Quem são meus herdeiros legais?

Perguntado por: Gaspar Lourenço de Pires  |  Última atualização: 9. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima.

Quem são os herdeiros legais do falecido?

Os herdeiros legais são tanto os descendentes como os ascendentes. Assim, pais, avós, filhos e cônjuges são os mais comuns em uma partilha de bens. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos, do ponto de vista legal. Se o falecido não tiver filhos, os pais e o cônjuge herdarão partes iguais.

Qual a ordem de herdeiros legais?

Não se faz necessário testamento para usufruir dos direitos das sucessões em relação dos bens do falecido. São herdeiros na sucessão legítima na seguinte ordem os descendentes, ascendentes, cônjuge e os colaterais. A sucessão legítima está estabelecida no artigo 1.829 do Código Civil de 2002.

Quais o 4 tipos de herdeiros previsto na lei?

Quais são as espécies de herdeiros no direito brasileiro?
  • Legítimo.
  • Testamentário (também chamado de instituído)
  • Legatário.
  • Necessário.
  • Universal.

Quem são meus beneficiários legais?

Assim, os pais, filhos, cônjuges, irmãos, sobrinhos, todos são considerados como herdeiros legais.

Quem são meus herdeiros?

37 questões relacionadas encontradas

O que é beneficiário legal?

O beneficiário pode ser um amigo, vizinho, parente, cônjuge ou até um herdeiro. Há algumas regras a serem levadas em conta. Caso o beneficiário seja menor de 16 anos de idade, as seguradoras solicitam a declaração de únicos herdeiros para liberar o pagamento do seguro de vida.

Quais são os herdeiros necessários segundo o Código Civil?

O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) estabelece em seu artigo1.8455 que são herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

Que tipo de herdeiros são os irmãos?

Irmãos, são considerados herdeiros colaterais, não herdeiros necessário. Eles só herdam quando não há descendentes, ascendentes ou cônjuge sobrevivente.

Quem herda primeiro irmão ou sobrinho?

Ordem de vocação hereditária

A lei diz que, em primeiro lugar, tem direito à herança os herdeiros necessários. São eles os descendentes, o cônjuge e os ascendentes. Se não existirem herdeiros necessários, a herança se transmitirá aos parentes colaterais, que são os irmãos, sobrinhos, tios e primos até o 4º grau.

Quem são os herdeiros indiretos?

Irmãos, sobrinhos, tios, tios-avós e primos.

Quem é o primeiro herdeiro?

Os primeiros a herdar são os filhos e o cônjuge; se não houver filhos e cônjuge chamam-se os pais do extinto; estes são os herdeiros necessários. Art 1.845- São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

Quem representa o falecido quando não há inventário?

Não tendo sido aberto o inventário, o espólio é representado pelo administrador provisório ou pelos herdeiros em conjunto, e, já tendo sido iniciado o inventário, o extinto será sucedido pelo espólio, representando pelo seu inventariante.

Quem tem prioridade em receber herança?

1° – Descendentes: filhos, netos e bisnetos, concorrendo com o cônjuge. 2° – Ascendentes: pais, avós e bisavós, concorrendo com o cônjuge. 3° – Se o falecido não tiver descendentes nem ascendentes, toda a herança é transmitida ao cônjuge.

Quem não pode ser herdeiro?

Também não podem ser herdeiros aqueles que participaram da constituição do testamento, como as testemunhas, e os concubinos do testador casado, isto é, aqueles que possuem relação extraconjugal não eventual com o testador.

Quando que o herdeiro pode perder o direito de herança?

A lei enumera três hipóteses para que herdeiros ou legatários sejam excluídos: 1) participar de crime, ou tentativa de homicídio de seu esposo, companheiro, pais, ou filhos; 2) acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança, ou praticar crime contra sua honra, ou de seu esposo; 3) dificultar ou impedir, ...

Qual a nova lei de herança?

Recentemente, a nova Lei 14.661/2023 promoveu mudanças substanciais no Código Civil, ao determinar a perda automática do direito de herança nos casos de indignidade, após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória do herdeiro indigno.

Quem são os herdeiros de quem não tem filhos nem pais?

No Brasil, o Código Civil estabelece que, nesses casos, a herança será dividida entre os ascendentes (pais e avós) e colaterais (irmãos, sobrinhos e tios) do falecido. A ordem de preferência na sucessão é a seguinte: primeiro os ascendentes, e, na ausência destes, os colaterais até o quarto grau (primos).

Quem é herdeiro de tio sem filhos?

Conforme as regras do atual 1.829, no caso de falecimento de pessoa solteira, sem união estável, sem filhos, herdarão seus ascendentes.

Quem tem direito a herança de tia sem filhos?

Desse modo, caso seu primeiro tio falecido não tenha deixado descendentes, nem ascendentes vivos, independentemente do regime de bens por ele adotado na união estável, toda a sua herança será integralmente da sua companheira. Meu companheiro faleceu e não temos filhos.

Pode excluir um irmão da herança?

Como ninguém quer ser prejudicado neste aspecto, muitos irmãos perdem o bom senso e o diálogo com a família, por isso existem inventários judiciais que duram mais de uma década. Mas, afinal, um irmão pode excluir o outro da herança? Em regra, a resposta é não.

Quando um irmão morre os filhos têm direito à herança?

Assim sendo, seguindo a ordem de vocação hereditária, o parentesco colateral é chamado a suceder na quarta ordem, isso porque, somente se o falecido não tiver descendentes, ascendentes nem cônjuge/companheiro é que os colaterais (irmãos, sobrinhos, tios e primos) terão direito à herança.

Quando o sobrinho herda?

Já na linha transversal ou colateral têm direito à herança os parentes até o quarto grau, que são os tios e os sobrinhos-netos, Os tios e os sobrinhos-netos somente têm direito à herança se não houver nenhum outro parente em grau mais próximo. Art. 1.843.

Porque irmão não é herdeiro necessário?

Irmãos, sobrinhos e tios também são seus herdeiros (estão na sua linha sucessória); mas eles não são herdeiros necessários: você não é obrigado a deixar nada para eles. Se eles existirem mas você não tiver herdeiros necessários (ascendentes, descendentes, cônjuge), você pode dispor de tudo que tem como bem quiser.

Quem é herdeiro de irmão solteiro?

Quem tem direito a herança de irmão solteiro? Os irmãos de uma pessoa que morreu também têm direito de entrar na divisão de bens, mas segundo critérios específicos. Caso a pessoa falecida não tenha cônjuge, descendentes ou ascendentes, são considerados herdeiros os parentes colaterais de até 4º grau.

Quem vive em união estável é herdeiro necessário?

embora não tenha sido explicitamente incluída no rol do artigo 1.845 do Código Civil, a figura do companheiro já é considerada como herdeiro necessário, em atendimento a equiparação ao cônjuge para fins sucessórios".

Artigo anterior
O que são frações próprias impróprias e aparentes?
Artigo seguinte
Como os nômades registravam os acontecimentos?