Quem toma Durateston pode ter filhos?

Perguntado por: Erica Érica Lima Fernandes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Algumas pessoas acreditam que, se você toma testosterona, não pode engravidar, mas isso não é verdade. A testosterona não é uma forma de anticoncepcional. Ainda não sabemos muito sobre as complexas relações hormonais que ocorrem nos corpos das pessoas AFAB que tomam testosterona.

Quem toma testosterona fica estéril?

Uso abusivo da testosterona pode levar a problemas cardíacos, aumento no risco de morte súbita e infertilidade permanente (Foto: Bigstock).

Quem toma testosterona não produz espermatozóide?

Sim. Níveis baixos de testosterona não causam infertilidade, pois a produção dos espermatozoides também depende de outros hormônios. Além disso, a quantidade de testosterona existente nos testículos costuma ser mais alta do que a medida no sangue.

Quanto tempo depois de tomar testosterona posso engravidar?

— De três a seis meses após a interrupção do tratamento com testosterona de depósito, a produção de espermatozoides volta ao normal. Ou seja, a princípio, o problema é reversível, mas não se pode garantir que um homem que use o medicamento por muito tempo, sem prescrição, não tenha prejuízos em longo prazo.

Tem testosterona no sêmen?

O sêmen contém hormônios responsáveis por alterar o humor, incluindo a testosterona e o estrogênio.

Reposição Hormonal - Testosterona X Fertilidade | Dr. Marco Túlio - Urologista e Andrologista

43 questões relacionadas encontradas

Quem faz reposição hormonal pode ter filho?

Além da possibilidade de uma pequena redução do próprio testículo, essa reposição hormonal também vai diminuir a fertilidade masculina. Então, os homens que estão com testosterona baixa e tentando engravidar suas parceiras, não podem fazer reposição hormonal e vão precisar de outro tipo de tratamento.

O que acontece quando se toma testosterona?

"O abuso da testosterona, geralmente em uma dose maior do que a receitada pelos médicos, pode afetar seriamente a saúde da pessoa e causar infarto, problemas no cérebro, no fígado e no sistema endócrino", disse o comunicado da FDA.

Quem tem hormônio masculino pode engravidar?

Mulheres com excesso de hormônios masculinos, como a testosterona, podem ter dificuldade para engravidar porque esses hormônios impedem a ovulação. Os hormônios masculinos inibem a produção do hormônio FSH, responsável pela maturação dos óvulos.

Qual o hormônio que faz engravidar?

Progesterona. A progesterona é um dos hormônios para engravidar mais importantes devido ao papel antes e depois da gestação. Ela é produzida pelos ovários durante o ciclo menstrual e é responsável por preparar o endométrio, que reveste o útero, para a implantação do embrião fecundado na parede uterina.

Como devem estar os hormônios para engravidar?

A taxa de hormônio ideal para engravidar é a taxa normal, nem abaixo e nem acima dela. A dosagem de FSH é um bom indicativo. Caso esteja normal, a pessoa tem mais chances de engravidar. Sendo assim, para os homens, o nível de FSH considerado normal varia de 0,7 a 10 mUI/ML.

Como o perfil hormonal do homem afeta a concepção?

Nos homens, parte da produção de testosterona é feita pelo tecido adiposo. A gordura retida diminui a taxa desse hormônio, o que afeta diretamente a quantidade e qualidade dos espermatozóides. Assim, os gametas têm sua capacidade de fecundação reduzida, explica o urologista Silvio Pires.

Quais são os riscos de tomar testosterona?

Os efeitos irreversíveis

Entre eles estão, o crescimento de pelos, acne no rosto e nas costas (devido ao aumento da produção de sebo), diminuição das mamas e perda de cabelo. Além disso, há consequências definitivas para seu corpo, como o aumento do clitóris e o engrossamento da voz.

Quais são os benefícios do uso da testosterona?

