Quem são as partes na ação de regulamentação de visitas?

Perguntado por: Guilherme Paulo de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

A ação de regulamentação de visitas pode ser proposta por qualquer um dos genitores. Não há previsão legal no sentido de privilegiar um pai ou uma mãe, sendo assegurado, sobretudo, o convívio com ambos os genitores e sempre sendo observado o melhor interesse da criança.

Quem figura no pólo passivo da ação de regulamentação de visitas?

Parte legítima para figurar no pólo passivo do processo em que se discute acerca de alteração de cláusula de regulamentação de visitas é a genitora guardiã e não a filha, que é a quem é destinada a visitação.

O que é necessário para entrar com ação de pedido de visita?

"Deve-se ingressar com ação de revisão do regime de visitas, perante o mesmo juízo de Família que fixou o regime vigente, alegando, de preferência e se possível, o desejo do próprio filho de ter mais contato com o pai [ou mãe]. Dependendo da idade do mesmo, ele pode ser ouvido em juízo".

Como funciona audiência de regulamentação de visitas?

Como é a audiência de regulamentação de visitas? A regulamentação de visitas ocorre através de uma ação judicial normalmente ajuizada por um dos genitores da criança. Nesta ação são determinados os parâmetros da convivência, assim como a pensão alimentícia, etc.

O que é ação de regulamentação de visitas?

A ação de regulamentação de visitas é uma das medidas usadas para garantir o direito de visitas, ou direito de convivência. Desse modo, seu principal objetivo é garantir a manutenção dos laços familiares e evitar situações de alienação parental.

Regulamentação de visitas - Advogado Angelo Mestriner Responde

32 questões relacionadas encontradas

Quanto custa uma ação de regulamentação de visitas?

No estado de São Paulo, em janeiro/2021, foi determinado pela OAB/SP que os honorários advocatícios mínimos para propositura de uma ação de modificação ou regulamentação de visitas é de R$ 5.598,99.

Quando a mãe não cumpre regulamentação visitas?

O que fazer quando meu direito de visitas é negado pela mãe? Se não há acordo entre o casal, a melhor opção é resolver a questão de maneira judicial, por meio de ação de regularização de guarda e visitas, além da definição de valor de pensão.

Quantas visitas O pai tem direito?

Atualmente, a forma mais comum de estabelecer as visitas (quando a criança já pode dormir fora de casa) é a seguinte: Finais de semana: o genitor que não convive com a criança, retira às 9h do sábado e devolve às 18h do domingo a cada 2 semanas (um final de semana, sim, outro final de semana, não);

O que tira o direito do pai ver o filho?

"O juiz pode afastar o filho do convívio da mãe ou do pai, mudar a guarda e o direito de visita e até impedir a visita. Como última solução, pode ainda destituir ou suspender o exercício do poder parental. O objetivo é proteger a criança e dar instrumentos hábeis para o juiz agir", afirma o parlamentar.

Quando o juiz determina visita assistida?

A convivência assistida se dá exatamente nesses casos em que a convivência causa algum prejuízo para o filho, quando a agressividade e a violência atinge indiretamente o genitor que guardião da criança.

Quais os documentos para visita?

Lista de Documentos para a Visita
  • RG e CPF – Cópias autenticadas.
  • 2 fotos 3/4 – Fotos recentes.
  • Comprovante de Endereço – Recente e em Nome da visita.
  • Atestado de antecedente criminal – Algumas unidades só aceitam atestado emitido pelo Poupatempo.

Quem deve buscar o filho?

A guarda dos filhos é, ao mesmo tempo, direito e dever dos pais. Utiliza-se o termo “guarda” para designar genericamente vigilância, proteção e cuidado. Assim, guarda dos filhos é o direito e o dever que os pais têm de vigiar, proteger e cuidar das crianças.

Quem é réu na ação de regulamentação de visitas?

