Quem são os sujeitos da servidão?

Perguntado por: Matilde Érika Reis  |  Última atualização: 15. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

DAS SERVIDÕES. Servidão é o provento ou facilidade prestado por um prédio, em favor de outro, pertencentes a donos diversos. O prédio prestador é o SERVIENTE, e o favorecido é o DOMINANTE. A servidão é estabelecida por convenção ou pela lei.

Quem é o dono da servidão?

A servidão não se presume, pois, constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Quem é o serviente e quem é o dominante?

O prédio que suporta a servidão é chamado serviente, enquanto aquele prédio em favor do qual ela é constituída é denominado dominante.

O que é considerado servidão?

Conceito: Servidão é direito real sobre imóvel alheio que se constitui em proveito de um prédio, chamado de dominante, sobre outro, denominado serviente, pertencentes a proprietários diferentes.

Como se classificam as servidões?

Dentre os critérios de classificação, considerando o seu modo de exercício, as servidões podem ser contínuas ou descontínuas, bem como aparentes ou não aparentes.

Servidão (Direitos Reais) - Resumo Completo

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de servidão?

As servidões podem tomar formas variadas, sendo a mais conhecida a servidão de passagem, que permite que o proprietário de um imóvel transite pelo imóvel de outra pessoa. No entanto, existem outras modalidades como a servidão de aqueduto, de iluminação ou ventilação e até mesmo de pastagem.

Como se constitui uma servidão?

SERVIDÕES. A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Como funciona a lei da servidão?

A servidão de passagem é um direito real que permite que o proprietário de um imóvel se utilize da área de um outro imóvel para ter acesso a outro local – geralmente uma via pública, como uma rua ou avenida.

Quais as características da servidão?

A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

O que é servidão direito Civil exemplo?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. O objetivo da servidão é tornar a propriedade do prédio dominante mais útil ou condizente com sua finalidade.

É necessário o registro da servidão?

Para que se institua uma servidão de passagem, é necessário o acordo entre os donos dos dois imóveis, que deve ser por escrito e registrado na matrícula do imóvel que irá ceder a servidão, no Registro de Imóveis.

Quando se extingue a servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada.

O que é constituição de servidão?

O Contrato de Constituição de Servidão de Passagem caracteriza-se como um acordo jurídico no qual uma das partes concede à outra o direito de utilizar uma parcela específica de sua propriedade.

O que diz o artigo 1285 do Código Civil?

Artigo 1285

1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

O que diz o artigo 1286 do Código Civil?

1286 CC – sendo o proprietário obrigado a tolerar a passagem de cabos, dutos e tubulações ao vizinho; (iiii) Das aguas – Art. 1288 CC – caracterizando a obrigação do prédio inferior a receber as aguas naturais do prédio superior;(iiiii) Dos limites entre prédio e o direito de tapagem – Art.

O que é uma ação de servidão?

A servidão de passagem é um direito real que permite que uma pessoa (ou propriedade) tenha o direito de passar por outra propriedade para acessar sua própria propriedade.

Quais as ações que protegem as servidões?

2.3.8 Ações que protegem as servidões As ações que amparam as servidões são: confessória, negatória, as possessórias, nunciação de obra nova e de usucapião.

Quanto à servidão é correto afirmar?

se de trânsito, não titulada, mas tornada permanente, sobretudo pela natureza das obras realizadas, considera-se aparente, conferindo direito à proteção possessória.

Quais as obrigações de um servo?

Uma das obrigações centrais da relação servil era a corveia. Segundo a tradição feudal, o servo era obrigado a trabalhar determinados dias da semana nas terras de seu senhor ou realizando outros reparos e construções.

Como legalizar uma servidão?

O direito real de servidão somente se obtém mediante o registro do título no Registro de Imóveis competente, como previsto no art. 167, inciso I, item 6, da Lei dos Registros Público.

É possível usucapião de servidão?

O art. 1.242 a que a legislação civil se refere é a modalidade ordinária de usucapião. Assim, os requisitos para usucapir alguma servidão, em regra, são: exercício manso, pacífico, incontestado e ininterrupto por dez anos da servidão, animus domini, justo título e boa-fé.

Como comprovar servidão de passagem?

Ora, a servidão, como direito real e decorrente de ato de vontade, somente pode ser constituída mediante declaração expressa dos proprietários e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis, conforme dispõe a norma inserta no art.

O que é uma servidão não aparente?

A servidão não aparente é uma servidão predial que não se revela por sinais visíveis e permanentes, para utilizar a expressão constante do nº 2 do artigo 1548º do Código Civil.

Qual a largura mínima de uma servidão de passagem?

II - A largura mínima das Servidões de Passagem deverá ser de 3m (três metros) quando esta atender 1 (uma) área a ser desmembrada, ou de 6m (seis metros) quando atender de 2 (duas) a 6 (seis) áreas a serem desmembradas; III - A extensão máxima das Servidões de Passagem limita-se a 100m (cem metros);

Quem é responsável pela manutenção da servidão de passagem?

Além disso, o titular da servidão é responsável por todas as obras e despesas inerentes ao seu uso e manutenção. Enquanto existir, o dono do prédio serviente não pode impedir ou dificultar o uso da servidão de passagem, conforme dispõe o Artigo 1.383 do Código Civil: Art.

Artigo anterior
Qual a função da metodologia na pesquisa acadêmica?
Artigo seguinte
O que é um ciúme saudável?