Qual o CFOP para devolução de ativo imobilizado?

Perguntado por: Matheus Eduardo Maia Nunes Lourenço  |  Última atualização: 30. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

CFOP 5553 - Devolução de compra de bem para o ativo imobilizado.

Qual CFOP de devolução para 5551?

Cada código possui uma identificação, e os CFOPs de saída mais usados são: CFOP 5551: refere-se à venda de ativo imobilizado dentro do próprio estado; CFOP 6551: refere-se à venda de ativo imobilizado para outros estados; CFOP 7551: refere-se à venda de ativo imobilizado para outro país.

Quando usar o CFOP 5553?

Quando Usar CFOP 5553? O CFOP 5553 deve ser utilizado em notas fiscais de operações que correspondem a devoluções de bens adquiridos para integrar o ativo imobilizado do estabelecimento. A entrada desses itens pode ter sido classificada com os códigos 1551, 2551 ou 3551.

Qual CFOP de devolução do 5554?

CFOP 5554 Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento. 5554 - Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento Classificam-se neste código as remessas de bens do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento.

Quando usar o CFOP 5555?

Classificam-se neste código as saídas em devolução, de bens do ativo imobilizado de terceiros, recebidos para uso no estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código "1.555 – Entrada de bem do ativo imobilizado de terceiro, remetido para uso no estabelecimento".

CONHEÇA QUAIS OS CFOPs de ATIVO IMOBILIZADO na NOTA FISCAL

44 questões relacionadas encontradas

Quando devo usar o CFOP 5655?

CFOP 5655 - Venda de combustível ou lubrificante adquirido ou recebido de terceiros destinado à comercialização.

Quando devo usar o CFOP 5667?

“[...] de acordo com o Ajuste SINIEF 05/2009, o CFOP [que deve] utilizar nessa operação seria o 5.667 (venda de combustível ou lubrificante a consumidor ou usuário final estabelecido em outra unidade da federação, cujo abastecimento tenha sido efetuado na unidade da federação do remetente).

Como saber o CFOP de devolução?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Qual CFOP devo usar para devolução?

Deste modo, deverá o contribuinte Geral que irá devolver proceder da seguinte forma: 1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.

Como saber CFOP de devolução?

Códigos Fiscais que iniciam com “1”, “2” ou “3” serão sempre para registrar uma entrada, logo serão para receber algo em devolução. Códigos Fiscais que iniciam com “5”, “6” ou “7” serão sempre usados para registrar saídas, logo serão para enviar algo a ser devolvido.

Quais são os 4 tipos de devolução?

  • Introdução. Os arts. ...
  • Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
  • Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
  • Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.

O que é CFOP 5556?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código “1.556 - Compra de material para uso ou consumo”.

O que é o CFOP 5552?

Bom dia, Produtor Rural possui um maquinário agrícola que iria gerar um serviço em outra propriedade, sendo a mesma de outro produtor, deste modo a natureza seria (Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento) - 5554.

O que é o CFOP 5551?

Classificam-se neste código as vendas de bens integrantes do ativo imobilizado do estabelecimento.

Como contabilizar devolução de venda de ativo imobilizado?

Para contabilizar a Devolução de Vendas de Bem do Ativo Imobilizado é necessário, primeiramente, possuir as notas importadas no Scritta SQL, com os CFOPs 1553 ou 2553. Em seguida, deverá ser marcada uma opção na configuração do Dashboard, pois o ICMS das notas só será contabilizado se esta configuração estiver marcada.

Como emitir nota fiscal de devolução CFOP?

Como emitir nota fiscal de devolução de mercadorias?
  1. Informe a finalidade do documento a ser gerado;
  2. Escolha por “nota de saída”;
  3. Nas Notas Referenciadas, insira a chave de acesso da NF de compra;
  4. Faça o preenchimento das informações do fornecedor;
  5. Faça o preenchimento das informações do produto;

Quando emitir nota fiscal de devolução?

A nota de devolução anula uma venda quando não dá para cancelar a NF-e original. Sua emissão se dá quando o cliente não recebeu um produto ou ele foi recusado. Ela mostra o retorno ao estoque, com a justificativa definida no Danfe.

Como emitir uma devolução de venda?

Como emitir nota fiscal de devolução?
  1. Informe a finalidade do documento a ser gerado;
  2. Escolha a opção “nota de saída”;
  3. Nas notas referenciadas, insira a chave de acesso da NF de compra;
  4. Preencha as informações do fornecedor;
  5. Preencha as informações do produto;
  6. Insira as informações referentes à tributação;

Qual CFOP 5.102 devolução?

Se a NF a ser devolvida foi emitida com CFOP 5.101 ou 5.102, devolver com CFOP 5.202 – DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO SEM TRIBUTAÇÃO SUBSTITUIÇÃO.

Como saber qual CFOP devo usar?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Qual o código para devolução de nota fiscal eletrônica?

O CFOP 5202 é um código usado em notas fiscais e outros documentos semelhantes para identificar uma operação como de devolução de compra para comercialização.

O que é o CFOP 5656?

CFOP 5656 - Venda de combustível ou lubrificante adquirido ou recebido de terceiros destinado a consumidor ou usuário final.

Quando devo usar o CFOP 5556?

5.556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código “1.556 - Compra de material para uso ou consumo”.

Quando utilizar o CFOP 5105?

5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 5105 - Venda de produção do estabelecimento que não deva por ele transitar.

Qual CFOP de devolução para 1653?

1650 - Entradas de combustíveis, derivados ou não de petróleo e lubrificantes › 1653 - Compra de combustível ou lubrificante por consumidor ou usuário final.

Artigo anterior
Como rir em inglês na internet?
Artigo seguinte
Porque a fé é importante para superar momentos difíceis na vida?