A ação de regulamentação de visitas pode ser proposta por qualquer um dos genitores. Não há previsão legal no sentido de privilegiar um pai ou uma mãe, sendo assegurado, sobretudo, o convívio com ambos os genitores e sempre sendo observado o melhor interesse da criança.

Quem é o polo ativo na regulamentação de visitas?

Nos termos do caput do art. 1.589 do Código Civil ( CC ), quem tem legitimidade para propor ação de regulamentação de visita dos pupilos são seus genitores.

Quem deve constar no polo passivo da ação de guarda?

Resposta: O pai ou mãe ou responsável- a isso chamamos “legitimidade passiva”. Exemplo: A mãe deseja a guarda unilateral da criança e ingressa com tal ação- está no polo ativo. O pai sofrerá a ação, estando no polo passivo.

Quando o pai perde o direito de ver a filha?

Nossos Tribunais entendem que a restrição ao direito de visita do pai aos filhos só deve ser concedida diante de prova concreta de motivos que possam prejudicar o crescimento psicológico e afetivo da criança.

O que faz uma mãe perder a guarda de seu filho?

- Os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil indicam as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder o poder familiar, se comprovada a falta, a omissão ou o abuso em relação aos filhos. - Podem vir a perder caso coloquem em risco o menor como em casos de violência ou ameaças físicas e verbais contra o filho.

Quando o pai pode tirar a guarda do filho da mãe?

Dessa forma, o pai (ou a mãe) pode vir a perder o poder familiar caso coloque em risco o menor (por exemplo, em casos de violência ou ameaças físicas e verbais contra o filho). Mas, para isso, é necessário um processo judicial, no qual o juiz sempre vai levar em conta o melhor interesse da criança.

Quando o pai tem direito de pegar o filho?

No caso de criança com até 2 anos de idade, o ajuste da guarda e o regime de visitas se adaptará para atender a natureza da criança. Via de regra, os tribunais tem decidido que somente a partir dos 2 anos a criança pode pernoitar na casa do pai; mas isso poderá variar a depender de alguns fatores.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?

Normalmente, quando o pai trabalha de carteira assinada, é definido um percentual de 30% do salário líquido, ou, no pior dos casos, quando o pai está desempregado, a maioria dos juízes define pelo menos em meio salário-mínimo, que dá, em 2021, o valor de R$ 550,00, caso a pensão seja apenas para um filho.

Quantas vezes o pai pode ver o filho Recém-nascido?

Assim, é possível que nos meses iniciais até os 5 ou 6 meses o genitor visite o filho todos os dias no período da noite após o serviço, ou apenas em alguns dias da semana previamente combinados com a genitora.

O que acontece quando a mãe não cumpre acordo judicial?

Em se tratando do descumprimento de acordo judicial de visitação de filhos, em que pese as divergências, é possível que o descumpridor seja responsabilizado criminalmente pelo art. 330 do Código Penal (desobediência). Isso porque o Capítulo das “Ações de Família” do Código de Processo Civil (art. 693 e ss.)

O que fazer quando um filho não quer ir nas visitas determinada pelo juiz?

Para isso, deverão os interessados recorrer à Defensoria Pública ou contratar advogados particulares, a fim de que seja proposta uma ação de “regulamentação de visitas”, visando regulamentar judicialmente a convivência entre a criança ou o adolescente e os seus familiares.

O que acontece quando a mãe abre mão da guarda do filho?

Percebe-se, portanto, que um genitor pode abrir mão da guarda de seu filho em detrimento do outro, mas não pode nunca abrir mão do poder familiar. Seus deveres e obrigações enquanto mãe ou pai persistem, mesmo que a guarda escolhida seja unilateral.

O que acontece quando o pai não cumpre as visitas?

Desta forma, não cumprindo o pai o dever de visitas para com os filhos, pode ser executado judicialmente, devendo o juiz fixar multa para cada vez que o desinteressado pai não cumprir com o seu dever de visitas perante os filhos.

Artigo anterior
O que é preciso para se tornar um monge?
Artigo seguinte
O que colocar em natureza jurídica?