Quem tem stent pode ter trombose?

Perguntado por: Laura Neto Reis  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

Aproximadamente quatro milhões de pacientes são submetidos anualmente a implante de stent coronariano. Cerca de 5% desses pacientes requerem uma intervenção cirúrgica não cardíaca no período subsequente à angioplastia1, fase em que o risco de trombose dos stents encontra-se elevado.

O que causa trombose no stent?

O principal fator de risco para trombose de stent é a interrupção precoce da dupla antiagregação plaquetária (aas + inibidor do receptor plaquetário P2Y12 como clopidogrel, prasugrel ou ticagrelor).

Qual a vida útil de um stent?

“No geral, o implante do stent é para a vida toda, e ele tem uma durabilidade maior quando a reestenose não acontece”, diz Bruno.

Quais os riscos de colocar um stent?

Apesar dos riscos serem pequenos, algumas complicações podem acontecer. Hematomas, alergia, sangramentos, embolização, insuficiência renal, arritmia cardíaca e acidente vascular cerebral então entre as intercorrências possíveis do procedimento cirúrgico de desobstrução das artérias.

Quem coloca stent tem cardiopatia grave?

A colocação de um stent não permite concluir que há uma cardiopatia grave. Assim, a angioplastia para colocação de stent não dá margem para tal conclusão. Isso se dá porque, muitas vezes, o paciente volta a ter uma vida normal, mesmo após a colocação do stent.

Quem Teve Trombose Pode Ter a Síndrome Pós Trombótica

16 questões relacionadas encontradas

Quem tem stent é cardíaco?

Os pacientes indicados para implantar o stent cardíaco são aqueles que estão tendo um ataque cardíaco, que apresentam fortes dores no peito frequentes ou grave que não responde ao uso de medicações e que apresentam circulação sanguínea severamente diminuída para uma determinada área do músculo cardíaco, devido a uma ou ...

Quem tem stent tem direito a PCD?

Mesmo que uma Junta Médica constate a ausência de sintomas da doença, pelo uso de stent, deve-se manter a isenção. Cardiopata assintomático permanece com direito à isenção. Até mesmo pessoa que esteja com a cardiopatia controlada e esteja aparentemente saudável, ainda assim terá direito à isenção.

Quais os cuidados após colocar stent?

Os principais cuidados são:
  1. Não realizar esforço físico por dois dias após a cirurgia;
  2. Evitar subir escadas por 24 horas após a realização do procedimento;
  3. Voltar a dirigir apenas 24 horas depois da alta hospitalar;
  4. Não manter relações sexuais por dois dias após a angioplastia com stent;

Quem faz angioplastia tem que ficar internado?

Em geral, os pacientes que passam por uma Angioplastia ficam internados por 24 horas de UTI, dependendo de cada caso. A alta hospitalar costuma acontecer em um ou dois dias, mas isso depende da condição clínica de cada paciente e da avaliação do médico.

Quanto tempo de repouso após colocar stent?

Em princípio, o repouso absoluto logo após o procedimento varia de 6 a 12 horas, conforme o que foi realizado.

Qual é o melhor stent?

Ligas de cobalto, em particular a liga de cobalto-crómio. São stents mais resistentes que os de aço e com maior radiopacidade. O facto de poderem ser constituídos por uma malha mais fina reduz o risco de trombose. Além disso, apresentam boa biocompatibilidade.

Quem colocou stent pode fazer caminhada?

Após implantado o mesmo não se desloca e permanece na mesma posição indefinidamente. Após alguns dias de repouso a pessoa pode retornar às suas atividades habituais e praticar atividades físicas.

Quem passou por um infarto pode tomar uma cerveja?

Prezada, o álcool em moderadas doses não tem efeito negativo nestes casos. O problema é que as pessoas deixam de tomar as medicações para poder consumir bebidas alcóolicas.

Quais os sintomas de trombose no stent?

Os sintomas da trombose de stent geralmente são inespecíficos, mas podem incluir dor no peito, dispneia, hipotensão, arritmia ou mesmo parada cardíaca.

O que acontece quando o stent entope?

Como a cirurgia causa irritação na parede arterial, células endoteliais ; que ficam no interior dos vasos sanguíneos ; migram para o local a fim de reparar esse dano. No entanto, células musculares também vão para a região da artéria onde foi colocado o stent, o que pode criar uma cicatriz e obstruir novamente o local.

O que acontece se o stent entupir?

Mas o que é importante saber que um stent mesmo farmacológico pode se obstruir por aterosclerose que nada mais é que gordura e fibras que se formam ao longo de anos e podem causar uma situação clínica denominada de Reestenose da artéria tratada , podendo-se tratar de novo esta artéria com outro stent por dentro do ...

Quais os cuidados depois da angioplastia?

Orientações pós angioplastia
  1. Não fazer esforço físico por 48h;
  2. Não subir escadas por 24h após o exame;
  3. Não dirigir por 24 horas após o exame;
  4. Observar o local do exame (punção): se tem dor, endurecimento, cor roxa ou saída de secreção. ...
  5. Não ter relação sexual por 48h após o exame;

Quanto tempo dura a cirurgia de angioplastia?

Qual a duração do procedimento? Dependendo do caso e da complexidade, pode durar de 30 minutos a 2 horas.

Como é a recuperação da angioplastia?

A recuperação após uma angioplastia com stent é relativamente rápida. Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente a pessoa recebe alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.

Quanto tempo de repouso depois da angioplastia?

Normalmente, para o indivíduo que internou por causa de um infarto e fez uma angioplastia, o tempo de internação gira em torno de três a quatro dias. A volta completa à atividade física normal se dá entre 15 e 20 dias.

Quais os sintomas depois da angioplastia?

Alergia, hematomas, sangramentos, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, insuficiência renal aguda, embolização de fragmentos do trombo e acidente vascular cerebral estão entre as possíveis complicações de uma angioplastia.

Quem tem stent pode tomar cerveja?

Sim, quem faz cateterismo pode beber cerveja. O consumo de álcool não tem nenhuma influência sobre o cateterismo cardíaco. Beber não vai aumentar o risco de sangramento nem de ter uma cicatrização inadequada do local em que foi feita a punção.

Quais doenças entram no PCD 2021?

Quais doenças dão direitos a PCD carros
  • Amputações ou ausência de membros.
  • Artrite reumatoide.
  • Artrodese.
  • Autismo.
  • AVC.
  • Cardiopatia.
  • Condromalácia patelar.
  • Doenças degenerativas.

Quais as doenças que entram no PCD?

Doenças e deficiências que dão direito à isenção para PcD
  • Alguns tipos de câncer.
  • Amputações.
  • Artrite.
  • Artrodese (com sequelas)
  • Artrose.
  • Autismo.
  • AVC.
  • AVE (Acidente Vascular Encefálico)

Quais doenças entram como PCD?

Deficiência mental severa ou profunda; deficiência visual; doença de Parkinson; doenças desconhecidas degenerativas e doenças neurológicas; Esclerose múltipla; escoliose graves; espondiloartrose anquilosante e estados avançados da doença de Paget; Fibrose cística (mucoviscidose);

Artigo anterior
Como calcular a multa por quebra de contrato de experiência?
Artigo seguinte
Quem tem stent pode ter trombose?