Qual a diferença entre tinta PVA e látex?

Perguntado por: Emanuel Pinho Amaral  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

Tinta Látex
A principal diferença entre as duas é o tipo de resina utilizada. A tinta PVA leva acetato de polivinila, enquanto as acrílicas são à base de resina acrílica. Ou seja, tinta acrílica e tinta PVA são tipos de tinta látex.

O que é tinta látex PVA?

O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. O látex tem uma base solúvel em água e, por isso, facilita muito a vida do pintor, que pode preparar seus pincéis e rolos apenas com água. ... Seca rapidamente, e o odor típico de pintura é mínimo.

Para que é usada a tinta PVA?

É um produto a base de látex PVA, com secagem muito rápida e acabamento fosco. Pode ser aplicada com pincel, esponja ou rolinho de espuma. E é ideal para trabalhos artesanais sobre Madeira, Gesso, MDF, Cerâmica, Cortiça, Isopor, Papel, Palha e PET.

Qual a tinta mais indicada para interiores?

A tinta látex PVA é a mais usada para a pintura das paredes de ambientes internos, como quartos, salas, corredores, home office etc. Por ser solúvel em água, ela rende mais, além de proporcionar um acabamento uniforme e de qualidade.

Quando usar tinta látex?

Você também pode usar a tinta látex para pintar corrimãos, rodapés e objetos, como cadeiras, mesas e objetos. É sempre bom lembrar que o acabamento fosco é mais discreto, dando um aspecto aveludado às paredes e evitando o reflexo de luzes.

DIFERENÇA ENTRE AS TINTAS ACRÍLICA E LÁTEX PVA, COMO E ONDE APLICAR?

19 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre tinta látex e esmalte?

Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tenderá a ser mais cara que a látex, então cuidado com a especificação. O esmalte, ao contrário dos exemplos anteriores é um tipo de tinta que não é solúvel em água, visto que possui o que é chamado de “base a óleo”, material que compunha sua fórmula antigamente.

Qual a tinta de parede que pode ser lavada?

Tinta acrílica

Ela também pode ser lavada sem comprometer a aparência ou durabilidade. No mercado, o consumidor encontrará tintas acrílicas com três tipos de acabamento: fosco, semibrilho ou acetinado.

Qual a tinta ideal para pintar paredes internas?

Qual é a melhor tinta para pintar ambientes internos? A tinta látex ou PVA é a mais indicada para a pintura de paredes e tetos de áreas internas que não necessitem de manutenção constante. É uma tinta a base de água que pode ser limpa apenas com um pano úmido. Sua secagem é rápida e o odor desprendido, mínimo.

Qual é a melhor tinta para parede interna?

Estas são as 5 melhores marcas de tinta acrílica para parede disponíveis no mercado brasileiro
  • Suvinil.
  • Renner.
  • Coral.
  • Sherwin Williams.
  • Eucatex.

Qual a melhor cor de tinta para parede interna?

Neutras. São o branco, o cinza, o preto, bege e o marrom. Esses tons combinam com praticamente todas os demais e são a escolha de tinta para paredes internas de muitas pessoas. Por essa razão, é a grande preferência, no momento, para realizar a decoração dos armários da casa em geral.

Onde utilizar tinta PVA?

A tinta látex PVA é ideal para tetos e paredes. Ela é a escolha de muitos brasileiros que precisam pintar a parte interna de suas residências. O nome PVA vem da substância utilizada para fabricação da tinta látex, o Acetato de Polivinila. Essa tinta é solúvel em água, sendo uma das prediletas entre os pintores.

Pode pintar parede com tinta PVA?

Tinta PVA. A tinta PVA, também conhecida como látex PVA, é a mais utilizada em paredes internas. É preciso, porém, tomar cuidado na hora da limpeza, pois, se esfregar muito com um pano úmido, a tinta pode sair. Logo, não a utilize em áreas externas, pois ela não é resistente à chuva.

Como pintar uma parede com tinta PVA?

