Quem são as partes contratuais?

Perguntado por: Luísa Nicole de Garcia  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Geralmente, as partes conferem recíprocas obrigações e direitos apenas para os próprios contratantes, não ultrapassando a relação jurídica das partes do contrato. É admitido, entretanto, que o contrato gere direitos a terceiros estranhos à relação contratual, como é o caso do seguro de vida.

Quais são as partes do contrato?

Para se caracterizar uma obrigação são necessários três elementos: pessoas, prestação e vínculo jurídico. Assim, o contrato deve conter cláusulas que abranjam, no mínimo, estes elementos constitutivos da obrigação.

Quais são os 5 princípios contratuais?

25) são seis os principais princípios contratuais: o da autonomia da vontade, o do consensualismo, o da força obrigatória, o da boa-fé, o do equilíbrio econômico do contrato e, por fim, o da função social.

Quais são os princípios contratuais?

Sendo assim, são princípios contratuais: o princípio da autonomia da vontade, o princípio da obrigatoriedade, o princípio da relatividade dos contratos e o princípio da boa-fé. O princípio da autonomia da vontade é previsto no art. 421 do Código Civil brasileiro e, segundo ele, as partes têm autonomia para contratar.

O que são formas contratuais?

“(iii) Forma contratual – É a convencionada pelas partes. O art. 109 do Código Civil dispõe que, “no negócio jurídico celebrado com a cláusula de não valer sem instrumento público, este é da substância do ato”.

Princípios Contratuais (Direito Civil) - Resumo Completo

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as modalidades contratuais?

MODALIDADES CONTRATUAIS. Os contratos podem ser classificados em diversas modalidades. Podem ser unilaterais, caso estabeleçam obrigações apenas para uma das partes, ou bilaterais, se gerarem obrigações para ambos os contratantes. ... Os contratos nos quais a apenas uma das parte aufere vantagem, são chamados de gratuitos.

Quais são os tipos de contratos que existem?

Conheça os tipos de contrato de trabalho permitidos no Brasil
  • Contrato por tempo indeterminado.
  • Contrato por tempo determinado.
  • Contrato de trabalho temporário.
  • Contrato de trabalho autônomo.
  • Contrato de prestação de serviços.
  • Contrato de trabalho terceirizado.
  • Contrato de trabalho intermitente.
  • Contrato de trabalho parcial.

Quais princípios regem a responsabilidade contratual?

São eles: a) a autonomia privada; b) o pacta sunt servanda; e c) a relatividade subjetiva do contrato (eficácia inter partes). Já no rol dos denominados princípios sociais, pode-se relacionar: a) a função social do contrato; b) a boa-fé objetiva; c) o equilíbrio contratual.

Quais são os princípios fundamentais do contrato empresarial?

Dentre os princípios clássicos estão a autonomia da vontade, a força vinculante dos contratos e a relatividade dos efeitos do contrato, enquanto os modernos são a função social do contrato, a boa-fé objetiva e o equilíbrio econômico financeiro do contrato.

São princípios constitucionais aplicáveis aos contratos?

Dentre os princípios constitucionais aplicáveis aos contratos, merecem destaque: a dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da CF), solidariedade social (art. 3º, I, da CF) e igualdade (art. 5º, caput, da CF).

Quais são os princípios básicos da interpretação dos contratos?

São dois os princípios básicos da interpretação dos contratos: a) Princípio da boa-fé: a lealdade e honestidade dos contratantes devem ser presumidas. ... b) Princípio da preservação do contrato: a interpretação, sempre que possível, deve visar a conservação ou aproveitamento do contrato e de suas cláusulas.

Quais são os princípios sociais dos contratos?

São eles: a)princípio da função social do contrato; b)princípio da boa-fé objetiva; c)princípio da equivalência material do contrato.

