Quem tem propriedade?

Perguntado por: Rúben Hugo Neves de Teixeira  |  Última atualização: 12. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Como se vê, ao tratar da posse, a legislação também se ocupa em caracterizar a figura do possuidor.

Como se chama o dono de uma propriedade?

O proprietário é reconhecido no artigo 1.228 do Código Civil, este é reconhecido legalmente como dono de um patrimônio, é a pessoa que tem direito de uso (servir-se), gozar (usufruir) e dispor (transferir) a coisa, além de revisar em caso de uso ou posse indevida, por exemplo, fazer abertura de processo caso terceiros, ...

Quem tem a propriedade do imóvel?

Desse modo, é proprietário aquele que passou pelo processo de usucapião e obteve a matrícula do imóvel de posse em seu nome. Assim, conclui-se que o proprietário é de fato o dono daquele imóvel, que possui o registro atrelado ao seu nome. Por sua vez, o possuidor é aquela pessoa que usufrui do imóvel.

Quem tem direito à propriedade?

Na sua íntegra, o artigo 17º diz que “Toda a pessoa, individual ou coletiva, tem direito à propriedade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade”.

O que pode ser considerado propriedade?

Na versão atualmente constante no código civil brasileiro, SIDOU (1997) define Propriedade como " direito de usar, gozar e dispor das coisas dentro da sua função social, desde que se não faça delas uso proibido por lei, e de reavê-las de quem injustamente as possua.

Direito Civil - Direito de Propriedade - Conceito, Direito e Atributos da Propriedade

45 questões relacionadas encontradas

Quem tem posse tem a propriedade?

A posse é o instrumento, o meio ou forma de se exercer o direito de propriedade e o direito real limitado, usando diretamente a coisa ou por meio de terceiro (fruindo), ou resgatando o seu valor pela transferência do direito real e da posse a ter- ceiro.

Qual diferença de posse e propriedade?

Em resumo, a posse é quando se tem apenas algum dos poderes inerentes à propriedade, enquanto a propriedade em sí é quando você pode usar, gozar, dispor e reivindicar.

Como se comprova a propriedade?

Sob essa ótica, para comprovar sua propriedade, basta comparecer ao Cartório de Registro Geral de Imóveis competente e solicitar uma certidão de ônus do imóvel.

O que é ter direito à propriedade?

DEFINIÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE

O conceito genérico, no direito brasileiro, de direito de proprieda- de é o poder jurídico concedido pela lei a algum para usar, gozar, dispor de um determinado bem e de reavê-lo, de quem quer que injustamente o esteja possuindo.

Como se adquire a propriedade?

O Código Civil prevê quatro formas de aquisição da propriedade imóvel:
  1. Acessão.
  2. Usucapião.
  3. Sucessão Hereditária.
  4. Registro de Título.

Quando a posse se torna propriedade?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

Qual o documento que comprova a propriedade de um imóvel?

A matrícula contendo o registro da escritura é o documento que comprova quem é o proprietário do imóvel.

O que comprova que a casa é minha?

O documento de compra e venda de um imóvel mais importante é o comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a CNH. Com esses documentos, é possível identificar quem está comprando o imóvel e assim garantir a segurança da transação.

Quais são os poderes da propriedade?

A propriedade é o direito real mais completo. Confere ao seu titular os poderes de usar, gozar e dispor da coisa, assim como de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha (CC, art. 1.228).

Qual a diferença entre posseiro é proprietário?

Principais diferenças entre eles

Em primeiro lugar, portanto, possuidor é uma situação de fato, enquanto a propriedade é o direito. Isso porque, como você viu, o possuidor exerce funções semelhantes às do proprietário, apenas enquanto está na posse fática do imóvel.

O que é direito de propriedade no Código Civil?

O que é propriedade para o Direito Civil

De acordo com o artigo 1.228 do Código Civil preceitua: Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

O que garante a propriedade de um imóvel?

Como comprovar a propriedade de um imóvel? A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

O que é o significado de propriedade?

1 Qualidade do que é próprio. 2 Aquilo que é próprio de alguma coisa, que a distingue de outra do mesmo gênero. 3 Fís-Quím Característica de uma substância que lhe confere uma particularidade. 4 Qualidade especial ou virtude particular; caráter.

O que pode substituir a palavra propriedade?

Sinônimo de propriedade
  1. Imóvel: 2 próprios, prédio, edifício, edificação, imóvel, casa, construção.
  2. Fazenda: 3 sítio, herdade, quinta, granja, casal, terra, fazenda.
  3. Particularidade: 4 especialidade, peculiaridade, especificidade, singularidade, originalidade, particularidade.
  4. Atributo especial: ...
  5. Adequação da linguagem:

Qual é o documento de posse do imóvel?

A Escritura de Posse do Imóvel é um documento capaz de atestar a posse do imóvel, sendo realizado de forma menos burocrática do que um registro de propriedade, por exemplo. O documento pode ser solicitado no 26, com a apresentação de documentos que confirmem a posse regular do imóvel.

Qual documento comprova que um terreno é meu?

Escritura. É o documento que comprova a propriedade do terreno e deve ser devidamente registrada em cartório.

Como o direito protege a propriedade?

No exercício dessa competência, além de outras leis para casos específicos, estabelece o novo Código Civil, definindo o direito de propriedade, que o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor a coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer injustamente a possua ou detenha.

Quem é o titular do domínio do imóvel?

➢ Titular do domínio útil: É a pessoa que recebeu do proprietário o direito de utilizar, gozar e dispor da propriedade, conservando o domínio direto. contribuinte do IPTU. ➢ Possuidor: A aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de alguns dos poderes inerentes a propriedade.

O que é a lei de usucapião?

Trata-se de uma forma originária de aquisição de imóvel que tem como objetivo atingir a função social da propriedade. Nas áreas urbanas, ela também é possível na forma do artigo 1.238 do CC, que disciplina a chamada usucapião extraordinária, com exigência de posse por 15 anos sem interrupção nem oposição.

O que garante a posse?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

Artigo anterior
Qual deve ser a jornada diária de trabalho do aprendiz?
Artigo seguinte
Qual a melhor pomada para inflamação na pele?