Quando o réu não comparece à audiência criminal?

Perguntado por: Júlia Loureiro de Rocha  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

ASSEGURAMENTO DA LEI PENAL. 1. O não comparecimento do réu à audiência para seu interrogatório não implica decretação de sua prisão preventiva. Não há, no Brasil, prisão preventiva obrigatória.

Quando o réu não vai na audiência criminal?

Constitui uma nulidade absoluta o réu, presente na audiência, não ser interrogado porque anteriormente foi decretada sua “revelia”. ... Na perspectiva do processo penal, não existe revelia. Pode haver processo em situação de ausência do réu, quando o citado ou intimado não comparece.

Quais os efeitos da revelia no processo penal?

Ora, sabe-se que a revelia gera dois efeitos distintos: O efeito material, que consiste na presunção de veracidade das teses alegadas na exordial; e o efeito formal, que consiste na ausência de intimação do réu para os atos processuais.

O que acontece se o réu não for intimado para audiência de instrução?

A ausência do acusado na audiência de instrução não constitui vício insanável apto a ensejar a nulidade absoluta do processo, posto tratar-se de nulidade relativa, exigindo-se, para o seu reconhecimento, a demonstração de prejuízo à defesa.

Pode ocorrer audiência sem o réu?

A realização de audiência para a ouvida de testemunha, por carta precatória, sem a presença do réu, não constitui nulidade sem que se constate efetivo prejuízo ao acusado. Inteligência do art. 563 do Código de Processo Penal . Precedentes STF e STJ.

ME prejudico se eu NÃO comparecer na audiência criminal!? Direito Penal #39

21 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu for intimado e não comparecer?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Quando o réu não é intimado?

RÉU NÃO INTIMADO PARA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO. REVELIA INDEVIDA. ... Para a aplicação da regra insculpida no artigo 367 do Código de Processo Penal (revelia), o não comparecimento do deve ser imotivado, a revelar o desinteresse do acusado na condução do processo.

Quais as consequências do não comparecimento do réu solto é intimado na sessão do Tribunal do Júri?

Como determinava o artigo 451, em seu parágrafo primeiro, do CPP, “se se tratar de crime afiançável, e o não-comparecimento do réu ocorrer sem motivo legítimo, far-se-á o julgamento à sua revelia”.

O que acontece quando o réu é citado pessoalmente e não apresenta defesa no prazo legal?

Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar prisão preventiva, nos termos do disposto no art. 312.

Qual o prazo mínimo para ser marcada a audiência de instrução e julgamento?

Contando-se o prazo em conformidade com os critérios estabelecidos no artigo 241. O juiz designará a audiência de conciliação a ser realizada no prazo de trinta dias, citando-se o réu com a antecedência mínima de dez dias e sob advertência prevista no § 2º deste artigo, determinando o comparecimento das partes.

O que é revelia e quais são os seus efeitos?

Revelia é ausência da contestação por parte do réu e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. A palavra revel, de origem latina rebēllis, nos traz a ideia de 'que se rebela, que se subleva, rebelde'.

O que acontece depois que o juiz decreta à revelia?

Caso seja decretada a revelia, o réu ainda pode intervir no processo, do ponto em se encontre, mas não será mais comunicado dos prazos do processo, conforme prevê o artigo 346 do mesmo Código. Código de Processo Civil - Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015.

O que significa revelia em um processo criminal?

A revelia pode ser entendida como a inércia ou falta de contestação por parte do réu, em relação à ação judicial proposta em seu desfavor. ... Assim, o Código de Processo Penal descreve o instituto da revelia no art.

O que acontece se o acusado não comparecer à audiência?

do CPC/2015, que estabelece que o não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da Justiça e será sancionado com multa de até 2% da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

Sou obrigada a comparecer em uma audiência?

Você só tem a obrigação de comparecer se for legalmente chamado, por oficial de justiça ou por carta. Não sendo assim, no tribunal fica como se você não soubesse da audiência.

O que acontece se eu não comparecer em uma audiência?

Quando a testemunha receber um convite formal e não comparecer à audiência, a intimação será realizada pela via judicial, através de uma carta expedida pela Justiça do Trabalho ou por um Oficial de Justiça.

Quando perde o prazo para contestar?

A perda do prazo de uma contestação, por exemplo, pode implicar na revelia do réu. Esta por sua vez, em conformidade ao art. 344 do Novo CPC, gera a presunção de veracidade. Portanto, é a perda do momento de defesa, o que pode levar o réu à perda da ação em julgamento antecipado do mérito.

É possível a realização de sessão do Júri sem a presença do réu que responde ao processo solto se devidamente intimado não comparece à sessão?

1º) Pode haver julgamento sem a presença do réu? Sim, desde o advento da Lei nº. 11.689/08 (que alterou o procedimento do Júri).

Não é possível a realização de sessão do Júri sem a presença do réu que responde ao processo solto se devidamente intimado não comparece à sessão?

14 I. É possível a realização de Sessão do Júri sem a presença do réu, que responde ao processo solto se, devidamente intimado, não comparece à Sessão.

Quais são as consequências em relação à ausência do promotor do advogado e do réu que não comparecer na sessão de julgamento em plenário do Júri?

Se o réu for intimado e mesmo assim não comparecer por motivo sério a justificar a sua ausência, nenhum juiz deixará de adiar o julgamento. Agora se o réu nem sequer for intimado, e consequentemente não comparecer, será causa de nulidade absoluta.

Tem como recorrer à revelia?

ConJur - Réu revel pode apelar com novos argumentos jurídicos, diz STJ.

O que fazer quando o réu não é encontrado para citação CPC?

Na citação por hora certa, se o réu não comparecer, haverá nomeação de um defensor dativo ou o caso será remetido para a Defensoria Pública. Além disso, conforme posição majoritária no Excelso Tribunal pátrio, o processo correrá normalmente, como se o réu fosse revel.

Quando é necessária a intimação pessoal?

É necessária a prévia intimação pessoal do devedor para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer antes e após a edição das Leis n. 11.232/2005 e 11.382/2006, nos termos da Súmula 410 do STJ, cujo teor permanece hígido também após a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil.

Pode recusar uma intimação?

A citação do réu é um dos procedimentos mais importante em um processo. ... Mas se recusar a receber a citação não é uma boa forma de defesa. Não é possível alguém se recusar a receber a citação e depois alegar que a citação foi inválida. A citação vai ocorrer ainda que o réu se recuse a recebê-la.

O que acontece quando você é intimado?

A parte citada/intimada tem a oportunidade de apresentar defesa/contestação. Vale lembrar que o mais importante em processo são as provas. É dizer, tanto o que acusa, como o que defende precisará de comprovações, não somente alegações. ... De qualquer forma, deverá apresentar as provas que estão ao seu alcance.

Artigo anterior
Como calcular a vazão de um gás?
Artigo seguinte
Quais são as frutas da época setembro?