Quais são os princípios de um contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é constituído por três elementos: coisa, preço e consentimento. Concernente à coisa, que deve ser suscetível de apreciação econômica, cumpre destacar que ela também deve ser determinada ou determinável e de existência atual ou futura.

Quais são as fases de formação do contrato?

Segundo ele, existem as fases: negociação preliminar ou fase de pontuação; proposta, policitação ou oblação; contrato preliminar; contrato definitivo.

Quais são os elementos de um contrato de trabalho?

Os elementos essenciais do contrato são aqueles emitidos no Direito Civil: capacidade das partes; objeto lícito; forma prescrita ou não vedada por lei. Acrescenta-se, ainda, a manifestação da vontade. Tais elementos também farão parte do contrato de Direito de Trabalho, adequando-se às necessidades desse ramo jurídico.

Quais são os 3 três requisitos comuns dos contratos empresariais?

O contrato, por ser um negócio jurídico, deve preencher todos os requisitos estabelecidos no art. 104, do Código Civil, quais sejam: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei.

Quais princípios regulam o direito empresarial?

Livre Iniciativa

Neste princípio do direito empresarial, o empresário deve ter liberdade para exercer sua iniciativa privada (desde que seja lícita) visando benefícios econômicos. Esse princípio, além de ser norteador da Ordem Econômica, também é fundamento da República Federativa do Brasil: Art. ... Direito de Empresa.

Quais são os tipos de contratos empresariais?

Quais os principais tipos de contratos empresariais existentes?
  • Contratos mercantis ou comerciais. São acordos firmados entre empresários. ...
  • Contratos administrativos. ...
  • Contrato de trabalho. ...
  • Contrato de consumo.

Em que consiste a responsabilidade contratual?

A responsabilidade contratual é aquela que deriva da inexecução de negócio jurídico bilateral ou unilateral, isto é, do descumprimento de uma obrigação contratual, sendo que a falta de adimplemento ou da mora no cumprimento de qualquer obrigação, gera esse ilícito contratual.

É característica da responsabilidade contratual?

A responsabilidade contratual é o resultado da violação de uma obrigação anterior, logo, para que exista é imprescindível a preexistência de uma obrigação. Na responsabilidade contratual, não precisa o contratante provar a culpa do inadimplente, para obter reparação das perdas e danos, basta provar o inadimplemento.

Quais os princípios norteadores do contrato no Código Civil?

No campo do Direito Civil, os princípios norteadores servem como regras mestras que auxiliam os operadores na resolução de conflitos. ... Os três princípios fundamentais do Direito Civil são a Eticidade, a Socialidade e a Operabilidade.

Quais os tipos de contratos no Direito Civil?

Tipos de contratos

Unilaterais e bilaterais. Gratuitos e onerosos. Comutativos e aleatórios. De execução imediata, diferida e sucessiva.

Quais os tipos de contratos e suas características?

Confira abaixo os principais tipos de contrato de trabalho:
  1. Contrato por tempo determinado. ...
  2. Contrato por tempo indeterminado. ...
  3. Contrato de trabalho temporário. ...
  4. Contrato de trabalho eventual. ...
  5. Jovem aprendiz. ...
  6. Estágio. ...
  7. Contrato intermitente. ...
  8. Pessoa jurídica.

Qual tipo de contrato devo escolher?

2. Quais características observar para decidir o melhor contrato
  • Se há habitualidade: Isso irá ocorrer se o serviço ocorrer mais do 2 a 3 vezes por semana.
  • Se existe subordinação: Isso diz respeito ao poder de comando do empregador, determinando e delegando como o colaborador deve executar a atividade.

Quais são as modalidades de contratos administrativos?

As modalidades dos contratos administrativos subdividem-se em cinco tipos específicos: contrato de obra pública (por empreitada ou por tarefa); contrato de serviço; contrato de fornecimento; contrato de gestão; e contrato de concessão.

Artigo anterior
O que significa 300 Mbps?
Artigo seguinte
Como voltar do Brás para Guarulhos?