São atos processuais praticados pelo juiz?

Perguntado por: Leonardo Isaac Garcia de Henriques  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

(Código Processo Civil) São as sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Sentença: juiz põe termo ao processo decidindo a causa, a favor ou não, quanto ao pedido do autor. Decisão interlocutória: o juiz resolve questão incidente (circunstância acidental; que ocorre no meio do processo).

O que são atos processuais praticados?

Os atos processuais são aqueles atos jurídicos praticados dentro do processo e fazem com que o processo seja impulsionado a uma decisão final. Os atos processuais devem seguir determinados procedimentos, caso contrário a relação processual se torna ineficaz.

Quais os tipos de atos processuais?

A corrente objetiva classifica os atos processuais em postulatórios (ex.: apresentação da petição inicial), de desenvolvimento (ex.: atos que impulsionam o processo), de instrução (ex.: alegações no curso do processo e atos probatórios) e de atos de provimento (sentenças, despachos e decisão interlocutória proferidos ...

Quais são os atos do juiz praticados em primeiro grau?

As sentenças são atos que, no primeiro grau de jurisdição, põem termo ao processo, julgando o mérito da causa, sentenças definitivas ou não analisando o mérito, sentenças terminativas. Acórdão é a decisão colegiada do tribunal.

Quais são os atos processuais praticados pela parte no processo?

Os atos processuais podem ser praticados pelas partes do processo, sendo elas: o juiz e os auxiliares da justiça. Os atos das partes, ainda, podem ser uni ou bilaterais. Eles são definidos como declarações de vontade que, em geral, produzem efeito imediato de constituir, modificar ou extinguir direitos processuais.

ATOS PROCESSUAIS - CONCEITO E CLASSIFICAÇÕES | Parte 1 | Direito Processual Civil

37 questões relacionadas encontradas

Quais são as quatro espécies de atos judiciais?

Atos Processuais do Juiz (Atos Judiciais); 2. Atos Processuais dos Auxiliares da Justiça; 3. Atos Processuais das Partes; 4. Atos Processuais Simples e Complexos; 5.

Em que casos os atos processuais são praticados em segredo de justiça?

Correm, todavia, em segredo de justiça os processos: I - em que o exigir o interesse público; Il - que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores. ... A regra é a publicidade dos processos, limitando-se aos casos previsto em Lei.

Quais são os atos de pronunciamento do juiz?

Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

O que são atos processuais processo penal?

Os atos processuais são condutas praticadas pelos juízes e auxiliares justiça e pelas partes para dar andamento ao processo (a este conjunto de atos processuais (ou ao somatório destes atos em determinada sequência) dá-se o nome de procedimento).

Quais são os atos instrutórios?

Atos instrutórios : são aqueles destinados a influir na formação do resultado do processo. ... Atos dispositivos (também chamados negócios processuais) : são os atos pelos quais as partes livremente regulam suas posições jurídicas no processo.

Quais são os atos processuais das partes?

O Código de Processo Civil define os atos das partes como consistentes em declarações unilaterais (praticados sem necessitar da anuência da outra parte, são por excelência os atos de postulação – petições, requerimentos, recursos, entre outros) ou bilaterais de vontade.

Quais as características dos atos processuais?

626), as principais características dos atos processuais são: – Unidade de Finalidade: Significa que todos os atos processuais possuem finalidade idêntica, preparar e atingir o provimento judicial. – Interdependência: Os atos processuais integram um só relação jurídica dinâmica, formando uma cadeira de atos.

Como se classificam os prazos processuais?

Os prazos processuais podem ser classificados de três formas: quanto à sua origem, quanto às consequências processuais e quanto à possibilidade de dilação.

Quais os atos que poderão ser praticados fora da sede do juízo?

§ 2o Independentemente de autorização judicial, as citações, intimações e penhoras poderão realizar-se no período de férias forenses, onde as houver, e nos feriados ou dias úteis fora do horário estabelecido neste artigo, observado o disposto no art. 5o, inciso XI, da Constituição Federal.

Quais são os atos de comunicação no processo penal?

A comunicação dos atos, no processo, se dá através da citação (art. 238, CPC/2015) e da intimação (art. 269, CPC/2015), atos esses que serão cumpridos pelos meios a seguir indicados. Citação é o ato pelo qual se convoca a juízo o réu, o executado ou o interessado, para integrar a relação processual (art.

Qual a diferença entre prazo processual de prazo penal?

Prazo processual penal e penal

“O prazo penal se inicia no mesmo dia da prisão; o prazo processual penal no dia seguinte ao da intimação” (STF, RTJ 126/831).

São exemplos de atos processuais das partes a contestação e a mediação?

São exemplos de atos bilaterais das partes a petição inicial e a conciliação. São exemplos de atos processuais das partes a contestação e a mediação. O ato processual do juiz que está apto a por fim ao processo é a decisão interlocutória.

Quais são os pronunciamentos do juiz devem acontecer em que prazos?

Quando não existir preceito legal ou estipulação de prazo pelo Juiz, terá a parte cinco dias de prazo para a prática de atos processuais. Já para o Juiz, o prazo para o despacho será de cinco dias, para decisões interlocutórias os prazo será de dez dias, e no caso de sentença terá trinta dias.

Quais são os pronunciamentos judiciais sujeitos a recursos?

Entretanto, apenas os pronunciamentos judiciais ficam sujeitos a recurso. E, mesmo assim, não é todo e qualquer ato judicial que é passível de recurso. Os pronunciamentos do juiz consistem em sentenças, decisões interlocutórias e despachos (art. 203, CPC/2015).

Qual tipo de pronunciamento do juiz põe fim a fase de conhecimento do processo?

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

Quando o processo pode tramitar em segredo de justiça?

Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos: I - em que o exija o interesse público ou social; II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes; III - em que constem dados ...

Quando um processo vai para segredo de justiça?

O segredo de Justiça se baseia em manter sob sigilo processos judiciais ou investigações policiais, que normalmente são públicos, por força de lei ou de decisão judicial. ... Esse tipo de demanda tem, geralmente, interesse somente para as partes do processo.

Quando um processo está em segredo de justiça?

Segredo de justiça é uma situação em que se mantém sob sigilo processos judiciais ou investigações policiais que geralmente são públicos. Isso ocorre quando há risco de expor informações privadas do réu ou do investigado e quando o processo contém documentos sigilosos, como escutas telefônicas e extratos bancários.

Quais são os atos judiciais praticados no Processo Civil?

Atos processuais do Juiz

Os atos processuais do juiz são divididos em três grupos: despachos; decisões interlocutórias; e. sentenças.

Quais são os atos jurisdicionais?

Os atos jurisdicionais são aqueles praticados especificamente pelo Juiz, diferindo, portanto, dos atos judiciários, que são aqueles próprios do funcionamento administrativo do Poder Judiciário, como os praticados por motoristas, secretários, tabeliães e outros servidores.

Artigo anterior
O que significa o código EI02EO01?
Artigo seguinte
Em que EP Luffy derrota Jack?