Quem vai ter que fazer a perícia do INSS?

Perguntado por: Sara Renata Pires de Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)

1. Quem precisa fazer a perícia do INSS?
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária);
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente);
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;

Quem não precisa fazer perícia no INSS?

Quem está fora da mira: – Beneficiários com 55 anos ou mais de idade e que têm mais de 15 anos de aposentadoria por invalidez ou de auxílio-doença. – Aposentados por invalidez que já completaram 60 anos de idade, independente do tempo de benefício.

Quem deve fazer perícia no INSS?

Quem precisa fazer a perícia médica do INSS?
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
  • Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
  • Pessoas com deficiência ou doença grave que pretendem receber Pensão por Morte.

Como está funcionando a perícia do INSS?

As perícias que foram suspensas serão remarcadas para o segundo semestre de 2022. E o INSS irá comunicar os segurados sobre a nova data de remarcação. Os segurados convocados para o Programa de Revisão que tiveram a perícia suspensa continuarão recebendo o benefício normalmente, até serem atendidos pela Perícia Médica.

Como fica as perícias em 2022?

25 mil perícias do INSS serão afetadas por paralisação, diz entidade - 28/01/2022 - Mercado - Folha. Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você.

Saiba mais sobre as perícias do INSS - Dr. Marcelo Lima

36 questões relacionadas encontradas

Estão suspensas as perícias do INSS?

Acaba de ser publicada no DOU (Diário Oficial da União) uma Portaria que suspende as perícias médicas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). De acordo com a norma, os procedimentos agendados a partir do dia 12 de janeiro de 2022 serão remarcados para o segundo semestre deste ano.

Está tendo perícia presencial no INSS?

INSS: perícia presencial de revisão do auxílio-doença está suspensa após novos casos de Covid-19.

Como ficam as perícias do INSS em 2021?

A suspensão vale para perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano. A portaria conjunta do INSS e do Ministério do Trabalho foi publicada nesta quinta-feira (13). Segundo o ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre, e o INSS comunicará aos segurados a nova data.

Como saber se vou fazer perícia do INSS?

Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone. Para isso, o cidadão deve ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Quem tem que agendar perícia?

Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por estar afastado do trabalho por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – deve ficar atento para o agendamento de nova perícia médica, sob o risco de ter o benefício suspenso.

Quem agenda a perícia no INSS empresa ou empregado?

A empresa não é legalmente obrigada a agendar a perícia, mas pode vir a fazer isso pelo empregado a partir do 16º dia de abono. Terá direito ao afastamento aquele que tiver contribuído por pelo menos 1 ano com o INSS, nos casos de problemas de saúde.

Quem pode perder o benefício do INSS?

pensionistas inválidos que possuem mais de 60 anos de idade; portadores de HIV; segurados que recebem benefícios previdenciários há mais de 10 anos.

O que é perícia inicial INSS?

A primeira perícia que você irá fazer é chamada de perícia inicial. Nessa perícia o perito do INSS vai analisar se você preenche os requisitos para ter direito ao benefício. O médico avalia se você está ou não incapacitado, de acordo com os laudos médicos e exame clinico.

Quem tem mais de 60 anos vai passar pelo pente fino?

A regra foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Estão na mira do pente-fino todas as pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que tenham menos de 60 anos. Segurados que passarem de 60 anos não podem mais perder o benefício.

Quanto tempo depois da perícia do INSS eu recebo?

Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.

Quantos dias de atestado para ir para o INSS?

Passados os 15 dias e não havendo possibilidade de retorno ao trabalho, o empregado será encaminhado ao INSS para a percepção de auxílio doença, quando pericialmente constatada a incapacidade para o trabalho.

Como saber se seu benefício foi aprovado?

Entre no site oficial da Previdência: www.previdência.gov.br; No menu que se situa na lateral esquerda do site, clique em “Serviços do INSS”; Em seguida, clique no link “Consulta de situação de benefício”; Aparecerão as duas opções citadas: “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”.

Quando o INSS volta a fazer perícia presencial?

A partir de 1º de janeiro de 2022, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltará a exigir a perícia presencial para a concessão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Segurados terão que fazer agendamento on-line para realizar a perícia no posto.

Quais são as últimas notícias para os aposentados do INSS?

Aos 121 anos, aposentado conhecido como "Terror do INSS" recebe placa de homenagem do governo
  • Simule o valor. ...
  • INSS: reajuste de aposentadorias acima do mínimo depende de um índice de inflação. ...
  • INSS: novo salário mínimo também reajusta aposentadorias. ...
  • INSS: qual a previsão de reajuste das aposentadorias para 2022.

Como fica as perícias do INSS com a pandemia?

Projeto prorroga, durante pandemia, benefícios do INSS que dependem de perícia. O Projeto de Lei 1216/20 determina a prorrogação, por 90 dias, do pagamento de benefícios previdenciários quando não houver condições de realização do exame pericial devido à decretação de estado de calamidade pública.

Como são classificadas as perícias?

As perícias podem ser de diversos tipos, com finalidades voltadas para cada uma das situações específicas às quais são destinadas: perícia criminal, perícia ambiental, perícia de engenharia, perícia tecnológica, perícia médica e muitas outras.

Quem não pode passar pelo pente fino do INSS?

Pente-fino do INSS: 85 mil podem perder o benefício por incapacidade; prazo acaba no próximo dia 11
  • Viu isso? ...
  • Estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.

Quem está isento do pente fino do INSS?

Segurados com mais de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão; Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que tenham acima de 55 anos de idade; Portadores do vírus HIV; Beneficiários com mais de 10 anos de recebimento dos seguros.

Quando pode ser considerado motivo de cancelamento do benefício previdenciário?

Podemos mencionar algumas hipóteses em que o INSS pode proceder ao cancelamento de benefício previdenciário: o retorno ao trabalho em atividade nociva à saúde ou à integridade física do segurado que percebe aposentadoria especial (art.

Como empresa agenda perícia INSS?

Trabalho, Emprego e Previdência
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em "Novo Requerimento";
  3. Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
  4. Siga as orientações que aparecem na tela;

Artigo anterior
Quais são as leis existentes no Brasil?
Artigo seguinte
Quando o bebê é grande?