Tape pequenos furos de pregos e rachaduras com massa corrida, aplicada com o auxilio de uma espátula. Deixe secar por aproximadamente 3 horas. Enquanto a massa corrida seca, pegue uma espátula e remova a tinta que estiver descascando ou formando bolhas. Tome cuidado para não ferir o reboco (parede) .

Qual a diferença entre a tinta acrílica e látex?

Tinta Látex

Normalmente é a tinta mais indicada para áreas internas. Diluída em água, ela oferece um ótimo acabamento, porém, não é tão resistente quanto a tinta acrílica, já que ela não oferece grande impermeabilidade e não tem um bom acabamento em ambientes úmidos.

Qual melhor tinta para parede interna Lavavel?

Melhores Tintas Laváveis de 2022
  • Tinta Acrílica Glasurit Econômico SUVINIL.
  • Rende Muito Acrílico Fosco 3,6L Branco.
  • Metalatex – Tinta Acrílica Premium Fosco Perfeito.
  • Tinta Acrílica Premium Super Lavável Branca 3,6 Litros.
  • Suvinil – Tinta acrílico fosco completo 3,6L.
  • Tinta Acrílica Premium Fosca Proteção Sol & Chuva.

Qual melhor tinta para parede interna custo benefício?

A tinta acrílica para parede Coralar é uma das melhores do mercado porque tem ótimo custo-benefício, já que é uma das mais baratas entre os modelos antimofo. Esse atributo faz com que a parede dure por muito mais tempo e previne a ação de fungos em ambientes com pouca ventilação.

Qual a melhor marca de tinta Suvinil ou Coral?

A Coral é uma das melhores marcas de tinta do mercado brasileiro. Desde a sua fundação, em 1954, a empresa desenvolve produtos e serviços de alta qualidade. Hoje, ela possui mais de 2.016 tons no seu catálogo, divididos em três linhas: econômica, standard e premium.

Como saber se a tinta é lavável?

O que permite uma tinta ser lavável é uma película que ser forma sobre o produto após a secagem. Porém essa película se forma apenas em tintas com acabamento acetinado ou brilhante. Nesses casos, você pode limpar à vontade, sem se preocupar se vai manchar ou não.

Qual tinta suja menos?

– A tinta de acabamento semi-brilho é mais fácil de limpar e também é mais resistente a mofos; – Por outro lado, o acabamento acaba destacando mais as imperfeições das paredes.

Como saber que a tinta é lavável?

3- Tinta Lavável

A tinta lavável é um tipo de tinta acrílica que também é solúvel em água. Ela é de fácil aplicação, tem pouco cheiro e repele líquidos (por isso não mancha com facilidade). Como o próprio nome diz, ela pode ser lavada, o que torna o uso em cozinha e ambientes com criança bem interessante.

Para que serve a tinta esmalte?

A tinta esmalte pode ser usada em superfícies metálicas em geral, madeiras, plástico (desde que aplicado fundo correto) e até em paredes. A tinta é resistente à umidade e é perfeita para superfícies que precisam ser limpas com mais frequência.

O que é tinta látex?

As tintas látex são tintas feitas com vários tipos de resina termoplásticas tendo a água como base solúvel. As tintas látex PVA são mais utilizadas nos ambientes internos. Possuem bom rendimento, qualidade e bom preço.

Como saber se a tinta e esmalte?

O esmalte, ao contrário dos exemplos anteriores é um tipo de tinta que não é solúvel em água, visto que possui o que é chamado de “base a óleo”, material que compunha sua fórmula antigamente. Atualmente são outros produtos sintéticos que compõem a base mais comum para esse tipo de acabamento.

O que é bom para fixar tinta na parede?

Preste atenção nas dobradiças! Para protegê-las, passe vaselina líquida, que vai deixá-las oleosas e impedir que a tinta grude.

Artigo anterior
O que se escreve no prefácio?
Artigo seguinte
Qual a quantidade de arroz para 50 pessoas?