Quem tem direito a meia entrada em shows?

Perguntado por: Rui Álvaro de Maia  |  Última atualização: 25. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

Um dos principais beneficiados pela Lei da Meia-Entrada são os estudantes. Ao apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida por entidades reconhecidas, os estudantes podem desfrutar de descontos em ingressos, incentivando a participação em eventos que complementam sua formação acadêmica.

Quem tem direito a pagar meia em shows?

Jovens de baixa renda: “§ 9º Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento. “

Quem tem direito a meia-entrada eventos?

Idosos: a meia-entrada é um direito de idosos com mais de 60 anos de idade. A comprovação é feita mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. PCD: pessoas com deficiência e um acompanhante têm direito ao pagamento de meia-entrada.

Como comprovar meia-entrada no show?

Declaração escolar; Bilhete escolar; Carteirinhas escolares emitidas em outras instituições; Carteira de Identificação Estudantil (CIE) com validade vencida.

Quem são as pessoas que pagam meia-entrada?

A Lei Federal 12.933/13 garante o direito do estudante brasileiro à pagar metade do valor do ingresso em eventos. A Lei Federal 10.741/03 (Art. 23) prevê o benefício a idosos com idade igual ou superior à 60 anos bastando apenas apresentar o documento de identidade oficial com foto.

O QUE É MEIA ENTRADA? QUEM TEM DIREITO? ENTENDA TUDO!

24 questões relacionadas encontradas

Qual é a Lei da meia-entrada?

(Lei nº 10.741 de outubro de 2003). Existem empresas que relutam em conceder o benefício garantido por lei federal alegando que, devido regras próprias da companhia, não é possível a concessão da meia entrada. Vale esclarecer que lei federal é aquela que tem sua validade e aplicabilidade em todo território nacional.

Sou estudante mas não tenho carteirinha posso comprar meia-entrada?

Tem como pagar meia sem carteirinha de estudante? Para os estudantes conseguirem comprar meia entrada e fazer valer o seu direito, é preciso apresentar a carteira de estudante.

Como funciona o ingresso meia-entrada?

Exemplo: se você comprar ingressos para estudantes, deve informar o número da Carteira de Identificação Estudantil; se estiver comprando para um Idoso, informe o número do documento de identidade ou documento oficial com foto e assim por diante.

Quantos ingressos eu posso comprar com meia-entrada?

Sim, é possível comprar a meia-entrada para outra pessoa desde que não ultrapasse o limite de 4 ingressos por CPF e que os dados da meia-entrada sejam informados corretamente no ato da compra.

O que acontece se não comprovar a meia-entrada?

Os estabelecimentos poderão recusar qualquer outro documento que não seja o documento do estudante padronizado, sem direito a reembolso.

É obrigatório ter meia-entrada em eventos?

Assim, deve ser garantida a meia-entrada em eventos esportivos. Quanto aos idosos, a garantia de meia entrada também é inspirada no texto constitucional, figurando no Capítulo V da Lei 10.741/2003, sob a rubrica “Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer” preceituando no artigo 23: Art. 23.

Quem tem 21 anos paga meia-entrada?

Quem tem menos de 21 anos paga meia-entrada? Menores de 21 anos (Lei Estadual 3.364 de 2000): mediante apresentação de Documento de Identidade oficial com foto, expedido por órgão público e válido em todo território nacional, original ou cópia autenticada.. Ao completar 22 anos, perde-se o direito ao benefício.

Onde aposentado paga meia-entrada?

Dispõe sobre a meia-entrada para os aposentados nos cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos. Nelo Rodolfo, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal de São Paulo, de acordo com o § 7º do artigo 42 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulga a seguinte Lei: Art.

Qual idade paga meia no show?

A Lei Federal nº 12933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante o benefício do pagamento de Meia-Entrada para estudantes, pessoas com deficiência (e acompanhante, quando necessário) e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. A Lei não faz menção sobre isenção de pagamento para crianças.

Quando pagar meia em show?

O benefício da meia-entrada enquadra-se para eventos culturais como por exemplo teatros, shows e cinemas. Festas e eventos cujo os ingressos possuem produtos físicos associados não têm o direito ao benefício. De acordo com a lei federal nº12.

Quem paga meia idade?

Quem tem direito a pagar meia? No Brasil, a Lei da Meia-Entrada foi criada com o objetivo de assegurar que estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda tenham acesso a eventos diversos, como cinemas, teatros, shows, museus e eventos esportivos, pagando apenas metade do valor do ingresso.

Como pagar meia no ingresso?

O que levar: Documento de identidade oficial com foto. O que levar: Carteira de Identidade Jovem emitida pela Secretaria Nacional de Juventude, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

Pode comprar 2 ingressos no mesmo CPF?

5. Quantos ingressos podem ser comprados por CPF? » No máximo, cinco. Contudo, tal número é sujeito à alteração pela vontade do promotor do evento.

Como conseguir meia-entrada rápido?

Estudantes dos cursos de ensino presencial ou do ensino a distância(EAD), podem solicitar o Documento do Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas.

O que quer dizer meia-entrada em um show?

O objetivo da meia entrada é garantir o acesso a eventos culturais, esportivos, recreativos, de lazer, shows nacionais e internacionais, peças teatrais, circo e festivais a estudantes, pessoas com deficiência, jovens de 15 a 29 anos inscritos no programa Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal – ...

Qual a diferença entre meia e inteira no show?

O ingresso social é um ingresso com desconto válido apenas mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Inteira: ingresso destinado às pessoas NÃO se enquadram na política de meia-entrada e optam por não ter desconto mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

Quem tem direito a meia-entrada no sympla?

Horário de Funcionamento: De Segunda a Sábado das 10h às 22h | Aos Domingos das 12h às 20h. Capacidade: 520 lugares. Crianças de 02 a 12 anos de idade têm direito à meia-entrada. A partir dos 12, meia-entrada apenas com apresentação de carteira de estudante.

O que pode substituir a carteira de estudante?

Com a ID Estudantil, você pode tê-la gratuitamente por meio do aplicativo no celular. Mais de três milhões de alunos já estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e podem emitir o documento para uso como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

O que posso usar para comprovar que sou estudante?

É preciso comprovar sua situação de estudante em nível fundamental, médio, técnico ou superior de alguma forma, como uma carteirinha de estudante fornecida pela instituição de ensino, carteira da União Nacional dos Estudantes (UNE) ou até mesmo o comprovante de matrícula dentro do prazo de validade.

Como conseguir meia-entrada sem ter carteirinha?

Como comprovar meia-entrada sem carteira de estudante? Jovens carentes podem apresentar o comprovante de inscrição no programa através do site do CadÚnico ou pelo aplicativo (Google Play Store ou Apple Store). Quem é idoso, no entanto, só precisa levar sua carteira de identidade para economizar no ingresso.

Artigo anterior
O que os milionários fazem no dia a dia?
Artigo seguinte
Quando devo me preocupar com a dor de cabeça?