Quais são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja?
Perguntado por: Helena Luana Lima | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
Quais as células que revestem externamente as esponjas?
Os pinacócitos revestem externamente a esponja; os cnidócitos são células com líquido urticante, presentes em cnidários (ex.: água-viva) e os amebócitos são células capazes de diferenciar em diversos tipos celulares da esponja.
Quais são os tipos de células de uma esponja?
Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.
Quais as células responsáveis pelo bombeamento da água pelo sistema de canais das esponjas?
Os coanócitos são células flageladas e com uma membrana em forma de colarinho em sua região apical. O batimento desses flagelos cria uma corrente que faz a água circular no interior da esponja e sair pelo ósculo.
Quais são as células responsáveis pela captura de alimento em esponjas como é a sua digestão?
Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos.
Células dos Poríferos - Funções das Células dos Poríferos - Esponjas - Filo Porifera - Zoologia
Como é a digestão dos poríferos?
A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais.
Que células são responsáveis pela digestão do alimento?
Dentre as organelas celulares com papel essencial na digestão intracelular estão os lisossomos. Eles são oriundos do Complexo de Golgi e são preenchidos por enzimas digestivas produzidas no retículo endoplasmático rugoso.
Quais são os tipos de células especializadas das esponjas e suas respectivas funções?
As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.
Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?
Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.
Quais células representam um poro que permite a entrada de água na cavidade interna dos poríferos?
As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Quais os 3 principais tipos de esponjas?
- Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
- Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
- Lêucon - É a forma mais complexa.
Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Quais são as células responsáveis pela formação do esqueleto dos poríferos?
Entre as camadas interna e externa, há uma camada chamada meso-hilo ou mesênquima, onde estão presentes as espículas que irão formar o esqueleto dos poríferos, além dos amebócitos - células totipotentes (podem se diferenciar nos demais tipos celulares presentes no organismo) que apresentam a função de transporte de ...
Qual a função dos tipos celulares de porifera?
Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
O que são os Arqueocitos?
- Arqueócitos – células grandes com núcleos grandes, fagocitárias, capazes de se transformar em outro tipo de célula; - Colêncitos – células fixas secretam fibras de colágeno; Esqueleto – complexo, confere sustentação.
Como funciona o sistema aquífero das esponjas?
As esponjas possuem um sistema formado por canais inalantes e exalantes, o sistema aquífero, no qual células flageladas (coanócitos) geram uma corrente de água unidirecional através do seu corpo. É por meio dessa corrente de água que elas obtêm seu alimento, realizam trocas gasosas e liberam excretas.
Quais são as principais características dos poríferos?
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.
Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?
As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).
É uma célula flagelada?
Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação.
Como é o desenvolvimento embrionário das esponjas?
A partir da fecundação é formada uma célula-ovo que se desenvolverá em uma larva ciliada natante (anfiblástula). Esta larva tem um breve tempo de vida planctônica e depois se fixa ao substrato para dar origem a um novo porífero. Sendo assim, a fecundação das esponjas é considerada interna.
Qual o tipo celular que reveste os órgãos digestivos?
O estômago vazio apresenta pregas da mucosa gástrica, ou rugas, cobertas por fossetas ou fovéolas gástricas. O epitélio que recobre a superfície do estômago é cilíndrico simples com células secretoras de muco. Esse epitélio sofre invaginações em direção à lâmina própria, formando as fossetas gástricas.
Como é feita a digestão dos alimentos?
A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.
Como ocorre o processo de digestão dos alimentos?
No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.
Como é a digestão dos nematódeos?
A digestão dos nematódeos é completa, ocorre de forma extra e intracelular, passando o alimento pelo trato digestório. Devido à ausência do sistema respiratório nestes animais, as troca gasosa ocorrem através da superfície cuticular epidérmica.
São Paulo a maior cidade do mundo?
Quais foram os primeiros filmes de animação?