Qual foi a principal característica do período barroco?

Perguntado por: Manuel Ivan de Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Quais são as principais características do Barroco brasileiro?

As principais características do barroco literário brasileiro são:
  • Linguagem dramática;
  • Racionalismo;
  • Exagero e rebuscamento;
  • Uso de figuras de linguagem;
  • União do religioso e do profano;
  • Arte dualista;
  • Jogo de contrastes;
  • Valorização dos detalhes;

Quais são as principais características da literatura barroca?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Quais características se relacionam com o período Barroco?

Características do Barroco
  1. É uma 'ferramenta' da Contrarreforma. ...
  2. Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ...
  3. Cultismo e Conceptismo. ...
  4. Sombras e luzes: a valorização do contraste. ...
  5. Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ...
  6. Emoção sobre a razão. ...
  7. Valorização estética.

Quais são as principais características do Barroco e como elas se relacionam com os conceitos do teocentrismo é antropocentrismo?

Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.

BARROCO: CONTEXTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS | Resumo de Literatura para o Enem

20 questões relacionadas encontradas

Quais as características da arquitetura barroca?

Principais características da arquitetura barroca

O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.

Como era a literatura barroca?

A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.

O que não é característica do Barroco?

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:

tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

Quais são as principais características do barroco mineiro?

Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.

Qual o principal tema do barroco no Brasil?

Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.

Quais são as principais obras do barroco no Brasil?

Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.

Quais são os principais representantes do barroco no Brasil?

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

O que foi o barroco na região de Minas Gerais?

O chamado barroco mineiro constituiu-se com base em várias influências artísticas, vindas tanto de outras regiões da colônia, como o Rio e Janeiro e Salvador, quanto de Portugal. A grande movimentação comercial de Minas Gerais à época agitava também a esfera cultural.

Porque o barroco mineiro se destacou?

O apogeu econômico gerado pela mineração e a movimentação comercial fez nascer um centro cultural ligado à religiosidade. Todos esses fatores possibilitaram a ascensão do Barroco Mineiro. O centro principal das artes barroca mineira estava em Vila Rica e atual cidade de Ouro Preto.

Quais são as principais igrejas do barroco mineiro?

  • Em Ouro Preto. Igreja de São Francisco de Assis. Construída em 1776, a capela é considerada um dos principais feitos arquitetônicos no estilo barroco em todo o estado, além de ser uma das mais famosas. ...
  • Em Mariana. Igreja de Nossa Senhora do Carmo. ...
  • Em Congonhas. Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Como identificar o Barroco?

As principais caraterísticas do estilo barroco são:
  1. Contrastes, dualidades e excessos;
  2. Temas religiosos e profanos;
  3. Estilo exuberante e decorativo;
  4. Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

O que é o Cultismo E o conceptismo?

Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas. Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco. Mas enquanto o primeiro prestigiava a forma textual, o segundo valorizava o conteúdo.

O que é o Fusionismo no Barroco?

Fusionismo. É uma espécie de alquimia dos contrários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.

O que é o gênero Barroco?

O Barroco é um período literário marcado pela contradição e pelos contrastes. O escritor pertencente ao movimento estava sempre dividido entre sucumbir aos prazeres da carne e buscar a salvação divina. As características mais evidentes do barroco são: antítese (tristeza e alegria/claro e escuro);

O que o estilo barroco expressa?

Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.

Quais são as principais obras da arquitetura barroca?

Conheça agora as principais obras da arquitetura Barroca:
  • Basílica de São Pedro, Roma – Itália.
  • Palácio de Versalhes, Paris – França.
  • San Carlo alle Quattro Fontane, Roma – Itália.
  • Palais Du Louvre, Paris – França.
  • Catedral de St. ...
  • Château de Vaux-le-Vicomte, Paris – França.

Qual é o principal objetivo da arquitetura barroca?

A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios.

Quais as características da arte barroca brasileira na arquitetura?

Nesse período artístico, recorria-se a manipulações visuais para alongar as perspectivas das construções, como com as paredes côncavas e convexas. Também são características da arquitetura barroca o emprego de cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – que, muitas vezes, atravessam pavimentos.

É incorreto afirmar que o barroco mineiro?

( ) Tal movimento se desenvolveu com as mesmas características em todas as regiões brasileiras. 2 - Sobre o "Barroco Mineiro", é INCORRETO afirmar que: a) Antônio Francisco de Lisboa, também conhecido como Aleijadinho, foi escultor e arquiteto e o principal representante do barroco mineiro.

Que motivos proporcionaram um maior desenvolvimento do Barroco nas cidades mineiras e do Nordeste?

Um detalhe importante dessa época, também chamada de “Século do Ouro”, refere-se à exploração de minério em Minas Gerais, que se tornou um dos principais polos culturais e econômicos do país, pois lá muitas jazidas foram encontradas. Isso contribuiu para o desenvolvimento da cultura e da arte naquela região.

Artigo anterior
Quem derrotou o Orochimaru?
Artigo seguinte
Qual o valor de uma sessão de hipnose?