A suplementação de testosterona pode aumentar a sensação de bem estar, melhorar o humor e melhorar a maneira como o homem se relaciona com o ambiente em que vive. Existe diversos relatos de casos de pessoas que pararam de utilizar antidepressivos após o início da terapia de modulação hormonal bioidêntica.

Quais são os benefícios da testosterona?

Importância do equilíbrio hormonal

Quando os níveis de testosterona estão em dia, são favorecidos a capacidade de memória, de ganho de massa muscular diante de atividades físicas, aumento da massa óssea e a saúde do coração, entre uma variedade de importantes benefícios.

Quais as vantagens e desvantagens da testosterona?

Testosterona. Hormônio masculino que aumenta a massa magra, esculpe os músculos, dá mais força e turbina a libido, mas pode causar sérios danos como problemas cardiovasculares, infertilidade e câncer de próstata quando usado sem necessidade.

Qual a importância da testosterona para os homens?

A testosterona ajuda a produzir proteínas e é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções. Também afeta muitas atividades metabólicas, como produção de células do sangue na medula óssea, formação do osso, metabolismo de lipídios, metabolismo de carboidratos, função hepática e crescimento da próstata.

Qual o efeito da testosterona no organismo feminino?

O hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais. A presença da testosterona é ainda mais importante no período da ovulação, isso porque o hormônio é responsável por aumentar a libídio e, consequentemente, o desejo sexual.

Quando posso tomar testosterona?

A suplementação de testosterona é indicada somente em caso de síndrome da deficiência androgênica ou quando os ovários param de funcionar devido ao câncer de ovário, por exemplo.

Quanto tempo tenho que tomar testosterona?

Uso da testosterona

Deve-se fazer uma dosagem basal de testosterona antes do tratamento e repetir a cada três a seis meses. Se após seis meses de tratamento não houver resposta, o uso da testosterona deve ser suspensa.

Quanto tempo demora para a reposição hormonal fazer efeito nos homens?

As aplicações geralmente são feitas em intervalos de 15 em 15 dias, se usadas as substâncias mais comuns, ou até em intervalos de 3 meses, no caso de medicações mais concentradas, como o undecilato de testosterona.

O que afeta a qualidade do esperma?

Além dos fatores ambientais, aspectos relacionados aos hábitos de vida também devem influenciar a produção de esperma. "Alguns estudos demonstraram que o tabagismo e o consumo de álcool em excesso podem diminuir a qualidade do sêmen", acrescenta Baccaro.

O que pode afetar a qualidade dos espermatozoides?

Tabagismo, uso excessivo de álcool, drogas, anabolizantes e até mesmo a má alimentação são alguns dos fatores externos que podem comprometer a qualidade e quantidade dos espermatozoides que o homem produz.

O que interfere na produção de espermatozoides?

A produção dos espermatozoides pode ser afetada por distúrbios hormonais, problemas genéticos, varicocele, entre outros. As infecções, por outro lado, podem provocar inflamações em diversos órgãos do sistema reprodutor, causando obstruções que dificultam a passagem do sêmen e alteram o seu funcionamento.

Qual o nível ideal de FSH para quem deseja engravidar?

De 10 a 15 a reserva ovariana é considerada baixa.

De 05 a 10 a reserva ovariana pelos índices do hormônio FSH está em um patamar aceitável e é considerada boa. Normalmente mulheres acima de 28 anos tem esse resultado que é considerado perfeitamente normal. Abaixo de 5 a reserva ovariana é considerada excelente!

Qual o valor ideal do hormônio Antimülleriano?

Atualmente, o valor de 1,0 ng/ml seria considerado o limite entre a reserva ovariana normal e a alterada. Ou seja, quando a mulher tem o hormônio anti-mulleriano igual ou superior a 1,0 ng/ml, ela tem mais chances de engravidar naturalmente.

Artigo anterior
Qual o nome da principal célula constituinte do corpo dos poríferos?
Artigo seguinte
Quanto ganha um analista de governanca?