Quem são os protagonistas da Educação do Campo?

Perguntado por: Jaime Guilherme Almeida de Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
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Confirmou a certeza de que os sujeitos do campo são os protagonistas da educação que se realiza no campo, a educação só pode ser definida coletivamente pelos próprios sujeitos do campo e, não meramente reproduzir os valores do desenvolvimento urbano.

Quem são os sujeitos da Educação do Campo?

Um projeto de educação básica do campo tem de incorporar uma visão mais rica do conhecimento e da cultura, uma visão mais digna do campo, o que será possível se situarmos a educação, o conhecimento, a ciência, a tecnologia, a cultura como direitos e as crianças e jovens, os homens e as mulheres como sujeitos desses ...

Quem são os povos do campo?

A identidade dos povos do campo comporta categorias sociais como posseiros, bóias-frias, ribeirinhos, ilhéus, atingidos por barragens, assentados, acampados, arrendatários, pequenos proprietários ou colonos ou sitiantes – dependendo da região do Brasil em que estejam – caboclos dos faxinais, comunidades negras rurais, ...

Quais as principais características da Educação do Campo?

Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. Diz respeito a todo espaço educativo que se dá em espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura e ultrapassa, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas.

Quais são os marcos legais da Educação do Campo?

Um marco na consolidação da educação do Campo é a instituição do Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010, que dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação Page 6 6 na Reforma Agrária – PRONERA.

O que é Educação do Campo?

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O que diz a LDB sobre a educação no campo?

A LDB de 1996 reconhece, em seus arts. 3º, 23, 27 e 61, a diversidade sociocultu- ral e o direito à igualdade e à diferença, possibilitando a definição de diretrizes operacionais para a educação rural sem, no entanto, romper com um projeto global de educação para o país.

O que a Bncc fala sobre a educação do campo?

Para a atuação profissional docente no contexto das Ciências Humanas na Educação do Campo, as prescrições da BNCC não elucidam, segundo as participantes do estudo, possibilidades de melhorias, uma vez que a própria Educação do Campo não é pautada no texto normativo.

Quais os principais desafios da Educação do Campo?

Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.

Qual a proposta da Educação do Campo?

Já a educação do campo expressa a ideologia e força dos movimentos sociais do campo, na busca por uma educação pública que valorize a identidade e a cultura dos povos do campo, numa perspectiva de formação humana e de desenvolvimento local sustentável.

Como era a educação no campo?

Durante séculos a formação destinada às classes populares do campo, vinculou-se a um modelo “importado” de educação urbana. Os valores presentes no meio rural, quando comparados ao espaço urbano, eram tratados com descaso, subordinação e inferioridade.

Qual a diferença entre Educação do Campo e educação rural?

Neste sentido, a Educação Rural pode ser entendida como aquela elaborada para atender às necessidades do capital, enquanto que a Educação do Campo representa os movimentos organizados do campo, a partir de uma proposta de educação construída por eles próprios.

Como surgiram as escolas do campo?

A história da educação do campo surgiu da luta de homens e mulheres por uma educação que considere sua realidade social, econômica e política. ... A educação do campo tem a peculiaridade de estar imbricada com a realidade campesina que se constitui nos movimentos sociais como o Movimento do Sem Terra (MST).

Como nasce a Educação do Campo?

Assim, a expressão educação do campo é recente, o seu principal berço de origem é a luta pela terra, empreendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A concepção de Educação do Campo foi cunhada em meados da década de 1990 e neste sentido Neto (2009, p.

Como são as escolas do campo?

As escolas do campo normalmente são compostas de apenas uma sala de aula, tendo que se desenvolver um trabalho de sala multisseriada, com mistura de idades e de conteúdos. ... Nas faculdades, não temos formação específica em salas multisseriadas, gerando outro ponto controverso nas escolas do campo.

Quais são as atuais políticas da educação do campo?

Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo.

Qual a importância da educação no campo?

A Educação do Campo é uma política pública que expressa e promove uma política nacional oriunda de uma dívida histórica social, a qual oferta uma educação que atinja a totalidade da população, e tende a estimular à construção de relações baseadas no respeito buscando valorizar o grande montante de brasileiros que ...

Qual é a proposta da Educação do Campo em uma perspectiva de educação popular?

De forma geral, a educação do campo e a educação popular são concebidas como propostas de educação que buscam a valorização dos saberes, da cultura e das vivencias de sujeitos que ao longo do tempo foram negados ou inferiorizados.

Como podemos pensar a Educação do Campo?

A Educação do Campo desse modo é compreendida como um direito social, aos camponeses pobres, tendo seu fundamento jurídico nas garantias e direitos individuais e sociais, assegurados na Constituição Brasileira e previsto na Lei 9394/96.

Por que a educação do campo foi construída?

As escolas do campo têm a função de pensar em âmbito político, social, cultural e econômico uma educação que de fato esteja voltada para os sujeitos que fazem parte da realidade camponesa. Essa educação parte da construção da luta e resistência tanto dos povos do campo como dos movimentos socioterritoriais.

Como a educação do campo foi tratada ao longo do tempo pelas Leis de Diretrizes e Bases da educação Nacional?

Ao longo da história da educação brasileira, evidencia-se como Educação do Campo[9] foi negada aos sujeitos, negligenciando o direito a vida. Analisando a história, compreendemos as contradições ocorridas, nesse percurso, os movimentos sociais desempenharam papel fundamental pela reivindicação de direitos[10].

Como é definida a escola rural?

O meio rural organiza-se de maneira diferente do urbano, possui suas particularidades que, também, devem ser trabalhadas em sala de aula. No meio urbano, pode-se notar no processo de ensino-aprendizagem e avaliação, características do individualismo competitivo, que diverge com muitas práticas realizadas no meio rural.

Qual a diferença entre a escola do campo e da cidade?

Como não contam com rede de esgoto, 80% das escolas rurais dependem de fossas. Mas o que chama a atenção é que 15% não têm nenhum tipo de estrutura para lidar com os resíduos. Além disso, enquanto 94% das escolas urbanas possuem conexão com uma rede de água, só 27% das rurais contam com a ligação.

Quanto à formação de professor para educação no campo?

Os resultados revelam que a formação docente para a Educação do Campo não se furtará da influência que o saber do campo exerce sobre o aprendizado dos povos do campo e não se tornará alheia a um novo modelo pedagógico de educação que inclui a prática dos Movimentos no aprendizado docente.

Como está a educação no campo durante a pandemia?

Documentário de curta-metragem da Revista Globo Rural mostra os desafios da educação no campo durante a pandemia. Recente pesquisa do DataFolha aponta que 51% dos alunos de rede pública na zona rural pensam em desistir da escola.

Quais as dificuldades dos alunos no ensino remoto?

Os participantes da pesquisa também apontaram como desafios o atendimento de alunos com vulnerabilidade social, sem acesso à alimentação em casa (65%), a falta de conhecimentos dos professores para usar as tecnologias digitais (61%) e problemas para ofertar as aulas a alunos com deficiência (59%).

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