Quem são os pioneiros do grafite no Brasil?

Perguntado por: Henrique Machado de Andrade  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil. Seu interesse por objetos kitsch fez com que, em meados dos anos 1970, passasse a fotografar painéis de azulejos, pintados nos anos 1950 e colados nas paredes de restaurantes de São Paulo.

Quais são os principais representantes do grafite no Brasil?

Confira agora quem são os grafiteiros brasileiros mais famosos e suas artes sensacionais.
  • Alex Senna. ...
  • Alexandre Orion. ...
  • Carolyna Barbara Maciel (Mag Magrela) ...
  • Derlon Almeida de Lima. ...
  • Eduardo Kobra. ...
  • Fabio Luiz Santos Ribeiro ( Binho Ribeiro) ...
  • Gustavo e Otávio Pandolfo (Os Gêmeos) ...
  • José Augusto Amaro Handa (Zezão)

Qual o principal artista do grafite no Brasil?

1 – Gustavo e Otavio Pandolfo (Os Gêmeos)

Sem dúvidas, esses dois artistas estão entre os principais grafiteiros brasileiros. Reconhecidos mundialmente, esses dois irmãos que são gêmeos de verdade, começaram suas carreiras artísticas em São Paulo, mais precisamente no bairro do Cambuci.

Qual cidade pioneira do grafite no Brasil *?

O Distrito Federal é pioneiro no reconhecimento da importância do grafite para a sociedade.

Qual é o Dia do grafite no Brasil?

Um exemplo brasileiro de um dos grandes nomes dessa arte, como Basquiat e Keith Haring, é o italiano Alex Vallauri, que morreu jovem, aos 37 anos. O dia de sua morte, 27 de março, é a data em que é celebrado o Dia do Grafite no Brasil.

A história do grafite no Brasil | O Mundo em Nós Mesmos

19 questões relacionadas encontradas

Quem trouxe o grafite para o Brasil?

Um importante nome do grafite no Brasil foi o artista Alex Vallauri (1949-1987), considerado precursor do movimento no país. Ele utilizou diversos suportes para estampar sua arte, além dos muros e paredes da cidade. Seus desenhos eram simples e objetivos em meio ao caos urbano, facilitando a compreensão da mensagem.

Quem foi o primeiro grafiteiro no Brasil?

Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil. Seu interesse por objetos kitsch fez com que, em meados dos anos 1970, passasse a fotografar painéis de azulejos, pintados nos anos 1950 e colados nas paredes de restaurantes de São Paulo.

Como Alex Vallauri morreu?

Além dos muros, seus personagens ganharam exposição na Pinacoteca e na Bienal. A sua morte em decorrência da aids, que na época não tinha tratamento, causou um enorme pesar no meio cultural.

Quem é o grafiteiro?

O grafiteiro ou a grafiteira aproveita os espaços públicos para deixar sua arte, criando com intencionalidade uma linguagem para interferir na paisagem da cidade, por isso o Grafite é conhecido como Arte Urbana. Não é difícil identificar o estilo dos artistas.

Qual foi o primeiro grafite do mundo?

Com o passar do tempo, as inscrições simples feitas inicialmente pelos grafiteiros foram ganhando contornos, cores e formas. A primeira exposição inteiramente dedicada a arte do grafite foi realizada em 1975, em Nova Iorque, no Artist's Space.

Como grafite chegou ao Brasil?

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Quais são as gírias utilizadas pelos grafiteiros?

Em Movimento
  • Tag. É a assinatura do "writer" ou grafiteiro. ...
  • Crew. Grupo de grafiteiros que se juntam para realizar trabalhos grandes.
  • Stencil. O stencil é o grafite feito através de um molde. ...
  • 3D. O nome diz muita coisa também. ...
  • Wild Style. ...
  • Personagem ou Boneco. ...
  • Thrown Up. ...
  • Bombing.

Qual é a obra mais famosa de Alex Vallauri?

A bota logo recebeu uma perna, umas luvas negras e acabou se tornando o personagem principal de sua obra, A Rainha do Frango Assado, uma das vedetes da Bienal de 1985, que virou coreografia em 1987" – sintetiza o jornalista Jotabê Medeiros (O Estado de São Paulo, 27/03/1988).

Qual era o foco das obras de Alex Vallauri?

Alex Vallauri acreditava no poder do brega e chegou à estética estridente que o consagrou como pioneiro do grafite e da arte pop do país com um foco: extrair do mundo ao redor altas doses de exagero e quebrar tabus usando todas as cores.

Em que situação o grafite é proibido?

De acordo com a Lei 12.408, o grafite deixou de ser considerado crime desde que ocorra com o consentimento do proprietário, e "com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística".

O que é Toy no grafite?

O que é Toy:

Alguém iniciante ou inexperiente no grafite, que não conhece a cena local. Muitas vezes, grafiteiros que se auto denominam-se "Kings", são chamados de Toys.

O que é o grafite 3D?

O grafite 3D é baseado na perspectiva gráfica, que trabalha a profundidade e a escala do tamanho através do ponto de fuga e pintando sem utilizar traços de definição. Esse tipo de desenho é usado apenas com degrades de tons de acordo com a sombra e a luz.

Como é visto o grafite nos dias de hoje?

Atualmente, o grafite é até considerado como um ramo das artes visuais. Ao contrário das pichações, os grafites são até encomendados pelos proprietários para compor os seus estabelecimentos. O grafite pode ser feito ainda de duas formas: - Spray art: onde o artista faz o uso do spray, fazendo palavras curtas e simples.

Onde se encontra o grafite?

O mineral apresenta uma rede fraca/frouxa em sua disposição dos átomos de carbonos, o que provoca a sua característica de material maleável. O grafite é um ótimo condutor elétrico e seus grandes exploradores estão concentrados na China, Canadá, Brasil, México, Rússia, Madagascar, Índia e Siri Lanka.

Como foi o início da arte?

Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.

Onde surgiu o grafite no mundo?

Origem do Grafite

Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Quem foi o criador de grafite?

Principal artista: Jean Michel Basquiat – (Nova York, 1960-1988), iniciou sua carreira grafitando as paredes e muros de Nova York. Seus grafites mostravam símbolos de variadas culturas, de obras famosas, e principalmente ícones da cultura e consumo americanos, principalmente no contexto político e social.

Quem foi o precursor do grafite no mundo?

Nascido na Etiópia e naturalizado brasileiro, Alex Vallauri é considerado por muitos o precursor do grafite na capital. Começou a espalhar seus desenhos em 1978 (não sobrou nenhum nas ruas) e expôs na Bienal de São Paulo de 1985. Morreu em 1987, vítima de aids.

Artigo anterior
Quem é mais forte Kaido ou barba branca?
Artigo seguinte
O que é bactérias hospitalares?