Qual a importância do uso de métodos contraceptivos?

Perguntado por: António Machado Domingues  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

Os métodos contraceptivos são cada vez mais usados com a única função de impedir uma gravidez indesejada – os preservativos masculino e feminino também previnem contra doenças sexualmente transmissíveis, as DST's.

Qual a importância de se utilizar os método contraceptivos para prevenção das DSTs?

Dentre os métodos difundidos a camisinha, também conhecida como preservativo ou condom, tem tido um papel de destaque pela grande importância na prevenção das DST's/AIDS por protegerem o usuário de doenças que podem ser transmitidas pelo contato com o pênis e/ou secreções vaginais(5).

Qual a importância dos métodos contraceptivos na adolescência?

O conhecimento sobre os métodos contraceptivos e os riscos advindos de relações sexuais desprotegidas são fundamentais para que os adolescentes possam vivenciar o sexo de maneira adequada e saudável, assegurando a prevenção da gravidez indesejada e das DST/AIDS, além de ser um direito que possibilita cada vez mais, ao ...

Quais são as vantagens desse contraceptivo?

Vantagens do anticoncepcional
  • Tem alta eficácia contra gravidez. ...
  • Melhora a pele. ...
  • Diminui cólicas e a TPM. ...
  • Regular o ciclo menstrual. ...
  • Reduz o fluxo menstrual. ...
  • Retém líquido e aumenta as celulites. ...
  • Aumenta a possibilidade de doenças hepáticas. ...
  • Facilita a hipertensão arterial.

Quais são todos os métodos anticoncepcionais?

6 métodos contraceptivos hormonais
  1. Pílula anticoncepcional. Utilizado via oral, a pílula anticoncepcional é um dos métodos mais conhecidos entre as mulheres. ...
  2. Implante anticoncepcional. ...
  3. DIU hormonal. ...
  4. Adesivo anticoncepcional. ...
  5. Anel vaginal. ...
  6. Anticoncepcional injetável.

Os principais métodos contraceptivos.

38 questões relacionadas encontradas

Qual é a desvantagem dos métodos hormonais como a pílula em relação ao uso?

Não protege contra a maioria das doenças sexualmente transmissíveis; Pode provocar irritação vaginal; É desaconselhável a mulheres que têm infeções urinárias, do colo do útero ou da vagina.

O que são métodos contraceptivos Cite exemplos?

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Quais são as desvantagens da pílula anticoncepcional?

Em algumas mulheres, pode causar redução do apetite sexual; A progesterona, hormônio contido nas pílulas, pode causas retenção de líquido e inchaço; Altera a coagulação do sangue, o que pode levar à formação de coágulos dentro dos vasos; Pode causar dores de cabeça, enxaquecas e alterações no humor.

Qual método contraceptivo mais adequado para adolescentes?

Os principais tipos são os DIUs de cobre, prata ou hormonal ou o Implanon. Por possuírem duração prolongada, ou seja, não demandam troca frequente nem administração diária, os LARCs podem ser excelentes opções de contraceptivo para adolescentes.

Quais os melhores métodos contraceptivos para adolescentes?

Atualmente, as formas mais populares de contracepção em adolescentes são os preservativos e o coito interrompido, seguidos de pílulas. O Projeto CHOICE mostrou que a taxa de descontinuidade global foi maior entre as adolescentes (14 a 19 anos de idade), comparadas às mulheres adultas (maiores de 25 anos de idade).

Qual é a maneira de prevenir gravidez na adolescência?

Existem diferentes métodos contraceptivos eficazes adotados atualmente, tais como:
  1. Camisinha.
  2. Pílula anticoncepcional.
  3. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
  4. Pílula do dia seguinte.
  5. Métodos naturais (tabelinha)

Quais métodos contraceptivos são eficientes também na prevenção de DSTs?

Importante ressaltar que existem vários métodos anticoncepcionais; no entanto, o único método para evitar a gravidez que também tem eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se, sempre que possível, realizar a dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.

Qual o método contraceptivo que também é utilizado para evitar as DSTs?

A camisinha é descartável e o material do preservativo é composto por látex ou poliuretano. Além de prevenir uma gravidez indesejada, previne também contra doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O que é um método contraceptivo?

Métodos contraceptivos ou anticoncepcionais são todos os recursos utilizados por homens e mulheres para evitar a gravidez. São cerca de 20 tipos, que podem ser simples, gratuitos, temporários ou permanentes, de eficácia variada e que também podem ser usados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Quais são os métodos contraceptivos tratados no texto?

Os métodos contraceptivos tratados no Texto X são respectivamente: preservativo (camisinha), pílulas anticoncepcionais e dispositivo intrauterino. o preservativo (camisinha), laqueadura e pílulas anticoncepcionais.

Quais são os métodos contraceptivos femininos e masculinos?

Conheça os principais métodos anticoncepcionais
  • Pílula Anticoncepcional. É o método anticoncepcional mais usado em todo o mundo. ...
  • Camisinha Masculina. ...
  • Camisinha Feminina. ...
  • Anel Vaginal. ...
  • Diafragma. ...
  • DIU de Cobre. ...
  • DIU Hormonal. ...
  • Contraceptivos Injetáveis.

Quais são os aspectos negativos do DIU?

O DIU com progesterona, por sua vez, atua principalmente diminuindo a espessura do endométrio. Esse tipo de DIU, em razão da presença de hormônios, pode causar aumento do peso, depressão, períodos longos sem menstruação, perda da libido, acne, dores nas mamas e dores de cabeça em algumas pacientes.

Quais os malefícios do DIU?

7 efeitos colaterais do DIU
  1. Períodos mais longos e intensos. ...
  2. Manchas pelo corpo. ...
  3. Cheiro desagradável na região íntima. ...
  4. Cólicas fortes. ...
  5. Fraqueza e tontura. ...
  6. Você tem sintomas de gripe, mas, na verdade, não é isso.

Quais as desvantagens de colocar DIU?

O DIU hormonal, além destes efeitos colaterais também pode provocar redução do fluxo menstrual ou ausência de menstruação ou pequenas saídas de sangue menstrual, chamadas de spotting, além de espinhas, cefaleias, dor e tensão mamária, retenção de líquidos, cistos do ovário e aumento de peso.

Qual é o método anticoncepcional mais seguro?

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

Quais são os melhores anticoncepcionais?

Acetato de ciproterona: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis (indicada para tratamento de ovários policísticos devido a grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita)

Quais são os anticoncepcionais mais usados?

As marcas mais comuns da pílula anticoncepcional são Selene, Yasmin, Ciclo 21 e Diane 35. Além disso, existem outras marcas como Yaz, Minima, Microvlar ou Cerazette, por exemplo.

Qual o mal que o anticoncepcional faz?

É preciso entender que como todo medicamento, os anticoncepcionais têm seus riscos, benefícios e contra-indicações. Os riscos são maiores quando as pílulas possuem o estrogênio na sua composição, sendo que as pílulas só com progesterona são muito seguras, tendo poucas contra-indicações.

Artigo anterior
O que é cobertura plano de saúde?
Artigo seguinte
O que faz a gente ouvir?