Quem tem usufruto é dono?

Perguntado por: Verónica Martins  |  Última atualização: 11. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

Assim, o denominado usufrutuário, que é quem normalmente detém a posse direta do bem, exerce o direito real de uso e fruição sobre coisa alheia. Enquanto que, o proprietário do bem, ou seja, aquele que recebe o imóvel, é chamado de nu-proprietário.

Como funciona o usufruto de herança?

O usufruto de imóvel pode ser entendido como uma forma de antecipação da herança, de repassar um patrimônio para alguém ainda em vida, seja parente ou não. Contudo, ele não impede que os herdeiros diretos do nu-proprietário tenham seus direitos relativos ao imóvel, contanto que respeitem o direito de usufruto.

Como funciona o usufruto de pai para filho?

Quando os pais doam um imóvel ao filho com reserva de usufruto, eles deixam de ser proprietários do imóvel, e o filho se torna nu proprietário, assim, a reserva de usufruto dá o direito aos pais de usufruírem do imóvel, seja para morar ou até mesmo auferir renda com aluguel por exemplo.

Como fica o usufruto após o falecimento do proprietário?

Se o nu-proprietário morrer, o herdeiro direto dele receberá o direito à doação e deverá respeitar o usufruto. Por exemplo, se um pai viúvo doou um imóvel a um filho único com direito a usufruto próprio. Se este filho morre, o herdeiro dele terá o direito ao imóvel, devendo respeitar o direito de usufruto do avô.

Pode usufrutuário despejar proprietário?

Em caso de usufruto não vitalício, ou seja, com data prevista para terminar, o usufrutuário deve devolver o imóvel ao proprietário ao fim do contrato. Caso ele se recuse, passa a exercer posse injusta. Isso permite que o proprietário entre com uma ação para reintegração da posse do imóvel.

USUFRUTO DE IMÓVEIS - O QUE É, COMO FUNCIONA, direitos e obrigações

27 questões relacionadas encontradas

Tem como tirar o usufruto de um imóvel?

Dentre as principais hipóteses, destacamos a renúncia ou morte do usufrutuário. Enquanto for vivo, o usufrutuário pode renunciar ao seu direito de usufruto. Porém, essa renúncia somente poderá ser formalizada por meio de escritura pública de renúncia de usufruto lavrada por Tabelião de Notas.

Quais são os direitos do usufrutuário?

USUFRUTO. Usufruto é o direito real sobre coisas alheias, conferindo ao usufrutuário (pessoa para quem foi constituído o usufruto) a capacidade de usar as utilidades e os frutos (rendas) do bem, ainda que não seja o proprietário. O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (rendas).

Quando uma pessoa tem uma propriedade com usufruto ela tem a propriedade plena?

Isto significa que o usufrutuário de um determinado imóvel pode ter o pleno direito de residir, alugá-la ou emprestá-la de acordo com as leis, quando a propriedade está dividida entre nu-proprietário e usufrutuário.

Quem tem usufruto precisa fazer inventário?

Sim, em geral, quando uma pessoa falece e possui um usufruto sobre determinados bens, é necessário realizar o inventário para formalizar a transferência desses bens aos herdeiros ou legatários.

Qual a desvantagem do usufruto?

Quais são as desvantagens do usufruto de imóveis? Apesar dos benefícios, é preciso saber que o usufruto de imóvel tem desvantagens pontuais. O nu-proprietário não tem a posse do bem e não pode utilizá-lo ou explorá-lo até que se encerre o prazo de usufruto.

Qual a vantagem de fazer o usufruto?

O usufruto é uma ferramenta valiosa para planejamento patrimonial e proteção de direitos. Seja para garantir uma moradia ao cônjuge sobrevivente ou para planejar a transferência de bens entre gerações, esse instrumento oferece segurança e flexibilidade nas relações patrimoniais.

Pode deixar toda a herança para um filho só?

NÃO!

Quanto custa para tirar o usufruto de um imóvel?

Os principais custos são com a escritura, pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Quando o negócio tratar-se de compra e venda, a taxa é de aproximadamente 4-5% do valor do imóvel, contudo se for doação com reserva de usufruto o percentual fica em torno de 2%.

Como vender um imóvel que está em usufruto?

Para vender um imóvel doado com cláusula de usufruto é necessário que seja extinto o usufruto ou que o usufrutuário participe do negócio, fazendo uma escritura pública de cessão de direitos, que poderá ser gratuita ou onerosa.

É possível doar imóvel com usufruto?

Uma doação de bens em vida com usufruto do imóvel pode oferecer vantagens, como evitar o procedimento de inventário, compartilhar um bem com algum ente querido ainda vivo e assegurar a herança. Reunimos um conteúdo completo sobre o assunto.

Qual a diferença de usufruto para usufruto vitalício?

Em relação à duração, como mencionamos no tópico anterior, existe o usufruto temporário e o usufruto vitalício. Assim, enquanto o primeiro apresenta uma data de validade, o último é válido até a morte do usufrutuário, o mais comum entre pais e filhos.

Quem tem usufruto vitalício pode vender o imóvel?

Posso vender um imóvel gravado com cláusula de usufruto? A resposta é sim. Havendo a concordância entre o usufrutuário e o nu-proprietário a venda pode ser realizada e todos devem figurar tanto no contrato de compra e venda quanto na escritura pública.

O que é melhor doação ou usufruto?

Enquanto a doação por Testamento apenas se efetiva após o falecimento do doador, a doação com Usufruto de imóveis confere ao beneficiário a posse dos bens ainda em vida do doador, sem, no entanto, o direito de vender ou expulsar o proprietário original.

Quais são os tipos de usufruto?

As espécies mais comuns de usufruto podem ser classificadas quanto à sua duração, sendo temporário ou vitalício; e quanto ao objeto, que pode ser próprio ou impróprio. Dentro da classificação quanto à duração, a espécie mais recorrente é o chamado usufruto vitalício.

Como tirar o usufruto de alguém?

Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.

Quem pode pedir o cancelamento do usufruto?

A revogação poderá ser feita pelo usufrutuário ainda em vida, e será cancelada automaticamente com a morte do usufrutuário – que pode ser mais de um. Art. 1.410.

Quando a casa está em usufruto?

O usufruto de imóvel é um instrumento da legislação que permite repassar os bens, como terrenos, casas e apartamentos próprios. Inclusive, pode ser utilizado em vida para simplificar a transferência para os herdeiros.

O que acontece quando um dos usufrutuários morre?

O término do usufruto também pode ser instituído com uma condição resolutiva (um fato ou evento). E ocorrendo o falecimento do usufrutuário, o usufruto se extingue e o nu-proprietário passa a ter a propriedade plena do bem. Por isso, ocorrendo a morte do usufrutuário nada caberá a seus herdeiros.

Quando acaba o usufruto vitalício?

Em contrapartida, o usufruto vitalício será estipulado a favor de uma pessoa natural, sem previsão de termo final, extinguindo-se com a morte do usufrutuário. Ressalta-se que a morte do nu-proprietário não é motivo de extinção do usufruto, uma vez que tal qualidade irradia-se aos herdeiros.

Quem deve declarar imóvel em usufruto?

FORMA DE DECLARAR O CONTRATO DE USUFRUTO NA DIRPF

A pessoa física que recebeu o bem em doação deve informar em sua Declaração de Bens e Direitos, na coluna Discriminação, a situação ocorrida, inclusive o nome e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do usufrutuário.

Artigo anterior
Qual é a abreviação de milhões?
Artigo seguinte
Porque o cobre é usado?