Quem são os dependentes dos segurados do RGPS que necessitam comprovar dependência econômica para receber benefício pensão por morte?

Perguntado por: Raúl Lucas Gonçalves Morais Borges  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Assim como no caso dos pais, os irmãos menores de 21 anos ou com deficiência também precisam provar ao INSS que são dependentes economicamente do falecido, de modo a obter a Pensão por Morte.

Quais são os dependentes do RGPS?

Os dependentes são aquelas pessoas elencadas na lei que possuem uma relação familiar ou dependência econômica com o segurado, por isso será possível receber alguns benefícios previdenciários nessa qualidade de dependente. ... São os casos do salário-família, auxílio-reclusão e a pensão por morte.

São dependentes do segurado que necessita comprovar dependência econômica?

Já os dependentes da segunda e terceira classe ( pais e irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválido) necessitam comprovar a dependência econômica.

São beneficiários do RGPS na condição de dependente do segurado?

São considerados beneficiários do RGPS, na condição de dependentes do segurado, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente.

Quem são os dependentes para receber pensão por morte?

1ª Classe: Cônjuge; companheira; companheiro; filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido; 2ª Classe: Pais; 3ª Classe: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido.

Quem precisa comprovar dependência para Pensão por Morte?

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os dependentes legais?

O dependente é a pessoa que se encaixa em uma das definições dadas na tabela de dependentes da Receita Federal. Pode ser o filho, o pai, o companheiro, uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial.

Como saber quem são os dependentes do INSS?

Dependentes
  1. o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;
  2. os pais;

São considerados beneficiários indiretos da Previdência Social brasileira?

Assim, os beneficiários da Previdência social são os segurados (beneficiários diretos) e seus dependentes (beneficiários indiretos), conforme, aliás, expressamente prevê a Lei 8.213/91, em seu artigo 10: “Os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social classificam-se como segurados e dependentes, nos termos das ...

São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social na condição de dependentes do segurado exceto?

A Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei n. 8.213/91), no art. 16, arrola como beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado, exceto. o cônjuge.

Não é necessário comprovar dependência econômica?

3. Filhos, Cônjuges e Companheiros Precisam Comprovar Dependência? Um alento aos companheiros, cônjuges e filhos menores de 21 anos: não é necessário comprovar dependência econômica do falecido. Isso porque, nesses casos, a dependência econômica é presumida.

O que é a dependência econômica?

Dependência econômica, para a Lei Previdenciária, é a situação em que certa pessoa vive, relativamente a um segurado, por ele sendo, no todo ou em parte, efetiva ou presumidamente, mantida ou sustentada.

Quais pessoas não necessitam comprovar a dependência econômica para com o segurado para efeito de obtenção de benefícios?

De acordo com a Lei n° 8.213/1991, quais pessoas NÃO necessitam comprovar a dependência econômica para com o segurado para efeito de obtenção de benefícios? O irmão menor de 21 anos ou invalido. Todos os requerentes devem comprovar a dependência econômica. O cônjuge, a companheira ou o companheiro.

São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social na condição de dependentes econômicos presumidos do segurado?

a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos são exemplos de dependentes presumidos, que dispensam prova da dependência econômica.

Quem são contribuintes facultativos?

O segurado facultativo é a pessoa que contribui ao INSS por opção, sem ser obrigado. Na verdade, o segurado facultativo não exerce uma atividade remunerada que lhe obrigue a contribuir ao INSS, mas quer ficar protegido pelo sistema previdenciário.

Quais são os segurados da Previdência Social?

São considerados segurados do INSS aqueles na condição de Empregado, Trabalhador Avulso, Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo.

Onde tirar certidão de dependentes do INSS?

Como emitir a declaração de dependentes pela MEU INSS?
  • Acesse o aplicativo ou Portal do Meu INSS;
  • Agora realize o 'login' no portal ou aplicativo disponível para Android e IOS;
  • Agora vá até à opção “Serviços”;
  • Depois “Extratos/ Certidões/ Declarações/”;

Como obter certidão de dependentes do INSS?

Para solicitar a certidão, você deve seguir estas etapas:
  1. Após fazer login no Meu INSS, clique em Agendamentos/Solicitações;
  2. Clique em Novo Requerimento;
  3. Depois, no campo de pesquisa, procure por dependentes e clique na opção Solicitar Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte;

Como atualizar dependentes no INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
...
Trabalho, Emprego e Previdência
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão Novo Pedido;
  3. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.

Até quando o filho é considerado dependente?

De acordo com a legislação tributária pode ser considerado dependente a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.

O que é dependente indireto?

Dependentes INDIRETOS instituídos pelo(a) militar inativo(a): 1- filha solteira maior de 24 anos, desde que o valor máximo dos rendimentos recebidos por ela não atinja o valor do soldo do soldado engajado, enquanto não constituir qualquer União Estável e viver sob a dependência econômica do(a) militar inativo(a).

O que é dependentes no RG?

Podem ser considerados dependentes: cônjuge, filhos (até os 21 anos e quando cursando o superior até os 24 anos), enteados, tutelados, mãe e pai. Quando portador de deficiência: filhos, enteados, tutelados podem ser considerados como dependentes independente de sua idade.

Como comprovar dependência econômica dos pais auxílio reclusão?

DEPENDÊNCIA DOS PAIS DEVE SER SUBSTANCIAL. 1. As condições para a concessão do benefício previdenciário de auxílio-reclusão são idênticas às estabelecidas para a pensão por morte, regendo-se pela lei vigente à época do recolhimento do segurado à prisão. 2.

Como fazer uma declaração de dependência econômica?

Documentos necessários: O declarante deve comparecer ao cartório portando os documentos pessoais (RG e CPF) originais e não replastificados, , certidão de casamento (se casado, separado, divorciado ou viúvo ou nascimento (se solteiro), além de cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) do beneficiário da declaração.

Como comprovar dependência econômica de enteado?

Cópia da última declaração de imposto de renda, inclusive com o recibo de entrega, em que conste o enteado como dependente, ou, se houver, cópia da declaração de imposto de renda deste; ou qualquer outro meio de prova que o demonstre dependente economicamente do titular.

O que é dependência econômica e tecnológica?

Dependência econômica e tecnológica: isso é resultado da forte influência exercida pelas empresas multinacionais que são os principais centros produtivos nos países subdesenvolvidos, exemplo disso são as indústrias automobilísticas que são quase na totalidade estrangeira, em suma as economias dos países em questão ...

Artigo anterior
Quantos anos Denise Fraga tem?
Artigo seguinte
O que é energia de ativação de uma enzima?