Quem tem direito a passagem interestadual gratuita?
Perguntado por: Nelson Brito Cunha | Última atualização: 18. November 2024Pontuação: 5/5 (2 avaliações)
Pessoas com deficiência e de baixa renda têm direito ao Passe Livre em viagens interestaduais. Há 20 anos, pessoas com deficiência de baixa renda passaram a ter direito à passagem gratuita nas viagens interestaduais.
Quem tem direito à gratuidade em ônibus interestadual?
Idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos. Quais são os documentos necessários para que o idoso comprove seu direito à gratuidade? Para comprovar a idade, é necessário apresentar documento original com foto.
Qual a renda para ter direito ao passe livre interestadual?
COMO PEDIR O PASSE LIVRE? Têm direito ao Passe Livre pessoas com deficiência que sejam comprovadamente carentes. É considerada carente toda pessoa com renda familiar mensal “per capita” de até um salário mínimo. renda “per capta” e tem de ser igual ou menor que o salário mínimo.
Como fazer para um idoso viajar de graça para outro estado?
A pessoa idosa que tem como comprovar renda NÃO necessita da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício.
Como viajar para outro estado de graça?
O jovem de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, tem direito à gratuidade nas viagens de ônibus interestaduais. Para isso, é preciso que os passageiros tenham a Identidade Jovem, documento necessário para garantir o benefício.
JUSTIÇA APROVOU NOVOS DIREITOS DOS IDOSOS COM MAIS DE 60 ANOS! AGORA É LEI DIREITO DO IDOSO 2023
Como conseguir passagem de ônibus de graça para outro estado?
Desde 2019, quando o Projeto de Lei 2311/19 foi aprovado, o Estatuto do Idoso prevê que pessoas com 60 anos ou mais tenham o direito de viajar para outro estado de forma gratuita e em qualquer categoria de veículo (seja executivo, semileito ou leito).
Quais são as doenças que dão direito ao passe livre?
Gratuidade no transporte público – pessoas com câncer
88 da Lei Distrital nº 4.317/2009, é assegurado o direito ao transporte público gratuito (passe livre) às pessoas economicamente hipossuficientes e portadoras de câncer, inclusive àquelas que ainda precisam submeter-se a acompanhamento periódico da patologia.
Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso interestadual?
Se o idoso tiver um documento que comprove a sua idade acima de 60 anos, ou uma carteira profissional ou o documento do INSS, ele pode ir ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita.
Quantos vezes por ano o idoso pode viajar de graça?
Essa solicitação pode ser feita a partir de 30 dias úteis antes da viagem até 3 horas do horário de partida. Respeitados esses prazos, as empresas devem reservar duas vagas gratuitas para idosos.
Como fazer a carteirinha do idoso para viajar de graça?
É por meio desse procedimento que a pessoa irá comprovar que tem mais de 60 anos e que tem o rendimento inferior a dois salários mínimos. Após esta etapa, o cidadão poderá emitir o documento através do site Carteira do Idoso – Cidadania ou pela própria unidade do CRAS de forma presencial.
Quem tem direito a passagem de avião gratuito?
Pela legislação em vigor, a pessoa com deficiência e o acompanhante, se forem considerados carentes, têm direito a gratuidade no transporte coletivo interestadual. É o que prevê a Lei do Passe Livre (Lei 8.899, de 1994), regulamentada pelo Decreto 3.691, de 2000, e outras três portarias.
Qual a idade que o idoso não paga passagem interestadual?
Com isso, os consumidores com idade igual ou superior a 60 anos tem direito à gratuidade de dois lugares em ônibus interestaduais. Caso a demanda ultrapasse as duas vagas, os demais beneficiados têm o direito de pagar 50% do valor da passagem.
Como deve ser o laudo para passe livre?
O atestado médico tem que ser no modelo do SUS? Sim, o Atestado/Relatório Médico Padrão do PASSE LIVRE para concessão do PASSE deve ser o modelo da equipe multiprofissional da rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS definido de acordo com a Portaria nº 502, de 28/12/2009, do Ministério da Saúde.
Como funciona passagem interestadual para idoso?
O artigo 40 do Estatuto do Idoso prevê a quantia de dois assentos gratuitos para pessoas com idade a partir de 60 anos para viagens entre estados diferentes, mas desde que seja comprovado renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as duas vagas já estejam ocupadas, há desconto de 50% no valor das passagens.
Como é que ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?
Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, é prevista a gratuidade no artigo 225, inciso III da Lei Orgânica do Município de São Paulo. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.
Quantas viagens pode fazer com o bilhete único do idoso?
USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.
Tem passagem de graça de avião para idoso?
A gratuidade ou o pagamento de 50% do valor, só é liberada para idosos que se encaixam como cidadãos de baixa renda, isto é, ter renda igual ou inferior a 2 salários mínimos. Portanto, as duas regras que devem seguir, são: Idade acima de 60 anos; Renda inferior a 2 salários mínimos.
Quem é aposentado tem direito a passagem gratuita?
Idosos, aposentados e pensionistas possuem direitos na hora de solicitar uma passagem de transporte coletivo intermunicipal. O direito à gratuidade é destinado a idosos, aposentados e pensionistas a partir de 60 anos, que possuam rendimento de até dois salários mínimos.
Quem tem 60 anos paga passagem interestadual?
No transporte interestadual, garante a reserva de dois assentos gratuitos, além de conceder desconto de 50% no valor da passagem aos cidadãos maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Tem como reservar passagem gratuita para idoso pela internet 2024?
Gratuidade PESSOAS A PARTIR DE 65 ANOS
O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo Site de atendimento sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans. Consulte o site para saber o endereço mais próximo.
Quem é aposentado paga passagem de avião?
O Voa Brasil é um programa do Governo Federal que oferecerá aos aposentados do INSS e alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), passagens aéreas de até R$ 200. O programa foi anunciado em março de 2023 pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Como fazer o cartão de passe livre para idosos?
Caso a idosa ou o idoso ainda não possua o NIS, é possível fazê-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município ou no próprio Cras.
Como fazer para não pagar passagem de ônibus?
- Pessoas idosas* (gratuidade ou desconto de 50%).
- Pessoas com deficiência* (gratuidade).
- Jovens* (gratuidade ou desconto de 50%).
- Crianças (gratuidade).
Como saber se o passe livre interestadual foi aprovado?
No portal, é possível acompanhar o andamento do pedido, solicitação da 2ª Via e consultar o andamento e validade da credencial do Passe Livre. Para mais informações, acesse o Manual de Solicitação anexo abaixo. Clique aqui para tirar todas as dúvidas sobre o benefício.
Onde tirar a carteira do idoso para viajar?
A solicitação do documento pode ser feita no CRAS ou pela internet.
Qual o normal da pressão sistólica?
O que é tempo de início de pega?