Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas?

Perguntado por: Daniela Maria de Vicente  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas perpetuamente ardentes, o ruído das rodas, das cadeias, da gente toda da cor da mesma noite, trabalhando vivamente, e gemendo tudo ao mesmo tempo sem momento de tréguas, nem de descanso; quem vir enfim toda a máquina e aparato confuso e estrondoso daquela ...

Que coisa há no mundo mais semelhante ao inferno que qualquer destes vossos Engenhos e tanto mais quanto de maior fábrica por isso foi tão bem recebida aquela breve e discreta definição de quem chamou a um engenho de açúcar doce inferno é verdadeiramente quem vir na escuridade da noite?

E que coisa há na confusão deste mundo mais semelhante ao inferno, que qualquer destes vossos Engenhos, e tanto mais, quanto de maior fábrica? Por isso foi tão bem recebida aquela breve e discreta definição de quem chamou a um engenho de açúcar doce inferno.

Que coisa há na confusão deste mundo mais semelhante ao inferno que qualquer desses vossos Engenhos por isso foi tão bem recebida aquela bela e discreta definição de quem chamou a um engenho de açúcar doce inferno?

"E que coisa há na confusão deste mundo mais semelhante ao inferno, que qualquer. destes vossos Engenhos, e tanto mais, quanto de maior fabrica? Por isso foi tão bem. recebida aquela breve e discreta definição de quem chamou a um engenho de açúcar.

Por que traz Paulo em uma mão o livro Noutra a espada porque Paulo entre todos os outros apóstolos foi o vaso de eleição escolhido particularmente por Cristo para preparador dos gentios VAS Electionis est mihi iste UT Portet Nomen MEUN coram Gentibus E quem tem?

Porque Paulo entre todos os outros apóstolos foi o vaso de eleição escolhido particularmente por Cristo para preparador dos gentios: Vas electionis est mihi iste, ut portet nomen meun coram gentibus - e quem tem por ofício a pregação e conversão dos gentios há de ter o livro em uma mão e a espada na outra: o livro para ...

Quem foi Padre Antônio Vieira no barroco?

Padre Antônio Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português, a principal expressão do Barroco Literário da língua portuguesa. Escreveu cerca de 200 sermões, nos quais revela conhecimento político, social e religioso.

Martinho da Vila - Pra Tudo Se Acabar Na Quarta Feira (VILA ISABEL 1984)

30 questões relacionadas encontradas

Quem são os etíopes mencionados por Vieira no Sermão?

Trata-se de um sermão dirigido exclusivamente aos escravos, chamados por ele de etíopes – termo que designava genericamente os africanos – ou de pretos, ou, ainda, de negros da Guiné.

Qual o propósito do sermão de Vieira aos escravos?

O sermão discute a questão do bem-comum para os escravos, utilizando-se de elementos clássicos da retórica como a composição de imagens, visando a construção de argumentos persuasivos.

O quê Padre António Vieira pensava sobre a escravidão dos negros?

Assim, quando Vieira explicava aos escravos negros que deviam entender e aceitar o estado de escravidão, não estava a ser hipócrita, nem a desrespeitar os valores cristãos, nem, obviamente, a ser um sádico escravista.

Qual ideia é defendida no sermão?

1 - A ideia defendida no Sermão é que há dois tipos de escravidão, uma física e uma espiritual, e que os negros escravizados precisam se manter fortes na fé e não deixar que a escravidão física se transforme em uma escravidão espiritual, de modo que os hoje escravos possam ser livres na vida depois da morte.

O quê Padre António Vieira representa para o barroco?

Responsável pelo desenvolvimento da prosa no período do barroco, Padre Antônio Vieira é conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses, a influencia negativa que o Protestantismo exerceria na colônia, os pregadores que não cumpriam com seu ofício de ...

Qual é o principal Sermão de Padre António Vieira?

O Sermão da Sexagésima é um dos mais conhecidos “Sermões” do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. A obra foi escrita em prosa no ano de 1655 e sua temática está pautada na religiosidade. O Sermão da Sexagésima foi proferido na Capela Real de Lisboa, em 1655.

O que é um Sermão no barroco?

Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.

Artigo anterior
Quem são os legisladores?
Artigo seguinte
O que é verbo transitivo direto?