motivos para uma advertência no trabalho?

Quanto às razões que justificam uma advertência, podemos citar:
  • Atrasos frequentes;
  • Faltas injustificadas;
  • Ausência de respeito e obediências aos gestores;
  • Violação da política moral ou jurídica da empresa;
  • Desrespeito às regras internas de trabalho.

Quais são as penalidades grave?

Entre os exemplos de infrações graves, temos: Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança. Parar o veículo na pista. Estacionar o veículo no passeio, faixa de pedestre, ciclovia ou ciclofaixa.

Quando a empresa pode suspender o funcionário?

A suspensão visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta de maior relevância. Esta falta terá que ser bastante grave, pois haverá prejuízo ao empregado e ao empregador.

O que caracteriza a justa causa?

São elementos materiais que podem gerar essas faltas: a pouca produção, os atrasos frequentes, as faltas injustificadas ao serviço, a produção imperfeita e outros fatos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do empregado pelas suas funções.

Pode demitir por justa causa sem advertência?

A reiterada ausência do empregado ao serviço, sem justificativa, pode resultar na demissão por justa causa, mesmo que o empregador não tenha aplicado previamente penas gradativas de advertência e suspensão.

Quantas faltas pode causar demissão?

Entretanto, a lei não estipula uma quantidade mínima de faltas que fundamentem a justa causa. Mas os precedentes da justiça do trabalho consideram ser necessário que elas aconteçam por um período de, no mínimo, 30 dias corridos, para que o empregador tenha direito a essa demissão.

Em quais situações são consideradas faltas graves?

Comete falta grave o condenado à pena restritiva de direitos que: I - descumprir, injustificadamente, a restrição imposta; II - retardar, injustificadamente, o cumprimento da obrigação imposta; III - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei. Art.

Quais são os quatro tipos de faltas no trabalho consideradas faltas legais?

c) a paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho; d) a ausência do empregado, até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento; e) a falta ao serviço com fundamento na lei sobre acidente do trabalho; f) a doença do empregado, devidamente comprovada.

Artigo anterior
Como saber se eu tenho direito aos R$ 600?
Artigo seguinte
Para que serve o remédio prednisona 20mg?