Quem tem epilepsia têm perda de memória?

Perguntado por: William Santiago Branco  |  Última atualização: 21. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

A relação entre cognição e epilepsia é bastante próxima – 70 a 80% das pessoas com epilepsia apresentam: Falta de memória. Dificuldade de aprendizagem. Déficit de atenção.

Quem tem epilepsia perde a memória?

Vários estudos têm documentado a presença de deficit de memória em pacientes epilépticos de difícil controle, principalmente quando o foco epileptogênico localiza-se em lobo temporal4-7.

Como funciona a mente de quem tem epilepsia?

Os pacientes com epilepsia têm fortes traços neuróticos, como a ansiedade, a culpa, a ruminação, a baixa auto-estima, o comportamento anti-social e as somatizações.

Quem tem epilepsia lembra?

Em geral, a pessoa não se recorda do que aconteceu quando a crise termina. Esta é chamada de crise parcial complexa. Existem outros tipos de crises que podem provocar quedas ao solo sem nenhum movimento ou contrações ou, então, ter percepções visuais ou auditivas estranhas ou, ainda, alterações transitórias da memória.

Quais danos a epilepsia pode causar?

A epilepsia é um quadro complexo, que vai além das convulsões. Ela pode causar danos cerebrais irreversíveis, especialmente quando o cérebro está em maturação. Mesmo quando as convulsões são controladas ou ausentes, a epilepsia causa alterações cognitivas persistentes e déficits intelectuais globais.

Dr. Luiz Cetl Responde – A epilepsia afeta a memória?

28 questões relacionadas encontradas

Quem tem epilepsia pode ter Alzheimer?

Se a pessoa tem uma depressão que não é tratada corretamente ou outras doenças psiquiátricas descontroladas, maior o risco de desenvolver também um Alzheimer. Se ela tem epilepsia descontrolada, com crises frequentes, maior o risco de desenvolver também.

O que a pessoa sente antes de ter uma crise de epilepsia?

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

O que a epilepsia pode causar a longo prazo?

Segundo o Dr. Galvão, uma crise epilética raramente deixa sequelas, mas pacientes com crises persistentes (estado de mal epilético) podem sofrer lesões cerebrais definitivas se não forem controlados. A maior parte das crises epiléticas têm o seu início na infância e na adolescência.

Quem tem epilepsia pode ficar sozinha?

O portador de epilepsia bem controlada pode fazer tudo que qualquer um faz: estudar, trabalhar, praticar esportes, namorar, constituir família... Apenas deve evitar o que favorece crises, como privação de sono, luzes estroboscópicas – utilizadas em danceterias – e uso de álcool, mesmo durante o tratamento.

Quem tem epilepsia não pode ficar nervoso?

Nos pacientes com epilepsia isso é fundamental para não ter piora com ansiedade e estresse. O paciente com epilepsia tem mais propensão à depressão e à ansiedade.

Qual o gatilho da epilepsia?

Os gatilhos da epilepsia fotossensível estão diretamente relacionados à exposição a luzes intermitentes ou a padrões contrastantes de luz e escuridão.

O que uma pessoa que tem epilepsia não pode fazer?

  1. nunca segure a pessoa ou tente impedir seus movimentos;
  2. não coloque nada em sua boca, isso poderá lesionar seus dentes e/ou a mandíbula. Uma pessoa em convulsão não irá engolir a própria língua;
  3. não tente fazer procedimentos de respiração boca-a-boca;
  4. não ofereça água ou comida até que ela esteja totalmente consciente.

Quem tem epilepsia é considerado especial?

Assim, um paciente, independentemente de seu diagnósitco específico, só será classificado como pessoa com deficiência quando seu quadro clínico assim o justificar. Tal regra vige para qualquer doença, incluindo a epilepsia.

O que agrava a epilepsia?

Os principais fatores desencadeantes das crises de epilepsia em adultos são: o estresse emocional, mas também condições de desequilíbrio metabólico como a hipoglicemia, hipóxia ou hiponatremia – baixo açúcar no sangue, baixa concentração de oxigênio no sangue e baixo nível de sódio no sangue, respectivamente.

Quanto tempo leva para curar a epilepsia?

De acordo com a classificação mais recente da Liga Internacional contra a Epilepsia, um paciente é considerado curado se está há mais de 10 anos sem crises epilépticas e nos últimos 5 anos desse período ficou sem medicamentos para epilepsia.

O que dispara a epilepsia?

Alguns fatores que podem originar a epilepsia:

Traumatismos cranianos; Acidente vascular cerebral (AVC) ou qualquer outra condição que restrinja a quantidade de oxigênio no cérebro; Infecções como meningite, encefalite ou neurocisticercose (doença parasitária) e certas síndromes genéticas; Tumor cerebral.

O que a epilepsia pode causar no cérebro?

Os pacientes com mais tempo de epilepsia apresentam maior área do cérebro comprometida, o que demonstra que a doença provoca um aumento gradativo de atrofias e prejuízos cognitivos, conforme progride.

Quem tem epilepsia pode mexer no celular?

“O uso excessivo vai causando olhos secos, afetando o sono e gerando lesões por esforço repetitivo. Aqueles que têm epilepsia podem sofrer uma convulsão. Existem registros de crianças que ficaram mais de 60 horas jogando no celular.

Quem tem epilepsia tem muita dor de cabeça?

Após o episódio de epilepsia é normal sentir sonolência, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os sintomas de epilepsia muitas vezes ocorrem sem aviso e, podem ocorrer de dia ou durante o sono, podendo afetar pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos.

Em que idade surge a epilepsia?

Condição neurológica que atinge de 1% a 2% da população brasileira, a epilepsia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma apresentar a primeira crise, com maior frequência, em crianças com menos de dois anos.

Qual é o remédio mais forte para epilepsia?

O valproato de sódio foi a melhor opção de todos os remédios para conseguir controle e remissão das convulsões tônico-clônicas generalizadas.

Como é a vida de uma pessoa que tem epilepsia?

A pessoa com epilepsia pode ter crises focais, com perda do movimento de uma parte do corpo ou ter transtornos generalizados, com perda de mobilidade nos braços e nas pernas e de consciência. “O acompanhamento com o neurologista torna a vida mais saudável, reduzindo sequelas e riscos de morte.

Qual o grau de epilepsia que a pessoa tem direito a aposentadoria?

Quem possui epilepsia, seja pelo código G40 (CID 10) ou 8A6Z (CID 11), pode ter direito a benefícios como aposentadoria por deficiência, outros auxílios previdenciários devido à incapacidade ou ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Qual Exame de sangue detecta epilepsia?

Os exames laboratoriais de sangue devem ser seguidos pelo EEG (eletroencefalograma), que é um exame eletrofisiológico. Portanto, o EEG vai analisar a função elétrica cortical cerebral e poderá detectar e localizar a área com atividade anormal capaz de provocar as crises convulsivas.

Quem tem epilepsia sente tontura?

Esse tipo de crise pode provocar alterações no cheiro, sabor ou som, movimentos involuntários em determinadas partes do corpo e sintomas sensoriais, como tontura e formigamento; Complexas: Quando há alguma mudança ou perda de consciência.

Artigo anterior
Quais são as cores do Super Mario?
Artigo seguinte
Qual a capital mais barata do Brasil?