Quem trata seroma?

Perguntado por: Kelly Verónica Barbosa Alves  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

Que profissional e responsável para retirar seroma? Enfermeiro pode? o Cirurgião que lhe operou é o responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, e assim sendo, pela retirada do seroma.

Qual médico especialista em seroma?

Especialistas - seroma
  • Aline Salmito Frota. Dermatologista. Fortaleza. ...
  • Samia Ligabue. Dermatologista.
  • Gabriela Pupo. Cirurgião geral. Rio de Janeiro.
  • Victor Lunau Barcellos. Cirurgião geral. Rio de Janeiro. ...
  • Marcos Saturnino. Coloproctologista, Cirurgião geral. Agendar uma visita.
  • Guilherme Menezes de Andrade Filho. Cirurgião geral.

Qual melhor tratamento para seroma?

O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido. Mas, para Seromas encapsulados o tratamento é outro. A ultrassonografia tem sido o método de escolha para um diagnóstico pós-cirúrgico.

Como fazer o corpo parar de produzir seroma?

O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.

Como secar o seroma?

Colocar um dreno, que é um pequeno tubo inserido diretamente na pele até o local do seroma, permitindo que ele saia. Ou fazer uma punção no seio, que é a retirada do líquido por meio de uma seringa.

Como tratar seroma pós cirurgico

35 questões relacionadas encontradas

O que o seroma pode causar?

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.

O que fazer para eliminar o seroma?

As estratégias consideradas efetivas para prevenção de seroma foram o uso de drenos de sucção fechados; a manutenção dos drenos até seu volume de drenagem reduzir-se ao mínimo; a obtenção de um gradiente de pressão elevado nos drenos; o uso de dissecção com lâmina ou ultrassônica em vez do cautério; a dissecção do ...

Como eliminar seroma naturalmente?

Tratamento caseiro do seroma

Em geral, o seroma não exige tratamentos. Seromas pequenos são absorvidos naturalmente pelo organismo. O uso de cintas compressivas após uma cirurgia é a melhor forma de evitar o surgimento do seroma ou combatê-lo assim que surgir.

É normal ter seroma?

Apesar de ser algo natural, relacionado à reação de "defesa" do corpo, o seroma, ou acúmulo de líquido debaixo da pele, é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente daquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como ocorre na lipoaspiração, na abdominoplastia e na ...

Como eliminar líquido após cirurgia?

Dicas para desinchar após uma cirurgia
  1. Alimente-se bem. ...
  2. Use a cinta compressora para desinchar após uma cirurgia. ...
  3. Tome água e chás diuréticos. ...
  4. Faça drenagem linfática. ...
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
  7. Faça compressas frias ou geladas.

O que acontece se não drenar o seroma?

Quando o seroma não é tratado, o acúmulo de líquido que não é removido pode endurecer, formando um seroma encapsulado, deixando a cicatriz feia. Além disso, o tratamento também é importante porque o seroma pode infeccionar, formando um abcesso na cicatriz, com libertação de pus, que é tratado com antibióticos.

O que é seroma tardio?

O seroma tardio, que ocorre após mamoplastias com próteses de silicone tem como causa principal trauma na região da mama ( como um acidente automibilístico por exemplo) e deve ser acompanhado com exames de imagem por seu Cirurgião Plástico.

Pode drenar seroma?

Pode drenar-se espontaneamente através da cicatriz cirúrgica, ocasionando um grande susto aos pacientes. Como o médico trata o seroma? O tratamento do seroma é feito através da punção do líquido por meio de agulhas e drenos, usando-se anestesia local para evitar a dor que o procedimento poderia causar.

Porque ficar duro ao redor da cirurgia?

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Qual suco é bom para cicatrização?

Uma dica são as frutas vermelhas, como morango, amora, acerola e cranberry. Essas frutas ajudam a proteger as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, estimulam a coagulação e melhoram a produção de elastina, auxiliando no aspecto da pele.

Qual o melhor chá para cicatrização?

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização
  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

É normal sair uma secreção dos pontos depois da cirurgia?

É esperado que ainda saia secreção até que se complete o processo de cicatrização. É importante que seja avaliado pelo seu médico, pois não é esperado que o fio de seton caia já no quarto dia de cirurgia.

Quanto tempo é normal sair secreção de uma cirurgia?

Nos primeiros dias, em geral até uns 30 dias, fica saindo uma secreção. Isso é normal. Para dar mais detalhes seria necessário examinar, mas pela sua descrição parece estar tudo correndo dentro do esperado.

Quando sai secreção dos pontos?

Deiscência é a abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz ao longo de sua linha de incisão cirúrgica. Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico.

Como saber se os pontos de uma cirurgia estão inflamados?

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:
  1. Vermelhidão.
  2. Inchaço.
  3. Dor ao tocar.
  4. Sensação de calor.

O que fazer para cicatrizar mais rápido?

Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
  1. Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
  2. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  3. Manter a ferida elevada. ...
  4. Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
  5. Passar uma pomada cicatrizante.

Quais são as ervas cicatrizantes?

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?
  • Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  • Camomila. ...
  • Calêndula. ...
  • Centella asiática. ...
  • Guaco.

Quais frutas ajudam na cicatrização?

Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi são alguns exemplos de frutas cítricas, alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, e em vitamina C, um micronutriente necessário para que o organismo consiga fabricar o colágeno.

Qual o melhor suco para inflamação?

O suco de laranja com limão, gengibre e chá verde é extremamente antioxidante e anti-inflamatório. Tem especial aplicação nos estados gripais, reforçando o sistema imunológico e hidratando o corpo.

Artigo anterior
Qual a velocidade máxima do Onix 2020?
Artigo seguinte
Quais os símbolos paralímpicos e o que representa?